PC

13/03/2013 07h00 - Atualizado em 13/03/2013 07h00

Para manter cronograma, Intel lançará plataforma Haswell com falha

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel pretende lançar a nova arquitetura Haswell de processadores em meados de junho de 2013. Contudo, informações divulgadas em sites especializados, como o Hardware.info, dizem que a primeira versão da nova plataforma baseada no chipset Lynx Point virá ao mercado com um bug grave: quando o usuário conectar um dispositivo USB 3.0, o computador terá risco de travar.

De acordo com site, processador e chipset não conseguem controlar USB 3.0 corretamente (Foto: Reprodução)De acordo com site, processador e chipset não
conseguem controlar USB 3.0 corretamente
(Foto: Reprodução)

O que se sabe é que o controlador interno da interface USB 3.0 dos Haswell tem sérios problemas de projeto. Tão sérios que, agora, uma revisão para corrigi-los significaria atrasos grandes no lançamento, algo que a Intel não estaria disposta a encarar.

De acordo com o site, o travamento acontece quando há arquivos armazenados em um dispositivo USB 3.0 abertos no sistema e o computador é despertado do modo de hibernação Essa é a receita para que a tela congele e o sistema emperre, obrigando um reset forçado. Nenhuma informação é perdida, e o usuário precisa apenas recarregar os itens que estavam abertos. Contudo, a repetição do defeito, a longo prazo, o torna algo bem irritante.

Diante disso, a ideia da Intel seria a de ignorar o problema e lançar os produtos com o defeito. O que não significa que máquinas baseadas na plataforma Haswell (entenda por plataforma o par processador e chipset) não rodarão USB 3.0 perfeitamente. Os fabricantes de placas-mãe simplesmente devem adquirir um controlador dedicado para ele, desabilitando o recurso presente nas soluções da Intel.

No futuro, uma segunda geração dos chipsets Haswell deverá corrigir o defeito. Até lá, o grande problema em usar controladores de terceiros é que o produto final fica mais caro e não é o tipo de engenharia de precisão que fabricantes de hardware gostam de garantir aos seus produtos.

Tem dúvidas sobre as melhores peças para a sua máquina? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juniorgump
    2013-03-30T19:37:58

    Aê Intel, parabéns pela incompetência.

  • Erich Santos
    2013-03-14T03:25:32

    Engraçado, lançar produtos com falhas de projeto esta se tornando rotina para a intel!