09/03/2013 11h00 - Atualizado em 09/03/2013 11h00

Missão a Marte deve usar fezes para proteger astronautas de radiação

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Inspirational Mars é o nome proposto para a missão que visa levar o homem a Marte em 2018. Pensado pela organização sem fins lucrativos de mesmo nome, o projeto deseja proteger seus astronautas das radiações nocivas do espaço através de escudos na nave, feitos com as fezes de seus dois ocupantes, além de comida e água armazenada para a viagem. Numa viagem de 501 dias pelo espaço a chance de desenvolver câncer em virtude da exposição à radiação espacial sobre 3%.

Imagem revela como deverá ser a Inspirational Mars (Foto: Reprodução)Imagem revela como deverá ser a Inspirational Mars (Foto: Reprodução)

Na nave a ser construída, um casal vai em uma viagem de reconhecimento ao planeta vermelho. Como o espaço é um lugar extremamente inóspito para a vida humana, é necessário que as paredes da aeronave sejam capazes de blindar, o máximo possível, seus ocupantes das várias formas de radiação que cruzam o Sistema Solar.

De acordo com Taber MacCallum, um dos membros da equipe de projeto da Inspirational Mars, fezes humanas são um excelente escudo de radiação. Tendo em vista que a viagem dos astronautas levaria mais de um ano, a ideia é que os dejetos sejam reaproveitados. Dispostos em sacos, eles seriam alinhados às paredes da nave, envolvendo todo o habitáculo e aprimorando a proteção conforme o tempo passasse.

Além disso, de acordo com o projeto, os dejetos seriam desidratados e a água extraída, purificada e reutilizada ao longo da viagem. Como, a princípio, não haverá fezes para a montagem do escudo protetor, a Inspirational Mars usará comida e água nas paredes da espaçonave. Conforme os mantimentos forem sendo consumidos, os próprios astronautas devem fazer a substituição. Como os alimentos apenas bloqueiam as radiações, não há risco de que os suprimentos tornem-se tóxicos.

A Inspirational Mars não pretende pousar em Marte, apenas fazer uma viagem orbital, como a realizada pela Apollo 8 na Lua e que se confirmou fundamental no processo de criação dos conhecimentos e dos protocolos necessários para que a Apollo 11 fosse bem-sucedida em sua jornada.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares