Celular

27/03/2013 10h44 - Atualizado em 28/03/2013 09h42

Google lança Nexus 4 por R$ 1.699 no Brasil

Pedro Zambarda
por
De São Paulo

O smartphone Nexus 4 foi lançado no Brasil nesta quarta-feira (27),  em um evento em São Paulo. O telefone é produzido em uma parceria direta entre a empresa responsável pelo sistema Android com a fabricante de celulares LG. O aparelho começará a ser vendido no Brasil pelo preço de R$ 1.699, sem subsídio e terá fabricação nacional pela LG.

Nexus 4, smartphone do Google e LG, foi apresentado no Brasil nesta quarta-feira (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4, smartphone do Google e LG, foi apresentado no Brasil nesta quarta-feira (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O celular será vendido pelas lojas varejistas Pontofrio e Fast Shop, tanto fisicamente quanto no online. As Lojas Americanas também oferece o produto pela web. O representante do Android, Hugo Barra, disse que o Nexus 4 não é um produto tão interessante para receber tanto subsídio do Google no Brasil.

Nexus 4 terá versão nacional fabricada pela LG (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 terá versão nacional fabricada pela LG (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O Nexus 4 é equipado com o processador quad-core Snapdragon S4 Pro, de 1.5 GHz, e tem 2 GB de RAM. A memória interna do telefone é de 16 GB. O gadget também possui o sistema operacional mais recente do Google, o Android 4.2 Jelly Bean.

Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 tem digitação por voz e virá com Google Now em português (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O smartphone vem equipado com um modo de "Digitação por Voz" que funciona em português. Basta falar no microfone para que as palavras sejam reconhecidas pelo celular. Recursos como câmera estão disponíveis sem precisar desbloquear o smartphone para o uso.

Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 vem com câmera que tira fotos panorâmicas em 360 graus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Fotografia panorâmica também está disponível no Nexus 4 através do recurso "Photosphere", que produz imagens em todas as direções como no Google Street View. No smartphone, as fotos também podem ser facilmente deletadas se forem arrastadas para cima, durante a exibição.

Nexus 4, fruto da parceria entre Google e LG, tem processador quad-core (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4, fruto da parceria entre Google e LG, tem processador quad-core (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Além do smartphone, foi apresentado os recursos de zoom e gerenciamento de abas, como cartas de baralho, do Google Chrome, as buscas que foram implementadas na versão mobile do Gmail. O Google também exibiu os comandos por voz no novo Nexus 4, que funciona como o Siri do iPhone, em português. Os desenvolvedores de Android criaram recursos agora para que o smartphone entenda perguntas específicas, como "qual é a altura do Cristo Redentor?". O aparelho responde com páginas na busca do Google acompanhados pela informação correta.

Nexus 4 é o novo smartphone da linha com "Android Puro", do Google (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 é o novo smartphone da linha com "Android Puro", do Google (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O Google Now foi apresentado junto com o Nexus 4. O recurso consegue relacionar aniversários, compromissos de calendário e contatos de e-mail envolvidos, além de informações do GPS e fotos tiradas nas proximidades. Google Earth foi apresentado sem nenhuma trava no novo celular do Google com a LG. O Google Translator foi apresentado com o recurso de reconhecimento de voz, que transforma frases em inglês em textos em português com opção de comunicação também por voz.

Nexus 4 vai ser fabricado no Brasil pela LG, mas chega sem subsídios do Google (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 vai ser fabricado no Brasil pela LG, mas chega sem subsídios do Google (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Foi apresentado o Google Play Livros, concorrente do iBooks da Apple; Filmes, que disponibilizou Aventuras de Pi (2012) antes de outras lojas online; e Games, que disponibilizou jogos da desenvolvedora brasileira Maya Labs.

Nexus 4 foi apresentado em evento do Google e LG na cidade de São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Nexus 4 foi apresentado em evento do Google e LG na cidade de São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Originalmente, o celular foi lançado em novembro de 2012, com vendas online através da loja Google Play nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Austrália. Em janeiro de 2013, o smartphone estava esgotado no mundo todo, o que provocou acusações entre o diretor administrativo do Google no Reino Unido, Dan Cobley, e a LG na Coreia do Sul de que as empresas não estavam se comunicando.

O que voces acham do novo LG Nexus 4? Opine no Fórum do TechTudo!

De acordo com Hugo Barra, vice-presidente do Android, o sistema operacional chegou em 169 países, em mais de 300 operadoras. No mundo, existem cerca de 750 milhões aparelhos Android ativos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adilson Santos
    2013-04-12T08:41:05

    Vale mais apena, comprar lá fora, paguei 1200 reais no meu S3, com gorilla glass 2, 4g, com 60% de alfandega inclusa, e ai valeu a pena ou não ?

  • Amilson Sousa
    2013-03-28T08:58:17

    A resposta para os preços altos é simples...por mais caro que seja, o BRASILEIRO vai comprar!

  • Son Goku
    2013-03-27T22:58:08

    Vou esperar por 800 reais ae compro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mesma coisa to esperando chegar Ps4 para comprar PS3

  • Emerson Camargo
    2013-03-27T20:10:05

    Pergunta. Cade o subsídio que o governo iria disponibilizar para PC, Tablet e Smartphone? Isso me faz ate lembrar de uma musica da Cassia Eller - Palavras, apenas palavras pequenas, palavras...

  • Demis Rodrigues
    2013-03-27T15:47:16

    o nexus vai ser fabricado no Brasil Certo !! entao pq o Preco tao ALTO ? impostos em produtos nacionais mao de obra cara ? bem acho q nao aqui nos estados unidos ele desbloqueado no maximo deve sair por 500 dolares isto daria pouco mais q 1000 reais esta diverenca de $600 reais e pq o povo brasileiro compara entao nao tem motivos para baixar o PRECO !!!!!!

  • Lucas
    2013-03-27T12:42:01

    Se fosse mais barato seria muito melhor é claro, mas até que comparado ao iPhone 5 (um dos seus concorrentes) ele custa muito menos.

  • Luiz Pereira
    2013-03-27T12:20:35

    mano n acho que seja um erro o brasil impor tantas coisas, demorou para chegar sim mas a produção é nacional gerando empregos para famílias brasileiras, para vender aqui tem que produzir aqui é uma boa filosofia obriga as grandes empresas a investir aqui, qualificando o Professional e melhorando o brasil.

  • Luciano Asunção
    2013-03-27T12:10:58

    Para um celular que não tem expansão de memória está caro de mais.

  • Josemar Torres
    2013-03-27T11:38:01

    Ótimo aparelho, pena que está atrasado e com o preço alto, deveria estar abaixo de 1200, ai sim, ele viria disputar mercado e fazer a diferença.

  • Leonardo Oliveira
    2013-03-27T13:12:05  

    "Smartphone do Ano" segundo o Engadget e Gizmodo é o Lumia 920.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-03-27T13:12:05  

      Tem muita gente nessa briga, e o N4 é basicamente do ano passado, esse ano ainda tem o S4 e o XPhone na briga

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-03-27T13:12:05  

      Acho que está muito cedo para falar em celular do ano... estou na expectativa do NEXUS 5... não sei se ele sai esse ano, mas as especificações dele são muito atraentes.... de qualquer maneira, o NEXUS 4 é do ano passado, é um bom aparelho, mas do ano passado.

  • Defensor Opnião
    2013-03-27T12:42:11  

    "O representante do Android, Hugo Barra, disse que o Nexus 4 não é um produto tão interessante para receber tanto subsídio do Google no Brasil." Nenhum produto é interessante, o interesse é o dinheiro que este produto pode arrecadar! Só trouxa pra paga R$1700,00 em um aparelho que custa R$ 600,00.

    recentes

    populares

    • Defensor Opnião
      2013-03-27T12:42:11  

      primeiro que não é 600, essa versão é a de 16GB...sairia por 700...coloca aí impostos americanos...760 reais...já é 25% mais caro do que voce falou... Mas isso na google store, voce não acha por menos de 430 dolares + imposto...dai sai 920 reais....mais da metade...se você encomendar e for taxado nem compensa. Só compensa quem traz na mala.

  • Alexandre Medeiros
    2013-03-27T12:16:24  

    Pera!!! Você tem certeza que foi isto que o Hugo Barra disse: "Que o Nexus não é um produto tão interessante para receber tanto subsídio no Brasil"? O problema do jornalismo sensacionalista é isto, se a informação não é apresentada de forma correta o segmento é orientado para um outro lado. Acho que o que ele disse foi que "o Brasil não é um mercado tão interessante para o Google para que o aparelho recebesse tanto subsídio", pois isto já é uma briga de longa data, pois temos um dos serviços de dados mais caros do mundo, com isto, sem navegação a Google não ve interesse aqui!

    recentes

    populares

    • Alexandre Medeiros
      2013-03-27T12:16:24  

      Bom, eu só poderia ter certeza se eu estivesse no evento ou se eu tivesse visto o video, como não tive a oportunidade de ver nenhum dos dois, eu disse o que foi escrito no site. E a diferença na frase acima para a frase que você escreveu é quase nenhuma, e eu não conheço ninguém que tenha um smartphone que não tenha um plano de dados, acho que o problema não é esse.

  • Alexandre
    2013-03-27T12:12:23  

    Cara na boa alguém poderia me explicar essa frase "o Nexus 4 não é um produto tão interessante para receber tanto subsídio do Google no Brasil." (Hugo Barra) Juro que não entendi, porque é um produto interessante para se vender nos EUA com subsidio, mas aqui no Brasil não ? Não estou pedindo para vender o aparelho por R$ 500,00 só não entendo porque eles não estão dando subsidio nenhum .... alguém ai sabe se isso ocorreu em outros lugares, ou se foi só aqui no Brasil ? Acho que é por isso que tanta gente torce para o novos OS darem certo ! Na boa como brasileiro me senti menosprezado.

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2013-03-27T12:12:23  

      Mesmo problema dos preços dos Carros. Lucro Brasil.

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2013-03-27T12:12:23  

      Apenas nos EUA a linha Nexus recebe subsídio, na Europa o valor também é maior (o aparelho de 8gb sai por volta de 500 EUR). Compensa para eles o subsídio nos EUA porque por lá investem forte no conteúdo do Play, então o Google espera recuperar o lucro na venda de serviços (apps, filmes, livros, músicas, etc). Aqui a loja caminha a passos lentos, para justificar um investimento desses.

  • Fernando Henrique
    2013-03-27T11:54:41  

    Cade a nova Lei que ia abater impostos de smarphone até 25% ??? Lei do bem ???

    recentes

    populares

    • Fernando Henrique
      2013-03-27T11:54:41  

      Lei do bem para quem vende, não para quem compra.

    recentes

    populares

    • Fernando Henrique
      2013-03-27T11:54:41  

      Se não me engano, só vale até certo patamar de preços, os aparelhos high end ficam de fora da isenção.

  • Adilson Santos
    2013-04-12T08:42:05  

    Vale mais apena, comprar lá fora, paguei 1200 reais no meu S3, com gorilla glass 2, 4g, com 60% de alfandega inclusa, e ai valeu a pena ou não ? e não estou mentindo, podem ver meu usuario no ebay, adilsonpetti.

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-04-12T08:42:05  

      ola Adilsom santos voce comentou sobre um site que voce comprou la fora, poderia me dizer qual e este site, entrei em alguns site para tentar efetuar uma compra mas não me senti seguro, porem se voce me indicar um irá me ajudar muito. Obrigado e espero que responda

  • Marcelo Cerri
    2013-03-27T12:32:35  

    A versão de 8gb é vendida nos EUA por 300,00 dolares, seria aqui 600,00 reais, porque essa diferença de 1,100? Não fale falar de impostos que isso a cada dia que passa se mostra a desculpa mais fajuta.

    recentes

    populares

    • Marcelo Cerri
      2013-03-27T12:32:35  

      Alexandre na verdade "eles" culpam os impostos brasileiros pra ganharem em cima desses produtos, apesar de termos impostos altissimos.

    recentes

    populares

    • Marcelo Cerri
      2013-03-27T12:32:35  

      Vale mais apena, comprar lá fora, paguei 1200 reais no meu S3, com gorilla glass 2, 4g, com 60% de alfandega inclusa, e ai valeu ou não ?

  • Mateus Silva
    2013-03-27T11:38:43  

    É impressão minha, ou na segunda foto o funcionario do google, na esquerda, esta apresentando o produto com um Macbook da apple?

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-03-27T11:38:43  

      mano se vc ver o vídeo onde eles apresentam a google de belo horizonte aqui em minas vai ver que eles so usam apple, em questão de qualidade de hardware é indiscutível que apple é superior a qualquer outra o próprio linus torvalds usa um mac rodando linux

    recentes

    populares

    • Mateus Silva