Video game

30/03/2013 08h47 - Atualizado em 30/03/2013 08h47

PS4 terá loadings mais rápidos e compatibilidade com CDs do PSone

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

PlayStation 4 terá uma tecnologia para loadings mais rápidos, conectividade com o PS Vita, múltiplas tarefas simultâneas e até compatibilidade com jogos do PSone. A informação foi divulgada pelo arquiteto-chefe de desenvolvimento do console, Mark Cerny, em uma entrevista ao site japonês "Impress Watch", na qual detalhou algumas informações sobre o hardware do novo console da Sony.

E o PlayStation 4 vai ficando cada vez mais interessante (Foto: Divulgação)E o PlayStation 4 vai ficando cada vez mais interessante (Foto: Divulgação)

Cerny conta que a Sony está usando no PS4 o que aprendeu com o Cell – o processador do PS3 – para fazer um console poderoso. Sobre jogos em resolução 4K, Cerny reitera que não será possível, já que “o foco é em 1080p”. Por outro lado, o console permite que o sistema operacional seja exibido em 4K, além de fotos e vídeos. Para manter a resolução constante, ele afirma que é preciso um processamento de 10 GB por segundo!

Já se sabe que o PS4 será capaz de rodar jogos mesmo enquanto eles ainda estão sendo baixados, e Cerny diz que a arquitetura do console permite que o download mínimo para que o jogo inicie seja baixo, poupando tempo do jogador. Além disso, o console lerá os dados dos jogos simultaneamente do disco rígido e do Blu-Ray, diminuindo drasticamente o tempo de loading.

Início da da apresentação da SONY (Foto: Léo Torres/TechTudo)Início da da apresentação da Sony (Foto: Léo Torres/TechTudo)

Sobre a compatibilidade com o PS Vita, o arquiteto garante que todos os jogos do PS4 poderão ser jogados remotamente no portátil, à exceção dos que exigirem captura de movimento com a câmera do PS Eye. O processo promete ser muito eficiente, graças a um hardware dedicado que transmite o jogo do PS4 para o Vita, comprimindo e descomprimindo os sinais de áudio e vídeo com a máxima fidelidade.

Este processo é válido não somente para jogar à distância, mas também para compartilhar vídeos dos jogos. Recursos sociais estão entre os principais fatores do PS4. O sistema operacional, derivado do BSD, é multitarefa e capaz de administrar várias funções ao mesmo tempo, como download de um jogo, compartilhamento de um vídeo dele no YouTube, enquanto joga o próprio game em multiplayer online.

Finalmente, há a possibilidade do PS4 rodar jogos do PSone: o drive lê CDs, mas não os reproduz como discos de áudio. Ao falar sobre a mídia, Cerny mencionou “compatibilidade com jogos”, fazendo questão de separar reprodução de CDs e reprodução de arquivos de música. Por enquanto, trate isto como um rumor. Cerny admite que nem todos estes recursos estarão disponíveis no dia do lançamento, mas que há um planejamento para o futuro próximo.

Via Gaming Everything

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Junior
    2013-03-30T16:13:58  

    nao vai ter jogo 4k. kkkkkkkk q lixo vou esperar o xbox720 quem sabe tenha, ai ja compro ele e uma tv 80 polegadas 4k, ai eu vou pra galera kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Junior
      2013-03-30T16:13:58  

      pobre ignorancia. nao sabe nem o q tafalando...dunkey

    recentes

    populares

    • Ricardo Junior
      2013-03-30T16:13:58  

      Quem falou que não vai ter? Hoje não tem, no futuro terá. Tanto para ps4 quanto para xbox. Abraço.

  • Charles Fraga
    2015-06-01T14:01:06

    shuahuashusasahu 30/03/2013 08h47 - Atualizado em 30/03/2013 08h47

  • Marcio Bandeira
    2013-03-30T10:11:07

    kkk q piada

  • Denis Oliveira
    2013-03-30T14:51:58

    Inútil. Tenho uns cartuchos do super ness quem sabe a sony também faz essa inovação, idiotas.

  • Laerte Hayashida
    2013-03-30T14:40:34

    pelo menos da pra jogar o melhor resident evil de todos, o primeiro kkkkk

  • Fabrizio Silva
    2013-03-30T14:24:18  

    esses caras sabem movimentar o mercado, pra que rodar jg do ps1?? pq essa divulgação? a quem interessa essa informação? tá na cara que a intenção não divertir o pessoal co jogos de ps1, talvez provocar o concorrente.

    recentes

    populares

    • Fabrizio Silva
      2013-03-30T14:24:18  

      Cara, jogos de ps1 são irados... foi uma boa notícia. Vai ser massa, tenho um monte guardado que desejo jogar novamente ;)

    recentes

    populares

    • Fabrizio Silva
      2013-03-30T14:24:18  

      Marcos Roberto não sei se conhece mas o TwistMetal era um jogo muito irado!

  • Felipe Pereira
    2013-03-30T13:50:29

    Onde vai arruma jogo de ps1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodolfo Olivastro
    2013-03-30T13:39:56

    Resolução 1080p ! Não quero obrigado, fico com o meu Ps3...² (inovação zero, pelo menos nada útil)

  • Rank Fussa
    2013-03-30T12:48:54  

    Thiago... Onde que eu estou errado? Voce só deu xilique e mais nada... PS4 terá jogos de 60 dolares nos EUA. Aqui continuaram os 200 reais por jogo. Precisa de TV 1080p para ter todos os recursos.... É bom ter o PSEye e os controles para vários jogos... Esse videogame, continuo afirmando, não é para quem quer... É para quem pode... Eu nem afirmei se eu tenho condição ou não de ter o VG... Portanto, larga de ser zeruela e mimimi... A verdade é uma só, e é a que eu falei... PS4 é para quem PODE, não para quem quer...

    recentes

    populares

    • Rank Fussa
      2013-03-30T12:48:54  

      e pra quem quer o rank.so tem que esperar pouco mais de um ano e meio.pois aqui tudo no primeiro ano custa caro depois vai baratiano.eu esperei 1ano e meio para ter o ps3 e 2anos pra ter minha led.espera que todos nos vamosum dia ter o ps4.

    recentes

    populares

    • Rank Fussa
      2013-03-30T12:48:54  

      Edney Lara, vc falou tudo cara, que pode compra logo e paga muito mais caro, agente espera um pouco compra um produto já testado e mais barato

  • Lucão
    2013-03-30T10:52:29

    Serio que ele vai ser mais rapido que os antecessores? E eu esperando um ps4 com as configurações de ps1, que decepção eim sony?

  • Rodrigo Vieira
    2013-03-30T10:27:18

    Ps1>>>>>>>>>>>>3 heheh

  • João Neto
    2013-03-30T10:08:11  

    Os Caras são sacanas mesmos, rodar jogos de PS1 - e Não poder rodar jogos de PS3 ? é brincadeira mesmo. PILANTRAGEM,.

    recentes

    populares

    • João Neto
      2013-03-30T10:08:11  

      Aviso: Seu comentário se torna burro quando você não lê a matéria toda ou não interpreta o contexto da afirmação.

  • Jefferson Cruz
    2013-03-30T19:59:28

    Quem tá reclamando da falta de retrocompatibilidade com PS2 e PS3 com certeza não entende um pingo de eletrônica.

  • Diogo Pereira
    2013-03-30T19:15:38

    Sacanagem............

  • Augusto Rocha
    2013-03-30T16:09:03

    Aí quem tem um PS3 não pode aproveitar seus jogos que estão na casa de R$180,00 no PS4, mas quem tem jogos originais do PS1 pode ficar a vontade para jogar Street Fighter, Gran Turismo 2 e Superstar Soccer Delux? kkkkk... Tá de sacanagem!

  • Renan Lima
    2013-03-30T15:55:49

    Vou vender minha casa pra comprar um ps4 '-' KKKKKKKK

  • Guilherme Miguel
    2013-03-30T10:25:30  

    Resolução 1080p ! Não quero obrigado, fico com o meu Ps3...

    recentes

    populares

    • Guilherme Miguel
      2013-03-30T10:25:30  

      Laerte Renck eh isso mesmo. 4k só em tela gigante e a preço de carro zero.

    recentes

    populares

    • Guilherme Miguel
      2013-03-30T10:25:30  

      o cálculo não é para a resolução e sim para o tamanho da tela, e a resolução não será percebida só em telas enormes, a densidade de pixels maior deixa a imagem mais nítida, como disse o amigo acima, em celulares de 5 polegadas, ou menos, já temos resolução full hd, dêem uma pesquisada sobre densidade de pixels que vão entender, até o cálculo é capaz de encontrarem...

  • Renato Silva
    2013-03-30T20:49:23

    poh deveria ser mais barato o video game ps3 foi mto caro pra comprar , imagine o ps4 afff

  • Elbert Cruz
    2013-03-30T21:30:06

    Que isso aguardem quando lançar o XBOX-720 o PS4 vai pro Lixo!

  • Eriberto Ferraretto
    2013-05-13T14:49:38

    Sou mais um pcgamer.

  • Hugo Lucena
    2013-05-13T10:45:10

    Pode custar quanto for ... comprarei.

  • João Maria
    2013-04-11T11:00:10

    ano passado eu comprei um xbox-360 slim mais esse ano tudo está me levando a comprar um ps4

  • Danilo Andrade
    2013-04-01T16:42:15

    Vai custar 1.300 dolares a brincadeira? Piada né?

  • Gustavo
    2013-03-31T09:37:08

    Demorou a fazer loadings mais rápidos. PS3 com tecnologia de ponta e memória de celular...=( Tenso.

  • Luiz Gustavo
    2013-03-31T06:09:52

    Play lerdo mais rápido? Só quero ver.