22/03/2013 11h19 - Atualizado em 22/03/2013 11h19

Novo iPhone pode ter mecanismo que evita grandes danos em quedas

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

A Apple registrou uma nova patente que pretende, de uma forma inusitada, reduzir os danos nos iPhone causados por quedas. Para não perder o elegante, porém frágil, design das carcaças de vidro e alumínio, a companhia norte-americana quer que o smartphone se mova no ar para que caia de forma mais delicada.

iPhone quebrado (Foto: Reprodução / geek.com)iPhones quebrados podem estar com os dias contados (Foto: Reprodução/geek.com)

A ideia baseia-se em um sensor que consegue detectar se o dispositivo está em queda livre, usando uma combinação de giroscópio e acelerômetro. Além disso, o iPhone conseguiria calcular a sua posição em relação ao solo. Com isso, o mecanismo de contrapeso sugerido pela patente consegue reposicionar o celular para que ele caia de forma mais “suave”, afetando partes menos vitais do dispositivo com o impacto.

Mecanismo de contrapeso (Imagem: Reprodução / Appleinsider)Mecanismo de contrapeso proposto pela Apple
(Imagem: Reprodução/Appleinsider)

O que esperar do iPhone 5S Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Apesar da patente mencionar, especificamente, a aplicação da tecnologia em iPhones, essa novidade poderia também ser colocada em qualquer dispositivo suscetível à quedas, como iPads e iPods. No entanto, devido à complexidade do projeto, é pouco provável que algum dispositivo tenha isso nos próximos meses.

E você, acha que a nova patente vai ser realmente útil e eficaz? Já teve um iPhone quebrado? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo!

 

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jacques
    2013-03-22T12:44:04  

    Tai o resultado, todos criticao a sansumg que e de plastico atraz,olha ai o resultado .O que e melhor ser plastico e nao quebrar ou ser de vidro e ficar com o telefone danificado como ai na foto????

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-03-22T12:44:04  

      Jacques, aham. Você teve sim.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-03-22T12:44:04  

      Jacques ahan. Teve Apple sim. Jogou no lixo sim. Senta lá, Claudia.

  • Japonesaichi
    2013-03-22T15:10:37  

    O contrapeso teria que ter pelo menos 500 gramas pra corrigir a posição em tão curto espaço de tempo/distância. Enfia um gato dentro que ele passa a cair de pé.

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-03-22T15:10:37  

      uhahuahuahuauhahua hilario o comentario

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-03-22T15:10:37  

      Mas Ritinha estava pensando em cortar porque faz muitas cócegas quando ele vem me acordar de manhã. Não me diga que se eu cortar ele não consegue ficar em pé?

  • Rafhael K.q
    2013-03-22T14:07:27  

    O celular da foto é o iPhone 4 ou 4S, esse dano já não acontece mais no iPhone 5. O iPhone 5 não tem mais vidro na parte de trás, o "5" é todo feito de alumínio indrustrial, com execeção da tela de vidro, é claro. heheh De plástico? Só o meu controle remoto da TV, minha escova de dente e meu cartão de crédito internacional. (o controle remoto do meu Apple TV é de alumínio)

    recentes

    populares

    • Rafhael K.q
      2013-03-22T14:07:27  

      O seu comentario claro .

    recentes

    populares

    • Rafhael K.q
      2013-03-22T14:07:27  

      Tipico consumidor da Apple, superficial. Pelo nível do comentário, está na cara que rico não é.

  • Thiago
    2013-03-23T10:55:25

    papo de copiar, a muito tempo atrás a ibm tinha colocado isso nos thinkpad's... fan boys da apple, chupem

  • Emerson Santos
    2013-03-23T08:59:37

    Comprei uma capinha de couro pro meu GS3 , e uso um headset bluetooth ... o telefone fica no bolso e so o tiro qdo quero usar a net ou jogar .. musica e telefone tudo pelo headset .. Aconselho comprar

  • Fernando Cruz
    2013-03-22T23:48:44

    hahahahah... Aí a Apple lança uma tela esticadinha e um conector diferente e a galera pira!

  • André Santos
    2013-03-22T23:31:11

    Contrapeso ??? Já não era um celular leve e agora com esse sistema fica mais pesado. Se o sistema não funcionar podemos considerar que o giroscópio do iPhone tem labirintite ??? Usa a teoria do pão com manteiga, que cai sempre com a face da manteiga para baixo. Passa manteiga na tampa traseira que nunca vai cair com tela para o chão. huahauhaua..... e hoje ainda li sobre uma bateria a manivela para o iPhone..... realmente, só a apple define tecnologia.

  • Lucas Pereira
    2013-03-22T17:18:41

    Pode ser de vidro e quebrar fácil, continua sendo o melhor celular que eu já tive, completo e sem frescuras, aqui no Brasil é caro sim, e existe essa rixa entre Samsung e Apple que é típico de brasileiro também, que só se importam com coisas fúteis. E também tem muito nego ai que não tem nem o Galaxy Y e fica se achando o gostoso aqui!

  • Joelson Ferreira
    2013-03-22T16:47:30

    Neguinho força na manchete, isso foi um pedido de patente, pode ser que isso nunca venha a ser utilizado. E a manchete já fala "proximo iphone isso...", na boa vamos fazer manchetes, mas não vamos mentir né?

  • Daniela Alves
    2013-03-22T16:34:39

    Não tem que fazer nada, é só o povo deixar se ser descuidado com o celular.

  • Alexandre Farias
    2013-03-22T16:06:55

    Sinceramente eu não posso acreditar que um jornal grande publique tamanha falta de conhecimento e bom senso! Esse desenho é do sistema de vibracall do aparelho que devido a seu reposicionamento foi redesenhado. Da onde esses caras tiraram essa ideia completamente insana? tá cada dia mais difícil levar o que se escreve aqui a sério.

  • Richard Lopes
    2013-03-22T15:34:28

    que tenha preço de aparelho telefonico e nao de uma tv um sistema operacional customizavel e um acabamento que nao descasque com facilidade quanto a quebrar o vidro nao tem jeito quem gosta de chao e lutador de mma

  • Marco Toledo
    2013-03-22T14:49:32

    a vai ter sim... só se for no ano de 2057

  • Felipe Farah
    2013-03-22T13:55:58

    Não gosto da Apple mas ela está de parabéns, usar a "teoria do pão de manteiga" para fazer com que o iPhone caia "sempre" da mesma maneira e tentar fugir de quebrar a tela. Sensacional (não estou zuando)

  • Marcus Finotti
    2013-03-22T13:55:04

    Legal a proposta mas o mecanismo giroscópio necessário para movimentar um celular tornaria o aparelho muito grande.

  • José Miranda
    2013-03-22T13:09:09

    Não digo que seja blefe, o registro da patente, mas se a intenção é real de um dia utilizar essa tecnologia em Iphone, pode ser um tiro no pé . Devemos considerar que quem compra Iphone e Ipad são pessoas que identificam-se com produto. E quando tais aparelhos quebram as pessoas vão comprar outro e não correr atrás consertar o velho, pois elas são voltadas à novidades. Por isso acho que a idéia é só para fazer mídia, e não para ser implementada, pois se carro não quebrasse, TV não queimasse e se celular não caísse no chão, as indústrias faturariam muito menos que faturam...

  • Roberta Silva
    2013-03-22T12:59:06

    O iphone se tornaria mais TOP, se a organização fizesse algumuas alterações na plataforma como liberação do bluetooth e fazer com as músicas ecolhidas como toque reproduzisse por completo, assim como no alarme, colocado recentemente, depois de algumas atualizações do sistema IOS. Vejo que depois da atualização do novo iOS, minha bateria está descarregando com mais rapidez.

  • Paulo Motta
    2013-03-22T15:17:56  

    quer evitar que o celular caia no chão? Amarre uma corda com 30 cm e prenda uma ponta no celular e a outra ponta na calça. Nunca vai cair no chão!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Motta
      2013-03-22T15:17:56  

      nao e necessario amarrar corda uso celular desde 1989 sempre na capa pois ando de moto todo dia nunca caiu no chao agora bebum e bronco nao tem que amarrar corda tem que ter um ke so fale q ta bao e isso ai

  • Henrique Lorenzo
    2013-03-22T13:57:43  

    daqui a pouco a Sansung copia... kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Henrique Lorenzo
      2013-03-22T13:57:43  

      Alan Felipe os telefones de plástico de balde da realmente são mais resistentes. Pena que são tão feios. kkkkk

    recentes

    populares

    • Henrique Lorenzo
      2013-03-22T13:57:43  

      Os da Samsung não tem nada que preste pra estragar kkk

  • Anderson Carreiro
    2013-03-22T22:35:17  

    Fiquei sabendo que o iphone não tem rádio. Isso é verdade?

    recentes

    populares

    • Anderson Carreiro
      2013-03-22T22:35:17  

      Só tem AM

  • José Rodrigues
    2013-03-22T18:05:54  

    A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo, mas nem sempre foi assim. Criada em 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e fundador, Steve Jobs, para escritórios em 317 locais do mundo, além de mais de 300 lojas Apple Stores. Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPhone, iPad, iPod, iMac, Mac Mini, MacBook e Apple TV. Parabéns Apple pelos seus 36 anos trazendo alegria e revolucionando o mercado tecnológico. Congratulations Apple!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-03-22T18:05:54  

      José Rodrigues, você bebeu ou fumou crack? Nome estamos?

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-03-22T18:05:54  

      Carlos Sousa hehehehehehe Minha parte eu fiz dei o recado agora o problema e seu.. e diga não as drogas cara não divulgue estes nomes aqui.