05/03/2013 17h01 - Atualizado em 05/03/2013 17h01

Menino gasta R$ 5 mil em jogo 'grátis' para iPad; Apple não quer ressacir

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O game Zombies vs Ninjas para iPad causou um enorme prejuízo para a família do pequeno Danny Kitchen, de apenas cinco anos de idade. Jogando em seu tablet, o menino comprou 19 add-ons extras no valor de £ 69,99 (cerca de R$ 245) cada sem o consentimento dos pais. No fim das contas, a família ficou com uma dívida de £ 1,7 mil (R$ 5,9 mil) na App Store. Transtornados, eles entraram em contato com a Apple, mas a empresa se recusou a realizar qualquer tipo de reembolso.

Menino de cinco anos gastou muito dinheiro em app grátis (Foto: Reprodução/Daily Mail)Menino de cinco anos gastou muito dinheiro em app grátis (Foto: Reprodução/Daily Mail)

O caso está causando bastante polêmica no Reino Unido, onde vive a família Kitchen. O que aconteceu foi que o menino pediu ao seu pai a senha da conta na App Store para baixar o game Zombies Vs Ninjas, que é gratuito. No entanto, enquanto estava brincando, o garotinho também fez o download de diversos conteúdos extras. Sua mãe, Sharon, só descobriu isso quando os recibos de compra da loja virtual chegaram ao seu e-mail.

“Lembro-me do meu marido dizendo que não daria a senha e do meu filho dizendo que estava tudo bem, porque o jogo era de graça. No dia seguinte, recebi tantos e-mails do iTunes que achei até que estivessem errados. No fim do dia, a operadora de cartão me ligou, dizendo que meu filho tinha gasto quase mil e quatrocentas libras (o valor aumentou depois, já que algumas transações ainda estavam pendentes naquele momento)”, explicou Sharon em entrevista ao jornal Daily Mail.

Segundo ela, o menino está “em lágrimas” e “muito triste” desde que tudo aconteceu, porém isso não sensibilizou a Apple. Um representante da empresa, inclusive, explicou ao site Daily Mail que há diversas funcionalidades em qualquer aparelho da companhia para evitar estes problemas.

Qual o melhor tablet da atualidade? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

“Todos os aparelhos iOS têm controles para pais que dão a habilidade de restringir acesso a determinados conteúdos, como as compras in-app”, afirmou o porta-voz da empresa norte-americana.

Moradores da cidade de Bristol, na Inglaterra, os Kitchen estão chateados porque sabem que a Apple costuma atender a pedidos deste tipo dos usuários nos Estados Unidos. A família segue aguardando uma posição oficial da companhia em relação ao seu caso.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lins
    2013-03-05T18:12:17  

    Lamentável ver os comentários abaixo. Nenhum sistema online deve manter os dados de cartões do usuário dessa forma. Imagina se você é roubado ou perde seu aparelho. Alguém vai lá e torra seu dinheiro... A culpa vai ser sua ou do ladrão né? E não dá Apple que não tem um mecanismo de segurança e validação. Certo? Imagina se algum hacker invade o sistema da apple e rouba todos os seus dados e usa seu dinheiro? (acha que isso nunca pode acontecer.. pergunte a sony, twitter, facebook e outros) A culpa vai ser do dono porque é um idiota né? Acho ridículo esse fanatismo extremo...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2013-03-05T18:12:17  

      Acho que vocês nunca viram um dispositivo com iOS. Os dados ficam sim salvos, mas nunca à mostra, Rodrigo Lins. Para você ter acesso a AppStore precisa da senha do seu login Apple. A AppStore nos aparelhos exibe somente os 4 últimos dígitos do cartão e esconde o código de segurança, logo ninguém vai fazer compras com o mesmo, a não ser que o ladrão queira comprar aplicativos ¬¬

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2013-03-05T18:12:17  

      caro Rodrigo Lins,vc e um idiota!!sem mais.

  • Amanda Rocha
    2013-03-06T18:04:20  

    Tem que ressarcir nada, o pai deixa um iPad na mão de uma criança e ainda passa o código para compras, tem mais é que pagar mesmo! E o menino sabia muito bem que esses conteúdos eram pagos, afinal para pedir o código do cartão e baixar o conteúdo ele sabia que o jogo era de graça né? e baixou os conteúdos sem saber o preço? tenho vários aplicativos com conteúdos extras e todos deixam muito claro o preço delas antes de comprar! Vende o iPad e para de mimar o garoto, que já junta dinheiro pra pagar a dívida!

    recentes

    populares

    • Amanda Rocha
      2013-03-06T18:04:20  

      Concordo com a Amanda, o moleque sabe bem usar um Ipad, jogar, baixar, em fim mais do q o pai, do q eu, hoje em dia a criançada é viciada em eletrônicos. Quando compra game na web é uma criancinha de 5 aninhos? Deixem de hipocrisia.

    recentes

    populares

    • Amanda Rocha
      2013-03-06T18:04:20  

      Ela ta certa.Se ele sabia q o app era de graca,sabe muito bem entender quando e pago.E para comprar os add,tem q ir botando senha e confirmando.Vcs e querem defender o q nao tem defesa.

  • Lucio Menezes
    2013-03-09T12:06:39  

    O problema é que a Apple obriga a pessoa a cadastrar um usuário já com um singelo numero de cartão de crédito. Isso é um absurdo, se o aplicativo é gratuito eles inventassem uma nova forma de permitir baixar o aplicativo sem exigir senha de usuário, num site de compras ninguém compra nada enganado pois só colocamos o cartão e código de segurança no fim da transação. Mas a Apple é tão canalha que não quer perder essas compras "sem querer". Esse caso é apenas um que vem a tona, existem milhares que os usuários pagam resignados. A apple trata seus clientes como lixo.

    recentes

    populares

    • Lucio Menezes
      2013-03-09T12:06:39  

      Concordo com voçê, fora apple

  • Marcos Nunes
    2013-03-11T08:23:57

    Minha filha já fez algo parecido, com USD 300 de prejuízo (revertidos depois pela operadora de cartão de crédito). Só que o aplicativo, quando aberto, não pedia novamente a senha para comprar dinheiro virtual para o jogo... uma estratégia mal intencionada do desenvolvedor do jogo para garimpar dinheiro de forma irregular.

  • Eder Lima
    2013-03-06T14:55:27

    Eu acho que a Apple tem culpa sim, pois o sistema dela é indutivo ao erro. Você precisa fazer toda uma parafernalha de cadastrados com seus dados de pagamento pra comprar um App na Apple Store e a partir toda compra é feita diretamente com os dados armazenados. Daí os dados são compartilhados para as microtransações. Assim fica fácil vender conteúdo, basta mostrar e colocar um botão 'baixar'. Este sistema tinha que mudar principalmente pra evitar a compra indesejada de apps e addos e manter seus dados seguros.

  • Raphael Calado
    2013-03-06T17:13:51

    apple whores, apple whores everywhere...

  • Juliocesar Ferreira
    2013-03-05T18:02:43  

    O guri ainda pegou leve, se fosse eu ia aperecer era com um carro novo.

    recentes

    populares

    • Juliocesar Ferreira
      2013-03-05T18:02:43  

      Comprado na app store? rsrsrs

  • Matheus Amorim
    2013-03-05T23:33:09  

    ai já é sacanagem da apple o jogo é de graça e como tão cobrando a família do garoto

    recentes

    populares

    • Matheus Amorim
      2013-03-05T23:33:09  

      o jogo é gratuito, as compras de adicionais extras que ele fez não. o pai deu sua senha para o menino sem pestanejar ou sem ativar o controle parental para certas funções, como compras. Então a Apple não tem obrigação nenhuma de devolver qq coisa. Talvez façam para ganhar pontos em imagem, mas obrigação mesmo, zero. Ademais, tenho q perguntar: um mlk dessa idade precisa mesmo de um ipad?

    recentes

    populares

    • Matheus Amorim
      2013-03-05T23:33:09  

      Disso tudo.A Apple nao tem q devolver nada.Ate pq isso tem q servir para q outros pais tomem cuidado.Quanto a sua pergunta,talvez o tablet seja dos pais e nao dele.

  • Claudinei Brito
    2014-01-19T13:21:21

    nunca daria uma senha a uma criança de cinco anos por mais simples que seja

  • Rodrigo Ataide
    2013-03-06T16:48:20

    O muleke fez a maior cara de culpado na foto......no meu tempo depois de um prejuizo desse não ia ter como escapar da surra pra não fazer mais kkkk

  • Bruno Silva
    2013-03-05T23:18:12

    meus pais não me deixam colocar o cartão de crédito na App Store, e olha que eu tenho 14 :/

  • Lucas Barbosa
    2013-03-05T17:30:29

    Pais super inteligentes esses que deixam um iPad, com os dados de um cartão de crédito ao alcance de uma criança. A irresponsabilidade é dos pais, e a apple não tem nada com isso.

  • Jaime Pinheiro
    2013-03-05T17:25:04

    Isso que dá deixar o pia ter acesso ao iPad. Coitado do guri, não tem culpa, quem tem que se ferrar são os pais que permitiram isso. To com a Apple e não abro ... gastou tem que pagar.

  • Carlos Carneiro
    2013-04-17T12:14:50

    A carinha do menino me deixou de coração partido, mas enfim, foi erro do pai, deveria ter acompanhado o filho...

  • Alexandre Santana
    2013-04-03T17:49:38

    isso me lembrou um episodio dos simpsons em q a lisa faz a msm coisa só q com um ipod...no desenho ela teve q trabalhar na apple pra pagar as dividas kkkk, mas sério coitado do menino

  • Júlio Couto
    2013-03-06T16:36:09

    Culpa dos pais. Fim

  • Mary Francelino
    2013-03-10T09:02:24

    o pai do menino devia era ter baixado pro filho ñ deixar ele a vontade pra fazer essas transações é nisso k dar , as crianças de hj fazem o o querem

  • Loyana Souza
    2013-03-10T00:30:50

    Nao vejo nenhum erro por parte da apple, o JOGO era de graca, mas os extras eram pagos, td mundo joga n net sabe q TODOS os jogos gratis tem extras pagos... o pai qdeveria ser mais atento antes de dar sua senha pra uma criança de 6 anos

  • Robert Sant
    2013-03-09T23:58:32

    Se ele tivesse jailbreak no iPad, nao teria esse problema, pois só era instalar iap crack

  • Alexandre Duch
    2013-03-09T14:03:19

    BANDO DE MUQUIRANAS!!!!! POR AQUI A PEQUENA DE 4 ANOS TEM O SEU IPAD E ELA É LIBERADAS PARA CURTIR SEU BRINQUEDINHO... SERIA JUSTO DAR UM IPAD 3 PARA A CRIANÇA E LIMITA-LA DE SER FELIZ ?.... TRABALHEM MAIS E DEEM OQUE SEUS PAIS NÃO LHES DERAM... HAHAHAHAHAHAH

  • Bruno Fernandes
    2013-03-09T12:45:08

    Dar a senha de um cartão para a maioria das criança de 5 anos é o mesmo que dizer: "TORRE A VONTADE", os pais quando a criança pediu a senha do cartão deveriam é estar do seu lado fazendo a "compra" do App ao invés de servir de banquinho liberando o cartão sem pensar nas consequências, baixo aplicativos direto e a definição grátis e pagos é clara. Vejo que a culpa nem é da criança, mas dos pais que devem mimar o garoto ao extremo! Alias, se a Apple (ou outras) ressarcir todos as casos assim o que impede alguém baixar jogos pagos, fecha-los e depois dizer que a compra foi por engano?

  • Mateus Silva
    2013-03-07T05:59:58

    Culpa dos pais sim que deram a senha da iTunes pro pia sabendo que com isso ele poderia fazer compras... Além de que o pia sabia muito bem q que tava fazendo, tanto que ele ainda falo pro pai, que não dava nada que o jogo era de graça, mas não conseguia ver o preço dos add-ons? Além de que todas as compras in-app você tem que por a senha e confirmar duas vezes e nas duas consta bem claro o valor do produto. Agora, ao invés de educar seu filho por fazer uma coisa errada vão atrás da empresa?

  • Robson Junior
    2013-03-07T01:02:41

    gente criança não é para ter um tablet da vídeo-game que é bem melhor.

  • Roberto Araujo
    2013-03-06T17:55:52

    A obrigação de pais é educar e cuidar do filho, mas para não ter trabalho deixa a criança horas jogando pq é + comodo, os pais devem pagar a conta e assumir suas responsabilidades, chega de só direitos

  • Michel Souza
    2013-03-06T17:43:24

    Aconteceu algo parecido comigo, onde meu filho de 3 anos comprou jogos para o Xbox 360. Só que nesse caso a Microsoft cancelou a compra sem qualquer ônus e dificuldade.