Sistemas Operacionais

13/03/2013 11h56 - Atualizado em 13/03/2013 11h56

Intel lança instalador gráfico dos seus drivers de vídeo para Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Intel lançou uma ferramenta que permite aos usuários do Linux instalarem facilmente os mais recentes drivers gráficos da empresa na plataforma. Chamado de Intel Linux Graphics Installer, o programa foi desenvolvido especialmente para projetos de código aberto.

Intel Linux Graphics Installer sendo executado (Foto: Reprodução/WebUpd8)Intel Linux Graphics Installer sendo executado (Foto: Reprodução/ WebUpd8)

Disponível para download desde o dia 07 de março, o instalador suporta o Ubuntu nas versões 12.04 e 12.10 e o Fedora 17 e 18. De acordo com o histórico de alterações do programa, tudo indica que ele tem sido testado internamente desde outubro de 2012. Entretanto, por ser uma versão inicial, ele ainda não está livre de bugs. Mas como se trata de um projeto de código aberto, ele deve receber melhorias nos próximos meses.

Ao executar Intel Linux Graphics Installer com as devidas permissões, ele adiciona automaticamente um repositório no sistema de gerenciamento de pacotes da distribuição. Com isso, além de instalar os drivers, as futuras atualizações também serão recebidas pelo sistema.

Uma das vantagens de utilizá-lo é que ele instala alguns arquivos extras que normalmente não são disponibilizados por padrão em algumas distribuições, por questões de licenciamento. Um bom exemplo disso é driver libva, que permite que alguns programas obtenham acesso à aceleração gráfica.

Segundo relatos do site WebUpd8, o aplicativo ainda não funciona no Ubuntu 12.10 de 64 bits, devido a alguns problemas com dependências relacionadas à arquitetura usada e, aparentemente, isso não deve ocorrer na versão de 32 bits. Como se trata de um programa de código aberto, essa limitação em breve deve ser corrigida.

Via WebUpd8.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Santucci
    2013-09-06T10:00:26

    Eu não sei porque este Site mantém esta informação este programa nunca funcionou e pelo visto pelo tempo nunca vai funcionar.