Internet

07/03/2013 17h39 - Atualizado em 07/03/2013 18h47

Internautas acusam Facebook de ‘plagiar’ o Google+

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O velho ditado “nada se cria, tudo se copia” volta à tona na Internet nesta semana. As primeiras imagens do novo layout do feed de notícias do Facebook caíram na rede e a repercussão do design vem sendo bastante negativa. Não por ser feio ou ruim de navegar, mas sim por possuir uma grande semelhança com o recém lançado novo visual de perfil do Google+.

Confira a galeria com a evolução do feed de notícias do Facebook

  •  
Usuário do Google+ comenta sobre novo layout do Facebook (Foto: Reprodução/Google+ Bruno Alves)Usuário do Google+ comenta sobre novo layout do Facebook (Foto: Reprodução/Google+ Erick Xavier)

O posicionamento dos conteúdos compartilhados no Feed, o novo menu em formato de barra de ferramentas na vertical do lado esquerdo, maior destaque para imagens e vídeos. Como disse o usuário “Bruno Alves” na imagem acima, faz parecer somente “a interface do Google+ pintada de azul” de tantas semelhanças.

No Twitter, diversas pessoas que acompanharam o anúncio oficial do novo feed de notícias do Facebook, feito por Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (7), acharam a mesma coisa. O usuário Carter Gibson, por exemplo, escreveu: “Todo mundo notou que o layout do Facebook novo é idêntico ao do Google+, certo? Viram como o Google+ é incrível agora?”.

No Twitter, usuários se mostram surpresos com novo layout do Facebook (Foto: Reprodução/Twitter)No Twitter, usuários se mostram surpresos com novo layout do Facebook (Foto: Reprodução/Twitter)

Uma busca por termos como “Facebook feed” e “Feed do Facebook” revela a insatisfação dos usuários do Brasil e do mundo no Twitter. Não há como saber exatamente qual layout veio antes, já que apesar de o do Google+ ter sido lançado previamente, é difícil acreditar que o Facebook em tão pouco tempo “copiou” o design do rival. Mesmo assim, a polêmica está criada. E você, o que pensa disso?

Confira o vídeo oficial do lançamento que será liberado aos poucos, primeiramente para os usuários da língua inglesa e tire suas próprias conclusões:

O que você achou do novo feed de notícias? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kaio Souza
    2013-03-11T01:21:18

    É a segunda vez que entro pra ver uma matéria do twitter e aparece essa...

  • Byanu Macedo
    2013-03-08T15:36:41

    A primeira interface do Google+ copiou exatamente a interface do Diaspora depois o Google+ copiou a Capa do facebook e implantou hashtag igual ao Twitter O velho ditado “nada se cria, tudo se copia”

  • Everton Sr
    2013-03-08T11:52:30

    Aline Jesus e pessoal da redação do techtudo, arrumem o trecho "...mas sim por possuir uma grande semelhança com o recém lançado novo visual de perfil do Google+...". O novo visual do G Plus nada tem a ver com os ícones laterais de mudança recente, e sim com a nova capa e a visualização das informações pessoais. Os ícones laterais foram mudados no aniversário de um ano da rede social da Google. Por favor não venham falar que isso foi recente do G plus pra parecer que eles fizeram mudança há tempo pra dizer que o face já tinha tal coisa planejada. Obrigado pela possível atenção.

  • Pedro Lucas
    2013-03-15T18:28:23

    Tomara que o Google + passe o Facebook.

  • Natan Silva
    2013-03-08T00:01:10

    a ideia nem do Google+ é.. havia uma rede chamada Diaspora, que usava esse layout em 2010.

  • Juliano Rossi
    2013-03-07T21:08:05  

    Deveriam denunciar o Google por plagear essa mesma ideia do Ubuntu o.O

    recentes

    populares

    • Juliano Rossi
      2013-03-07T21:08:05  

      verdade...

  • Rony Furtado
    2013-03-07T19:26:27  

    Na boa, sou usuário do facebook desde 2009 quando ainda era em ingles aqui no Brasil e pouca gente tinha por não saber mexer e a maioria ainda preferia o orkut. Sou usuário do G+ desde o primeiro dia a convite do Google. Acompanhei toda a evolução da rede social, tenho mais de 1000 seguidores e posso afirmar: G+>>>>facebook. Isso em materia de interação com outros serviços do google e com os proprios usuários do G+... O Controle de privacidade então nem se fala. Se voce não conhece o G+ e acha que não vai decolar, comece e rever os seus conceitos.

    recentes

    populares

    • Rony Furtado
      2013-03-07T19:26:27  

      Boa Rony Furtado!! Gostei do que vc disse, vou copiar seu texto e em momento oportuno vou citá-lo na "guerra" que travarei no facebbok tentando convencer amigos e "amigos de face" a usarem a rede social da Google. kkkkk

  • José Gonçalves
    2013-03-07T18:47:49  

    Quero ver agora o que os Facemaniacos dirão sobre isso! Há tempos sabemos que o G+ é superior em praticamente tudo em relação ao Facebook, perdendo apenas no número de usuários. Eu pouco entro no Facebook que já está ficando bagunçado como o Orkut. Quem usa o G+ não volta para o Facebook, por que geralmente percebe a superioridade... E tenho o Facebook apenas para usar como chat, por que o resto das funções eu nem uso.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-03-07T18:47:49  

      O meu tbm só uso para o bate papo mesmo.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-03-07T18:47:49  

      Também uso o face pra isso, raramente posto alguma coisa. Me enche o saco ver tanta porcaria sendo postada. Se vc bloquear a pessoa ou excluir, ela vem reclamando depois. Ficar controlando o feed pessoa por pessoa é muito atraso! O meu virou "MSNbook"

  • Rogério Monici