04/03/2013 10h44 - Atualizado em 04/03/2013 10h44

MIT já fala sobre impressão 4D

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

É difícil passar uma semana sem notícias envolvendo a impressão 3D. Carros, armas e até órgãos humanos já foram produzidos através deste tipo de tecnologia. Agora, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) já fala na impressão 4D: o “D” a mais simboliza a ideia de componentes impressos digitalmente que se montam sozinhos.

Imagem mostra evolução de material que, depois de impresso, sofreu aplicação de água e transformou-se num cubo (Foto: Reprodução)Imagem mostra evolução de material que, depois de impresso, sofreu aplicação de água e transformou-se num cubo (Foto: Reprodução)

Basicamente, a premissa da pesquisa é a criação de elementos fabricados por impressoras 3D que sejam capazes de mudar de forma. O processo desenvolvido pelos cientistas usa materiais que se comportam como esponjas. Ao serem impressos, os objetos possuem pontos-chave, onde essas matérias-primas específicas são empregadas.

Ao aplicar água sobre uma desses pontos, o material inteligente absorve o líquido e muda de tamanho, causando uma alteração na forma de toda a estrutura. No momento, a pesquisa é bem incipiente: apenas mudanças em uma direção são possíveis em estruturas rudimentares, como cubos.

Segundo os pesquisadores do MIT, o processo de impressão 4D não está limitado a materiais que reajam à ação da água. Há outros tipos, que sofrem alterações de comportamento quando entram em contato com a energia que recebem de luz, som, vibrações e calor.

Tem dúvidas sobre a tecnologia de impressão 3D? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares