01/03/2013 07h00 - Atualizado em 01/03/2013 07h00

Primeiro carro impresso tem estrutura mais leve e resistente que o aço

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Kor Ecologic está criando um carro fabricado por uma impressora 3D, cujo exterior, é feito de um material plástico que tem a mesma rigidez de um equivalente de metal. A matéria-prima ainda é mais leve que o aço, fazendo com que o peso total do veículo seja de 544 kg. 

Design segura modelo em escala da versão final do Urbee 2, o carro impresso (Foto: Reprodução)Design segura modelo em escala da versão final do Urbee 2, o carro impresso (Foto: Reprodução)

O processo de impressão tridimensional empregado pela companhia envolve mais de 2500 horas. A impressora espalha finas camadas de plástico, uma sobre a outra, resultando em estruturas complexas rígidas. Por ser mais barato e modelável, o material usado na impressão permite que vários padrões e espessuras diferentes sejam obtidos no processo. Com essa possibilidade, o fabricante pode criar componentes que variem em resistência e formas a partir das necessidades do projeto - algo mais complicado  de se realizar quando o aço é a matéria-prima.

Resistente, o Urbee 2 pesa uma fração do que teria se fosse feito com aço. Carros leves precisam de menos energia do que os mais pesados para sair da imobilidade. Menos esforço para vencer a inércia significa que os motores podem ser menores, mais econômicos e que a autonomia deve aumentar bastante, independente da propulsão ser a gasolina ou eletricidade.

A ideia é que o Urbee 2 tenha três rodas, o que o fará uma motocicleta aos olhos da legislação de muitos países, como o Brasil. Mas o fabricante não parece desencorajado por isso. Uma das metas da Kor Ecologic é fazer o veículo passar pelos mesmos testes de segurança obrigatórios aos protótipos que disputam a charmosa 24 Horas de Le Mans. Os carros de Le Mans, em geral, são feitos de fibra de carbono e, submetidos a velocidades superiores aos 300 km/h devem sobreviver a impactos ridiculamente intensos.

Talvez o mais interessante na iniciativa é a promessa de que, no futuro, alguém que tenha uma impressora 3D possa imprimir o carro em casa. Ao menos seu exterior e estrutura, comprando motores e partes mecânicas separadamente. Bastaria que o design do modelo estivesse disponível para download, por exemplo, para imprimir um carro zero em casa.

A versão original do Urbee foi "impressa" em 2011, dando a ele o título de primeiro carro produzido com impressora 3D. O protótipo levou quase 15 anos para ser concebido. Ainda não há preços e datas estipuladas para a comercialização do veículo.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danillo Go
    2013-05-13T12:03:25

    Genial, embora destrua toda a obra de mão sem qualificação