Video game

25/03/2013 09h59 - Atualizado em 25/03/2013 10h22

PlayStation 4 terá poder de processamento de um PC mediano

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Após a polêmica sobre o PS4 ter um hardware mais potente que computadores atuais e futuros, o console poderá ter apenas "potencial de um PC mediano". A declaração é do vice-presidente da Nvidia, Tommy Tomasi, que discordou do suposto poder do novo console. O executivo classificou a CPU do PlayStation 4 como equivalente a de um computador de baixa performance e a GPU do console como de baixo para médio desempenho.

Tire todas as suas dúvidas sobre PlayStation 4

Nvidia desenvolveu a GPU do PS3, batizada de Reality Synthesizer (Foto: Reprodução)Nvidia desenvolveu a GPU do PS3, batizada de Reality Synthesizer (Foto: Divulgação / Nvidia)

O executivo foi além, ao declarar que “se a Sony começar a vender o console em dezembro, como indicou, ele oferecerá apenas a metade da performance de uma Geforce GTX 680, se levarmos em conta a capacidade de GFLOPS e de renderizar texturas”. A GTX 680 está no mercado desde março de 2012 e, deixando de lado a excêntrica Geforce Titan, é a placa de vídeo single-GPU mais poderosa do mercado.

As declarações foram dadas numa entrevista que abordou, também, o por quê do distanciamento da Nvidia em relação ao hardware desenvolvido para a nova geração de consoles (Wii U e PS4 usam Radeons da rival AMD e rumores apontam o mesmo caminho para o Xbox 720). Segundo Tommy, a principal razão é que, caso tivesse se comprometido a desenvolver tecnologia para os novos consoles, a Nvidia teria de diminuir sua concentração em outros projetos, como a linha Tegra.

Outro ponto levantado pelo Tech Radar é que a Nvidia se envolve com consoles desde o primeiro Xbox (a empresa também é responsável pela GPU presente no PlayStation 3). A experiência de mais de uma década neste mercado ensinou à Nvidia que as margens de lucro são mínimas numa plataforma que, por definição, não funciona nos ciclos de lançamento de hardware dos PCs.

Tomasi disse que Sony e Nvidia chegaram a negociar valores e projetos para o PS4, mas, no fim das contas, “chegamos à conclusão de que não iríamos fazer negócio pelo preço que eles [Sony] estavam dispostos a pagar”. Do ponto de vista do hardware, o mundo dos consoles costuma ser um mercado ingrato: Sony e Microsoft arcaram com custos pesados de desenvolvimento da atual geração de videogames a ponto de vender seus consoles com prejuízo por anos à fio. Conhecedora desse risco, que acaba sugando as margens de lucro dos fabricantes, a Nvidia teria abandonado a mesa de negociações, abrindo espaço para a AMD.

Via Tech Radar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Velotroll
    2013-03-25T11:13:11

    Claro, porque ele certamente não tem motivos para espinafrar o fato da concorrência ter abocanhado o mercado de fornecimento de GPUs para os 3 consoles que irão compor a next gen. Um mercado pífio...de cerca de uns 270 milhões de consoles. Troco do pão pra ele. Lógico que consoles são mais modestos, precisam ser viáveis...e ninguém mais ta em condições de subsidiar parte do valor para o público! A sintonia entre hardware de consoles é N vezes mais eficiente do que um PC montado com peças de origens diversas. Fora que a resolução máxima é de 1080p a 30~60 fps. Pcs precisam lidar com muito mais.

  • Cris Silva
    2013-03-25T11:07:16

    o hardware do PS4 hoje pode ser considerado uma configuração top de linha se comparado aos PC's, talvez no final do ano em seu lançamento, ja esteja em uma configuração menos top, porém não acho que seja de mediano para baixo como foi dito na matéria, mesmo pq para esse cara ai um computador mediano seria algo mais caro que 5 mil reais aqui na nossa terrinha e um top seria coisa que só estudio de cinema em suas produções fantásticas usa.E além do mais, deve estar com dor de cotovelo pelo fatos de todas as produtoras de videogames terem optado pela gpu da concorrente.

  • Luís Oliveira
    2013-03-25T10:26:30

    Só os fanboys bobos para achar que o processamento seria superior aos PCs mesmo...

  • Vanderlei Silva
    2013-03-25T11:59:21

    o melhor de todos os tempos

  • wagner junior
    2013-03-25T11:52:07

    Vou Jogar Mario no Super Nintendo #Partiu

  • Filipe Souza
    2013-03-25T11:42:51  

    Caramba quantos comentários infantis! Fico até com vergonha de ter vindo até aqui ler essa matéria, não consigo acreditar que as pessoas que gostam de jogos como eu estão com a inteligência tão pouco desenvolvida, é fanboy pra cá, fanboy pra lá e o próprio cara que acusa os outros parece mais fanático ainda. Vocês ganham algum dinheiro com essa briga? Não brigam por quem tirou a nota mais alta ou por quem ficou com a garota mais gata, né? Parece que nem sabem oq são essas coisas...

    recentes

    populares

    • Filipe Souza
      2013-03-25T11:42:51  

      Concordo plenamente, é exatamente igual aqueles que discutem se o Melhor é Fifa ou PES... Parecem prostitutas brigando pelo ponto na Rua Augusta !

  • Léo Ferreira
    2013-03-25T11:42:39

    Comparação ridícula. É baboseira dizer que uma GTX 680 seria integrante de um PC mediano. Ela custa o preço de um console. E o resto? E o processador, memórias e etc? Eu saí recentemente do PC por um único motivo: falta de títulos (não que eu seja vascaíno). Agora, tenho um Xbox e jogo do mesmo jeito que jogava no PC. Nem mais, nem menos. É palhaçada essa briga infantil. No final, entre consoles, tirando os exclusivos, a qualidade gráfica muda mto pouco.

  • Max Vogelmann
    2013-03-25T11:42:10

    É sério que o PS4 vai usar AMD??? Parei...

  • Filipe Pereira
    2013-03-25T11:31:46  

    Isso e dor de cotovelo

    recentes

    populares

    • Filipe Pereira
      2013-03-25T11:31:46  

      concordo

  • Leonardo Soares
    2013-03-25T11:24:22

    Não tira o fato da Sony mentir em apresentação do PS4 Ghost.

  • Lawrence Teixeira
    2013-03-25T11:18:42

    O PS4 está longe de competir com PCs top de linha atuais, mas com a config mostrada pela Sony, mediano, pelo menos no lançamento não vai ser.

  • Joaquim José
    2013-03-25T11:14:32

    Olha a dor de cotovelo pelos consoles utilizarem placas da AMD e não deles...

  • Elias Hermenegildo
    2013-03-25T11:07:36  

    A arquitetura é completamente diferente de um pc, todos sabem que com pc voce tem uma melhor qualidade, porém com preços muito mais elevados, coloque 2 placas de video gtx 690 vai chegar perto dos 4k, um fonte pra aguentar isso e o resto do computer 1250w R$ 900,00... e claro, os outros hardwares tem que manter o mesmo nivel, gasta 10k facil facil.

    recentes

    populares

    • Elias Hermenegildo
      2013-03-25T11:07:36  

      - Nossa você deve ser bem de vida, com essas especificações, não gasto nen metade disso que você falou rs...

  • Diego Santos
    2013-03-25T13:10:49

    Engraçado, enquanto as principais softhouses elogiaram muito o hardware do PS4, alguem da empresa que perdeu a concorrencia para a AMD faz esse tipo de crítica... Se forncer para o mercado de consoles fosse tão ruim, eles já teriam saido há muito tempo

  • Viniciusxpsyco
    2013-03-25T13:08:12

    KKK jogava em console até um mês atras ,comprei um PC gamer ...e afirmo que console e PC não tem comparação ... alem de que PC tu troca um peça e ele melhora muito ja no console só esperando um novo !

  • Andre Rodrigues
    2013-03-25T13:02:41

    Nvidia chorando sangue por ter perdido a nova geração toda pra RADEON.

  • Thomas Brito
    2013-03-25T12:52:53  

    Tava demorando era bem óbvo que o executivo da Nvidia ia fucar butthurt por causa que a GPU do ps4 é um AMD melhor que a séries GTX e TITAN.

    recentes

    populares

    • Thomas Brito
      2013-03-25T12:52:53  

      Sinto muito, mas dificilmente será uma solução melhor que a Titan. Visto o tamanho da placa e o preço de mercado dela. Se vier com uma solução melhor, pode esperar PS4 por mais de 1000 dólares.

  • João Paulo
    2013-03-25T12:45:52

    Ainda prefiro o Sega Saturno com cartucho de expansão.

  • Carlos Oliveira
    2013-03-25T12:36:00

    até parece que essa noticia é alguma novidade. Isso já tava mais do que na cara né gente.Só doido mesmo que não entende de nada vir aqui pra falar que qualquer playstation vai ser melhor que um PC com uma GTX 680 ou um HD7970. FAZ ME RIR NÉ.

  • Pitter Bico
    2013-03-25T12:09:20

    Eu já sabia!

  • Danilo Régis
    2013-03-25T12:04:45

    Já sabíamos que não iria ser melhor que PC, mas a diferença está no preço... assim como o PS3, se você tem apenas mil reais para gastar em divertimento com jogos... se investir esses mil em um PC não vai chegar nem perto do PS3. é igual a disputa dos gamers com processadores Intel e AMD, você não tem dinheiro pra comprar o i7 e compra um i3, o dinheiro do i3 dava pra comprar um AMD que equivale o i7... se você tem dinheiro pra comprar computador bom, compre... se não invista no console...

  • Thiago
    2013-03-25T12:03:00  

    Não troco meu pc por mais nenhum vídeo game... só entendo quem compra video game por causa dos jogos exclusivos.. como GOD of war por exemplo... pq se não for isso... é gastar dinheiro a toa... video game n presta comparado ao PC. alta quantidade de jogos , e o gráfico muito superior

    recentes

    populares

    • Thiago
      2013-03-25T12:03:00  

      concordo se vc tiver um pc top de linha os gráficos são melhores, mas se falando de grana, é o contrário do q vc falou, em grana, um console sai mt mais barato pq não tem q fazer upgrade a cada 2 anos no máximo.

  • Ivan Schrammel
    2013-03-25T10:30:17  

    A Nvidia visa o lucro máximo em cima de super faturamentos. É claro que os consoles não geram os lucros de PC para a indústria de hardware, os maiores lucros nessa indústria são dos games. Um PC mediano para a Nvidia é um PC de 4.000 reais. Um PC de alto nível que ele fala sai po 10.000 ou mais no Brasil. Os consoles são plataformas de alto nível e grande capacidade para trabalhar jogos visando atingir o maior público possível, e não apenas lucro.

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-03-25T10:30:17  

      Muito boa sua explicação. Pouca gente tem PC "mediano" aqui no Brasil e querem tirar onda. A Nvidia está recalcada e querendo entrar no mundo dos consoles, exemplo disso é o portatil SHIELD, não irei me espantar se daqui uns anos lançarem um console de mesa.

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-03-25T10:30:17  

      Você exagerou no preço, com 2 mil você compra uma placa de vídeo bem mais potente que o ps4, e nos EUA sai bem mais barato.Quando o ps4 lançar por provavelmente USD500, vc vai pagar aqui no brasil uns 2500 reais por um hardware inferior.

  • Lucas Barbosa
    2013-03-25T13:32:50

    vejo um grande quantidade de pessoas brigando aki pra ver quem e melhor pc ou consoles,a galera do pc tem razão em dizer q o pc e mais potente q o console(e sempre será),mais vcs tem q ver q a diferença e apenas no grafico,percebam q um game ñ pode ser julgado pelo grafico,joguem crysis 3 no pc eh no console eh verão q a diversão eh a msma,só muda o grafico,particulamente prefiro o console pois tem jogos exclusivos q ñ existem pra pc,e tbm acho mais confortavel de se jogar.....

  • Otavio Pimenta
    2013-03-25T11:45:16  

    Xbox forever !!

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2013-03-25T11:45:16  

      Adriano A . Xbox sempre foi superior mano .... mas aguardo agora para ver se as configurações para falar alguma coisa !! E nao fica falando ASNEIRA !! *-*

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2013-03-25T11:45:16  

      Eu tenho os 2 video games. Sao muito bons. Mas o PS3 pra mim tem jogos exclusivos que deixam o meu proprio xbox no chinelo. Nao troco god of war por nada. Um dos melhores jogos que ja existiu!!! Trilha sonora, graficos, jogabilidade, historias. Fora uncharted, metal gear 4, Heavy Rain e um que promete muito : The last of us!!!