Jogos de RPG

19/03/2013 16h36 - Atualizado em 19/03/2013 17h09

Novo patch de World of Warcraft é detalhado por produtor da Blizzard

Diego Borges
por
Para o TechTudo

World of Warcraft: Mists of Pandaria, o famoso MMORPG da Blizzard, recebeu em 5 de março a atualização 5.2, que trouxe novas missões, chefes e histórias inéditas sobre os Pandaren. Conversamos com Dave Kosak, designer líder de missões do WoW, sobre o vilão Lei Shen, também conhecido como o Rei Trovão.

Nova atualização de World of Warcraft já disponível (Foto: Divulgação)Nova atualização de World of Warcraft já disponível (Foto: Divulgação)

Confira o que Dave tem a dizer sobre o conteúdo do patch 5.2 de World of Warcraft: Mists of Pandaria:

TechTudo: Olá Dave! Obrigado pela oportunidade. Conte-nos de onde surgiu a ideia de criar um novo cenário com esse tipo de vilão (digamos, mais simples), após ameaças catastróficas, como Deathwing em Cataclysm?

Dave Kosak: Eu não o chamaria de fraco! O Rei Trovão tem o poder de comandar tempestades, de fazer seus inimigos tremerem. É claro que ele não é um grande dragão, mas é um Imperador e conta com uma série de poderes e um numeroso exército. A ideia do personagem surgiu a partir da vontade de criarmos algum conteúdo mais compatível com a região de Pandária.

O Rei Trovão em World of Warcraft (Foto: Divulgação)O Rei Trovão em World of Warcraft (Foto: Divulgação)

TT: O visual de Lei Shen nos lembra um pouco o vilão Mumm-Ra, dos Thundercats. Há alguma ligação entre o visual dos dois?

DK: Olha, eu não assisto Thundercats, mas vou dar uma olhada para conferir isso! (Risos) Sobre o visual de Lei Shen, nos inspiramos muito na mitologia chinesa, vimos ilustrações de grandes ogros e demônios chineses. Gostamos mesmo do visual desses caras! Não acho que há uma lenda chinesa específica que tenha inspirado seu visual, mas com toda a certeza vem dessa cultura.

TT: Como esta atualização 5.2 pode atrair de volta os jogadores que estavam afastados de World of Warcraft?

DK: Nas últimas atualizações, aprendemos muito sobre lançar algo que as pessoas gostam. Esta nova atualização tem grandes novidades, como uma enorme Raid, uma ilha gigantesca, muitas missões. Sabemos também que uma história contínua ajuda a manter as pessoas ligadas e Mists of Pandaria tem uma boa história com este objetivo. Nós construímos isso na atualização 5.1 e agora vamos continuar este trabalho no 5.2, no qual muita coisa mudou. Há uma guerra acontecendo e o Rei Trovão surgiu.

Monstros de todos os tipos na atualização 5.2 de World of Warcraft (Foto: Divulgação)Monstros de todos os tipos na atualização 5.2 de World of Warcraft (Foto: Divulgação)

TT: Parece que a ameaça do Rei Trovão tem algo relacionado com a história dos Pandaren. A nova atualização mostrará um passado sombrio da raça?

DK: É isso aí. Tudo parece diferente com os Pandarens e assim vamos aprender mais sobre a guerra antiga que envolveu os Titãs e os deuses antigos.

TT: No total, temos mais de 12 chefões novos. O que eles terão de desafiador para os jogadores de nível máximo?

DK: Na verdade são 13, já que há um secreto! Mas o nível de desafio vai de acordo com o que os jogadores escolherem. Você pode encontrar uma Raid no buscador e ir direto em uma experiência mais fácil com outros jogadores, de acordo com o seu grupo e nível. Há também o modo Heroico, que é voltado para jogadores mais experientes. Mas, no fundo, mesmo os modos mais difíceis podem ser vencidos com a estratégia certa.

TT: Dave, sabemos que você é designer líder das missões de WoW. Como é supervisionar todas as quests do jogo? Nos parece ser um trabalho imenso.

DK: Com certeza, mas eu trabalho com uma equipe excelente, com muitos bons designers, que têm muita liberdade para resolverem os problemas da forma que bem entenderem. Minha responsabilidade é supervisionar todos os diretores e também a história de cada missão, para que elas façam sentido de atualização em atualização. Eu acho que em Pandaria melhoramos muito neste quesito.

Raças se reúnem na nova atualização (Foto: Divulgação)Raças se reúnem na nova atualização (Foto: Divulgação)

TT: Há alguma missão que você guarde como sua favorita?

DK: Ah, são todas os meus bebês! Mas tem uma de Cataclysm, chamada de Bears Up There, que envolve salvar pequenos ursos que ficaram presos em uma árvore. Mas no geral, gosto de todas, principalmente as criadas em Pandaria, onde trabalhamos uma linha mais ampla de missões lendárias, com desafios para jogadores experientes, mas que podem ser realizadas por novatos. É claro que assim eles serão desafiados a aprender mais rápido.

TT: Muitos jogadores aproveitam WoW apenas pelo seu lado Jogador contra Jogador, sem nem ler as missões ou a história do jogo, apenas de olho na pancadaria. Como você encara esse tipo de jogador?

DK: Achamos que não há nada de errado com esses jogadores. É uma forma legítima de aproveitar o game. Sabemos que muitos deles leem os textos das missões, mas também tentamos agradar aqueles que se focam em “PvP”. Sempre tentamos fazer algo novo, como fizemos no 5.1 e agora também no 5.2. Algumas missões te mandarão para lutar contra facções inimigas, contra outros jogadores, e isso faz parte.

Atualização foi inspirada em cenários chineses (Foto: Divulgação)Atualização foi inspirada em cenários chineses (Foto: Divulgação)

TT: No Brasil, muitas missões foram adaptadas para nossa realidade, com referências a celebridades locais. Como você vê este tipo de adaptação regional?

DK: Isso é incrível! Nós sempre fazemos referências a celebridades no jogo, pois queremos que os jogadores sintam algo familiar ao aproveitar o game. Essa adaptação, que ocorre no Brasil, é algo que gostamos de ver ocorrendo. É legal, pois World of Warcraft acaba não sendo totalmente fantasia, mas também com algo baseado na realidade.

TT: Obrigado pelo seu tempo, Dave. Por favor deixe um recado para quem planeja enfrentar Lei Shen!

DK: O Rei Trovão está pronto para você! Ele está te esperando e ele tem uma ilha gigante, onde você vai lutar contra todo mundo, além de 12 chefões, para chegar até ele! Lei Shen está te aguardando, em todo o seu gigantesco desafio. Estamos esperando você, pode vir com tudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Meglass Elétricos
    2013-03-20T15:16:34

    rbg a milhão