Celular

13/03/2013 07h05 - Atualizado em 13/03/2013 13h58

Rumores do Galaxy S4: tela flexível, processador octa-core e outros boatos

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Galaxy S4 já teve seu lançamento confirmado para o próximo dia 14 de março, e o novo smartphone top de linha da Samsung está cercado de expectativa e rumores. Pelo que se espera, o aparelho vai trazer especificações técnicas bem superiores às do Galaxy S3, além de tecnologias inovadoras que incluem até a possibilidade de controlar o celular sem usar as mãos. Confira o apanhado dos principais boatos em torno do smartphone, e o que deve ou não se concretizar.

Do que o Galaxy S4 precisa para ser o melhor do mundo? Conte suas ideias no Fórum!

Imagens de um suposto protótipo do S4, que circularam em fóruns chineses de tecnologia (Foto: Reprodução/ GalaxyS4 Brasil) (Foto: Imagens de um suposto protótipo do S4, que circularam em fóruns chineses de tecnologia (Foto: Reprodução/ GalaxyS4 Brasil))Imagens de um suposto Galaxy S4, já em
funcionamento (Foto: Reprodução/ GalaxyS4 Brasil)

Desenho parecido e tela melhor

Recentemente, o vice-presidente executivo da Samsung, Y.H. Lee, confirmou que o novo Galaxy será feito com o mesmo material plástico utilizado no S3, contando também com um botão físico e um design parecido com o antecessor. Porém, segundo os rumores, o aparelho será bem mais estreito e fino, e terá uma tela de 4,99 polegadas, feita em material flexível, com resolução de 1920×1080, com 480 DPI e em um display de Green PHOLED Full HD.

Além do mesmo material, tudo indica que o S4 terá um design bem parecido com o da atual linha da Samsung, com um desenho bem parecido com o do Galaxy Note 2. Inclusive, imagens reveladas por site chineses ao longo da semana, somadas à primeira foto oficial do S4, "confirmam" a aparência do smartphone, que pode vir em diversas cores diferentes.

Foto publicada pela Samsung mostra o S4 (Foto: Reprodução CNET) (Foto: Foto publicada pela Samsung mostra o S4 (Foto: Reprodução CNET))Foto publicada pela Samsung mostra o S4 de
relance (Foto: Divulgação)

Apesar das informações sobre o tamanho do tela e a qualidade Full HD terem uma enorme chance de se concretizarem, outros rumores, como o da tela flexível e o da tela PHOLED ainda são grandes dúvidas. O primeiro já está sendo esperado desde o Galaxy S3, e embora a Samsung já tenha apresentado protótipos de displays maleáveis ao longo de 2012, ainda é algo complicado. Já o display ecologico PHOLED surgiu em boatos mais recentes, e pode não passar de uma invenção. Se for confirmado, no entanto, pode economizar até 30% a bateria do modelo.

Especificações bem mais avançadas

Especula-se ainda que que o S4 contará com um processador Exynos 5 octa-core de 1,8 Ghz, compatibilidade com a rede 4G, além de 2 GB de memória RAM e um processador gráfico PowerVR SGX 544MP. O novo modelo da Samsung ainda viria com um sistema Android na versão 4.2 Jelly Bean, câmera de 13 megapixels e sensores especiais, capazes de detectar até o movimento dos olhos do usuário.

Bateria do S4 tem tecnologia NFC embutida (Foto: Reprodução Appy Geek) (Foto: Bateria do S4 tem tecnologia NFC embutida (Foto: Reprodução Appy Geek))Bateria do S4 teria 2.600 mAh
(Foto: Reprodução/Appy Geek)

Além disso, a bateria do aparelho estaria envolvida em outro rumor: o periférico do S4 terá 2.600 mAh, e será compatível com carregamento sem fio. 

Na prática, o aparelho seria muito mais avançado que o S3 em todos os aspectos, e figuraria, de longe, como o smartphone mais avançado do mercado. O processador Octa - que na realidade é um dual quad-core, com dois conjuntos de quatro núcleos - foi apresentado na CES 2013 e se mostrou como revolucionário, prometendo um desempenho perfeito e economia de energia.

Em relação à câmera, com 13 megapixels a Samsung também entraria no pódio das melhores máquinas fotográficas entre smartphones top de linha. O Galaxy S3, antigo top da empresa, tinha somente 8 MP em sua câmera.

Novidades tecnológicas

As principais novidades que estão rondando o novo Galaxy dizem respeito à forma como ele será controlado. De acordo com os boatos, dois dos novos recursos do aparelho serão o Smart Pause  e o Smart Scroll. O primeiro é o recurso fará com vídeos sejam pausados quando o rosto do usuário não estiver mais olhando para a tela, enquanto o segundo, patenteado pela Samsung em janeiro deste ano, permitirá acionar a rolagem da página com base no movimento dos olhos.

Além do movimento ocular, outras fontes afirmam que não será necessário tocar na tela do S4 para utilizá-lo: bastará aproximar o dedo do display a uma certa distância e realizar os movimentos, como se estivesse tocando nele.

Modelo conceitual do Galaxy S4 criado com base nos últimos rumores (Foto: Reprodução/ Gottabemobile) (Foto: Modelo conceitual do Galaxy S4 criado com base nos últimos rumores (Foto: Reprodução/ Gottabemobile))Modelo conceitual do Galaxy S4 criado com base nos últimos rumores (Foto: Reprodução/Gottabemobile)

Outros boatos revelam que o Galaxy S4 ainda seria capaz de coletar dados sobre as condições físicas de usuários, fazendo medições de saúde por meio de acessórios conectados ao aparelho, e teria compatibilidade com carregadores que permitem fazer a recarga da bateria via wireless, adotando o padrão Qi, do Wireless Power Consortium (WPC).

Por fim, uma última novidade revelada nos últimos dias, fala a respeito de uma versão dual-chip do novo smartphone coreano. Imagens chinesas mostradas na segunda-feira (11) revelaram um suposto S4 em funcionamento que teria entrada para dois chips.

Em um anúncio para o The Korea Times, um funcionário da Samsung declarou que o lançamento do S4 demonstra a maior participação da companhia no mercado de smartphones, além de explicitar a capacidade da empresa em entregar seus produtos dentro do prazo. A fabricante sul-coreana lançará oficialmente o Galaxy S4 no dia 14 março, em Nova York, no evento Unpacked da própria empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Sousa
    2013-03-13T11:02:29  

    Alguém sabe exatamente quando esse lixo chinês vai sair?

    recentes

    populares

    • Carlos Sousa
      2013-03-13T11:02:29  

      don't feed the troll...

    recentes

    populares

    • Carlos Sousa
      2013-03-13T11:02:29  

      Carlos Sousa acho que aqui o lixo que não estudou é você...

  • Luís Oliveira
    2013-03-13T08:32:31  

    Alguem me explica PARA QUE 8 nucleos de processador? Vai rodar Autocad, Mathlab, outro algum programa pesado para justificar isso? Porque essas empresas não preocupam em fazer uma bateria que dure ao menos 24 horas sem recarga (24 usando o celular a fio, sem parar) do que 3 milhoes de processadores que não vai adiantar de quase nada?

    recentes

    populares

    • Luís Oliveira
      2013-03-13T08:32:31  

      Luís Oliveira, a resposta é pra nada pelo simples objetivo de causar impacto no mercado. Realmente um dual core com 2GB de RAM é mais do que suficiente. O exynos dual quad core que "provavelmente estará presente, salvo se não for trocado pelo Quad Core da Snapdragon. Pesquisem o motivo. Outra besteira é a tendência de telas FULL HD em smartphones com 5"polegadas de display é chamar os consumidores (leigos) de burros mesmo. Nosso olho não notará nenhuma diferença numa tela dessas proporções. Mas, ainda aparecerá criatura afirmando que sim notará a diferença kkkkkk

    recentes

    populares

    • Luís Oliveira
      2013-03-13T08:32:31  

      Luís Oliveira, a resposta é pra nada pelo simples objetivo de causar impacto no mercado. Realmente um dual core com 2GB de RAM é mais do que suficiente. O exynos dual quad core que "provavelmente estará presente, salvo se não for trocado pelo Quad Core da Snapdragon. Pesquisem o motivo. Outra besteira é a tendência de telas FULL HD em smartphones com 5"polegadas de display é chamar os consumidores (leigos) de burros mesmo. Nosso olho não notará nenhuma diferença numa tela dessas proporções. Mas, ainda aparecerá criatura afirmando que sim notará a diferença kkkkkk.

  • Vitor Santos
    2013-03-13T09:46:06

    Rapaz, estou muito ansioso para esse lançamento, eu não vou comprar ele mesmo, mas gosto de ficar por dentro das novidades.

  • Rodrigo Castro
    2013-03-13T08:28:05

    Borderless. Lindão!

  • Masoquê Aconteceu
    2013-03-13T07:25:43

    Se for este modelo ''conceitual'' o verdadeiro ficou lindo

  • José Rodrigues
    2013-03-13T13:34:26

    sem duvida o melhor do mundo denovo. hehehe

  • André Nozawa
    2013-03-13T12:48:31

    480 PPI.....coitada da Apple....tá implorando de joelhos para a Sharp fazer uma tela melhor.....RIP Apple

  • Diego Augusto
    2013-03-13T12:11:41

    As pessoas dizem ah lixo chines, a porcaria, é de plastico... o que se trata aqui é tecnologia e não do que é feito, o SIII e SIV podem ser feitos de plastico mas tem uma tecnologia avançada, ahhh mais pra que 8 nucleos, cara serve para rodar jogos algo pesado logico se vc é dauqueles que usa o celular normal como todo ser humano acha inutil que na verdade é mas para um programado ou hacker esse tipo de processador é otimo para rodar programas pesados e jogos. vlw

  • Rafael Souza
    2013-03-13T11:07:31  

    Preparem uns 2 mil reais!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-03-13T11:07:31  

      2 mil é o SAMSUNG GALAXY S3. Bote 2.5 MIL +

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-03-13T11:07:31  

      2 mil é o preço do S3

  • Monsenhor Razão
    2013-03-14T11:33:58

    poderiam trazer de volta os celulares com o infra vermelho... É muito útil! Vc baixa vários programas e códigos para com o sensor infra vermelho poder controlar sua tv, seu ar condicionado, seu home, etc... Anos atras muitos celulares e palms tinham mas a internet e o software deles não oferecia tantos recursos.... Hj em 2 min vc baixa o código para poder operar a tv no consultório do dentista e pode colocar na sport tv e tirar do programa da sonia abrão q a recepcionista adora! kkkk Ou colocar uns 4 graus a menos no ar condicionado pra não passar aperto por conta desses friorentos por aí!

  • Jeferson Santos
    2013-03-14T10:47:22

    E aos usarios do S3 meus pêsames pq o celular de vcs virou museu e a Samsung ja esqueceu dele, ou seja, atualização nunca mais! Essa é a diferença de uma empresa q copia tecnologias alheias e fica correndo atraz pelo mercado, enquanto a Apple dita o mercado e mantem atualizações para um smarthphone lançado em 2009.

  • Mauricio Reginato
    2013-03-14T08:30:31

    Samsung fez o GS4 pra concorrer com o iPad, só pode... kkkk A Samsung já provou por diversas vezes que não consegue fazer um aparelho TOP de linha e pequeno ao mesmo tempo. Aumentando o tamanho desse jeito, fica fácil...

  • Bruno Oliveira
    2013-03-14T02:12:38

    Quanta inutilidade hein Samsung? A ignorância é uma benção realmente. Pra que tela FULL HD em um display de 5 polegadas? Preciso usar a engenharia pra provar minha afirmação? Acredito que não. Se a tela fosse bem maior tudo bem, mas acreditem nosso olho não notará bulhufas de diferença. A não ser que seu nome seja Clark Kent e vista uma cueca amarela com uma capa vermelha rsrs. Processador Octo-Core?? Não não..dual quad core??? Hãn? rs. O exynos será trocado por um Snapdragon, porque será??

  • Samuel Voltolini
    2013-03-13T18:39:20

    É so colocar apple e samsung no site "reclame aqui" que voces irão ver quem realmente tem qualidade. voces ficam aí falando coisas que nao sabem, vamos falar da realidade, vamos provar os fatos.

  • Vinícius Ribeiro
    2013-03-13T16:58:44

    Vish... tenho o galaxy S3 e é grande... Imagina o S4 então... vai ser do tamanho de uma nota de 10 reais? rsrsrs

  • Vinicius Talarico
    2013-03-13T15:36:14

    Daqui uns dias a Samsung vai fazer um celular do tamanho de uma porta

  • Fernando
    2013-03-13T15:01:27

    Não entendo a necessidade de algumas pessoas em lançar críticas como sobre o tamanho da tela... Não gosta? Ninguém te obriga a comprar, nem precisa olhar pro maldito aparelho. Vai lá e compra logo um pequeno. Algumas pessoas acham melhor a tela grande, pode existir a necessidade de um aparelho maior que não seja um tablet. Liberdade de expressão tudo bem eu entendo, agora criticar por que não gosta da marca, do tamanho, do sistema é muita falta do que fazer... Mas vão lá, critiquem...

  • Igor Portugal
    2013-03-13T14:24:19

    ''diversas cores diferentes." bacana então.

  • Cadu Zim
    2013-03-13T14:23:59

    Se ligar numa CPU.. é um Monitor Wide... fala serio... daki a pouco "carrinho" vai ser acessorio pra carregar o celular!

  • Marcelo Vaccaro
    2013-03-13T14:10:05

    Olha ai os Fansboy da Apple tudo com dor de cotuvelo. Vai ser novamente o melhor celular do mundo.

  • Joelson Ferreira
    2013-03-13T15:17:56

    O que mais impressionou até agora foi a capacidade de manter o segredo. o Iphone 5 já não tinha mais nada pra mostrar, o pessoal sabia tudo antes do lançamento

  • Fabio Barbosa
    2013-03-13T13:35:15  

    aposto que todo mundo que ta metendo a boca no aparelho, adoraria ganhar um de presente rs...

    recentes

    populares

    • Fabio Barbosa
      2013-03-13T13:35:15  

      tb concordo plenamente!

  • Mariana Silva
    2013-03-13T13:01:51  

    samsung nunca mais!!!! -comprei o iphone 4s e estou muito feliz. meu samsung só deu defeito,, elev desliga do nada e a bateria é um lixo.

    recentes

    populares

    • Mariana Silva
      2013-03-13T13:01:51  

      os dois são excelentes aparelhos....

  • André Rodrigues
    2013-03-13T12:21:05  

    Galaxy é o vasco da gama dos Smart Phones (rs).

    recentes

    populares

    • André Rodrigues
      2013-03-13T12:21:05  

      O iPhone é o Olaria agora.

  • Carlos Sousa
    2013-03-13T14:28:15

    Nossa! Mais um lixo de plástico da Samsung. Se você quer pegar vírus e ver o seu aparelho ficar travando todo hora, então compra essa porcaria!