01/03/2013 12h51 - Atualizado em 01/03/2013 12h51

MWC 2013 prova que a era dos fios já acabou

Allan Melo
por
Do MWC 2013

A feira de dispositivos móveis e telecom MWC 2013 tem muito mais do que novos tablets e smartphones. Todos os anos, em Barcelona, grandes executivos, analistas e empreendedores se reunem para discutir e disseminar o que virá à seguir neste mercado, e nesta edição não houve dúvidas: a era das conexões físicas, por fios, está prestes à acabar.

A conectividade NFC foi um dos grandes destaques do MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo)A conectividade NFC foi um dos grandes destaques do MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Dentre os expositores com produtos voltados ao consumidor, praticamente não houve quem deixasse de apresentar ao menos um tipo de solução que envolvesse a troca de informações ou o carregamento de gadgets sem fios. Veja alguns dos exemplos que mais se destacaram:

Novo sistema da Visa oferece pagamentos via smartphone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Novo sistema da Visa oferece pagamentos via smartphone (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Pague com o celular - A Visa apresentou o terminal de cartão de crédito com um chip NFC. Por meio de um aplicativo autenticado pela empresa, o telefone passa a funcionar como um cartão de crédito ou débito. Basta aproximar o celular e colocar a senha para autorizar a compra.

Tags NFC oferecem interação do usuário com o vídeo (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tags NFC oferecem interação do usuário com o vídeo (Foto: Allan Melo/TechTudo)

"Shopping na tela"  - Ganhador do prêmio NFC Challenge da MWC 2013, esta tela possui diversas tags NFC por trás do display. O curioso, no entanto, é que elas são reprogramadas de acordo com o vídeo que estiver passando nela. Na prática, você basicamente será capaz de interagir com qualquer elemento do vídeo, como descobrir mais informações sobre um jogador de futebol apenas colocando o celular sobre a tela da sua TV durante o jogo, ou comprar o produto exibido no comercial na hora em que ele estiver passando no display. Segundo os donos do produto, executivos como a administração do Aeroporto de Paris já demonstraram a intenção de usá-lo em breve.

Usuários obtem informações da feira somente aproximando o celular do pôster (Foto: Allan Melo/TechTudo)Usuários obtem informações da feira somente aproximando o celular do pôster (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Etiquetas NFC - Espalhados por todos os corredores da MWC 2013, o poster de informações acima possuia etiquetas NFC com indicadores, em sites ou mapas, para quase todos os serviços da feira. Era possível até mesmo achar o banheiro mais próximo com eles. Para usar, basta aproximar o celular com NFC em uma das tags.

Usuários podem usar NFC dos smartphones para entrar em ambientes (Foto: Allan Melo/TechTudo)Usuários podem usar NFC dos smartphones para entrar em ambientes (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Maçanetas NFC - Outra aplicação interessante do NFC é o uso como chave para a abertura de portas. As maçanetas NFC funcionam como todos os outros dispositivos: basta aproximar o celular para ter acesso ao local. Este tipo de aplicativo, por ora, pode começar a ser implementado em redes de hotéis, substituindo os cartões magnéticos por este autenticador pelo smartphone.

Tags da LG tem interação direta com o Facebook (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tags da LG tem interação direta com o Facebook (Foto: Allan Melo/TechTudo)

NFC e Facebook - No stand da LG, todos os visitante eram convidados a pegar uma pequena tag NFC personalizada como um autenticador de posts no Facebook. Assim, ao passear pelo local e achar um smartphone que te interessasse, você poderia apenas aproximar a tag ao telefone e compartilhar na rede social que você gostou do modelo em questão.

Crachás com NFC reduziam o tempo gasto por usuários em filas (Foto: Allan Melo/TechTudo)Crachás com NFC reduziam o tempo gasto por usuários em filas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Crachás NFC - Este crachá virtual estava sendo usado como alternativa ao crachá em cartão - também de NFC - na entrada da feira. Bastava que o visitante colocasse uma foto e a autenticasse em um dos guichês de entrada para passar a usá-lo todos os dias. Assim, era possível pegar filas reduzidas. Nas filas normais era necessário mostrar o passaporte para verificarem seu nome e foto e constatarem que o crachá era realmente seu.

Tags da Nokia continham playlists de músicas (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tags da Nokia continham playlists de músicas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Nokia Music - No stand da Nokia, o poster NFC abaixo continha diversas tags, cada uma com uma playlist de música diferente para que os visitantes aproveitassem o recém-lançado serviço de música, Nokia Music. A tag menor, espalhada pelo stand, também tinha mais opções de playlists.

Dispositivo da Nokia carrega smartphones sem precisar conectá-los a fios (Foto: Allan Melo/TechTudo)Dispositivo da Nokia carrega smartphones sem precisar conectá-los a fios (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Carregador Fatboy- Ainda na Nokia, o carregador da Fatboy, já não mais uma novidade, estava espalhado por todo o stand da empresa finlandesa, seja carregando algum telefone à mostra, seja carregando o telefone de algum visitnte.

Novo sistema da Visa e Samsung oferece pagamentos via smartphone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Máquina de compras aceita pagamento por celular ao invés de dinheiro (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Celular ao invés de dinheiro - No stand da Visa, a empresa fez uma maquina de compras de rua que ao invés de aceitar dinheiro, aceitava pagamentos com o celular. Alguns visitantes da feira ganharam créditos de EUR$ 15 em seus celulares para gastar nessas maquinas e fazer compras no próprio local da convenção, conhecendo na prática as soluções da operadora de cartões.

Duracell oferecerá recarga gratuita e sem fio em Londres (Foto: Allan Melo/TechTudo)Duracell oferecerá recarga gratuita e sem fio em Londres (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Carregador sem fio - A Duracell implementou este pequeno "hotspot" de carregamento sem fio (veja foto acima) em algumas mesas de bares em estádios em Londres. Durante os jogos, basta que o visitante coloque o celular sobre a mesa e comece a carregá-lo sem custos.

Variedade de dispositivos NFC apresentados na feira foi grande (Foto: Allan Melo/TechTudo)Variedade de dispositivos NFC apresentados na feira foi grande (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Carregador NFC para carros - Além da caixa da JBL, que carrega e se comunica com smartphones sem fios, uma nova leva de aparelhos está começando a ganhar destaque. Dentre eles há o carregador sem fio para carros, as bases de escrivaninha e os mais novos sound systems do mercado, que começam aos poucos a vir também com NFC.

Caixa de som reproduz músicas do smartphone sem precisar de fios (Foto: Allan Melo/TechTudo)Caixa de som reproduz músicas do smartphone sem precisar de fios (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Caixa de som sem fios - A pequena caixa de som abaixo já faz parte da nova era sem fios: carrega e se comunica com outros dispositivos apenas por vias sem fios.

Duracell oferecerá recarga gratuita e sem fios (Foto: Allan Melo/TechTudo)Cases da Duracell adiciona NFC a smartphones mais populares (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Cases que protegem e carregam - Para os smartphones mais populares, a Duracell lançou cases capazes de proteger e carregar o telefone em bases sem fio. Há diversas opções de cores e de bases, e ele só não adiciona NFC. Ainda assim, é possível usar acessórios como os vistos na imagem acima, carregado e ouvido música via Bluetooth ao mesmo tempo.

Carregador universal serve até para smartphones sem NFC (Foto: Allan Melo/TechTudo)Carregador universal serve até para smartphones sem NFC (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Carregamento wireless - O PowerKiss é um pequeno acessório capaz de realimentar qualquer outro gadget com a energia provida pelos hotspots de carregamento wireless. Assim, mesmo os smartphones que não vêm com esta tecnologia podem se beneficiar do novo mundo sem fios. Basta plugar e começar a carregar, sem precisar instalar nada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Perroni
    2013-03-01T16:37:23

    Pq os nossos japoneses são mais atrasados que os outros !!!!