Apple quer pagar US$ 0,06 (cerca de R$ 0,12) por 100 músicas escutadas em seu novo serviço de streaming, o iRadio, afirmam rumores divulgados no New York Post. O valor do streaming seria metade do concorrente Pandora, que cobra US$ 0,12, e a média definida pelo Copyright Royalty Board é cerca de US$ 0,21 por cada 100 músicas tocadas.
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Um dos serviços de streaming mais bem-sucedidos na web, o Spotify, paga US$ 0,35 (R$ 0,70) a cada 100 faixas, mais de três vezes o que a Apple quer pagar. A empresa tem como executivo o investidor Sean Parker, que ajudou Mark Zuckerberg a expandir o Facebook. Antes da rede social e do Spotify, Parker criou o Napster, site de compartilhamento de música que foi processado pelas mesmas gravadoras que seu streaming de música sustenta hoje.
As gravadoras não estão dispostas a aceitar a proposta da Apple. A empresa, no entanto, tem um dos serviços de venda de músicas mais efetivos na Internet: O iTunes, que já chegou em 11 países no formato nuvem. Mesmo com US$ 137 bilhões (aproximadamente R$ 287 bilhões) em caixa, a empresa de Tim Cook teria consumidores o suficiente para brigar pelo menor preço dos áudios das gravadoras.
Qual o melhor streaming musical do mercado?
O New York Post afirma que a Apple queria ter lançado o iRadio simultaneamente com o iPhone 5. O serviço seria gratuito e sustentado pela plataforma de anúncios iAd. O projeto foi abandonado por falta de acordos para sua viabilização.
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Via TechCrunch