01/03/2013 10h25 - Atualizado em 01/03/2013 10h32

Samsung terá pagamentos NFC na próxima geração com sistema Visa payWave

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2013

Enquanto o Galaxy S4 não chega, a Samsung aproveitou o MWC 2103 para anunciar o sistema payWave, para pagamentos usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), em sua próxima geração de aparelhos. Ou seja, de certa forma, pode ser o começo do fim dos cartões de crédito, já que, com isso, você poderá pagar tudo com seu smartphone.

Confira a Galeria de Fotos das principais novidades do MWC 2013!

Novo sistema da Samsung oferece pagamento através do smartphone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Novo sistema da Samsung oferece pagamento através do smartphone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Segundo Rodrigo Meirelles, chefe da divisão mobile da Visa para a América Latina, o que a empresa procura é facilitar a vida do usuário. "Com o foco em NFC, nós eliminamos um dos intermediários do processo. Agora ficamos entre a fabricante, a própria Visa e o banco do consumidor", diz, ao explicar a maior agilidade para configurar e começar a utilizar o serviço.

Sistema já virá nos aparelhos novos da empresa, mas antigos também podem usa-lo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Sistema já virá nos aparelhos novos da empresa, mas antigos também podem usa-lo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O acordo com a Samsung faz com que os aparelhos da marca já venham com os requisitos necessários nativos para o usuário. Com isso, ao comprar o telefone, o cliente já tera sua própria assinatura. Mas isso não impede nem que outros aparelhos, já no mercado, se habilitem, junto aos bancos, ou que outras fabricantes também façam acordos similares.

Para fazer o pagamento, é preciso somente aproximar o aparelho da máquina e digitar a senha (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Para fazer o pagamento, é preciso somente aproximar o aparelho da máquina e digitar a senha (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Nós conferimos o sistema Samsung e Visa e realmente a coisa ficou muito, mas muito simples. Soluções de compra NFC já existem aos montes, mas o nível de praticidade é realmente impressionante. Basta encostar seu aparelho na máquina de pagamento e, dependendo das configurações, digitar a senha e pronto: compra aprovada.

Gráfico mostra os tipos de gastos feitos com o sistema (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Gráfico mostra os tipos de gastos feitos com o sistema (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Você pode ainda determinar o tipo de compra feita, para que possa controlar, em um gráfico, no que anda gastando seu dinheirinho: roupas, comida, viagens… O nível de personalização e controle é interessantíssimo, já que você praticamente tem sua fatura em tempo real ao alcance das mãos.

Número de terminais espalhados no Brasil já é maior do que o da Europa (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Após encostar o aparelho no terminal, basta digitar a senha para fazer a compra (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

E um dado interessante: o Brasil está prontinho para entrar na "onda NFC". Segundo Meirelles, já temos mais de 250 mil terminais habilitados por todo o país. "Um dado interessante é que esse número é maior do que o de toda a Europa", diz. Agora é esperar para, definitivamente, enterrar o cartão de crédito.

O que é NFC e para que serve? Confira a respostas dos usuários do Fórum do TechTudo!

Número de terminais espalhados no Brasil já é maior do que o da Europa (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Número de terminais espalhados no Brasil já é maior do que o da Europa (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edeson Gomes
    2013-03-03T11:57:58

    que isso A Samsung inovanu sempre \o/ parabens melhor empreza do Mundo.. \o/ \o/

  • Fora Lei
    2013-03-01T19:11:17

    Como o meu Celular é antigo, vou ser obrigado a troca-lo ou não poderei comprar, é o fim do mundo eu ter que acompanha algo que não quero.

  • Japonesaichi
    2013-03-01T10:50:46

    Caracas, tem que chegar logo, eu tinha isto no japão a quase uma década em 2005 antes de vir para o Brasil e nem era Smartphone ainda. Aliás tenho um Notebook(Toshiba Dynabook) que trouxe de lá que tem este sistema para compras ON-LINE(somente sites japoneses) mas logicamente não funciona aqui. Tecnologia show de bola!!!

  • Masoquê Aconteceu
    2013-03-01T10:32:27

    A minha mae detesta celulares,como o fim dos cartoes kkk

  • Monsenhor Razão
    2013-03-01T11:37:48  

    Acho isso ainda uma babaquice... Com a tecnologia de hj deveriam sim acabar com os cartões, dinheiro e qualquer coisa material que possa ser roubada. O melhor seria usar a biometria. Sair de casa sem documento e sem dinheiro. Se a policia quiser te identificar basta colocar seu dedo no leitor, se vc quiser pagar a conta do restaurante, onibus, padaria, cinema, sorvete, etc basta colocar seu dedo no leitor e digitar sua senha pra comprovar! Afinal ninguem quer que um ladrão lhe roube os dedos! hahaha Vai passear na praia com um celular deste no rio... quando for mergulhar faz como? liberdade!!!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-03-01T11:37:48  

      A biometria é um sistema facilmente burlável. Tanto é que existem auto-escolas brasileiras que foram pegas armazenando dedos de silicone de alunos que pagavam para não precisarem frequentar as aulas. Desta forma, o sistema de biometria do Detran dava presença aos alunos.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-03-01T11:37:48  

      mas é muito cowboy de apartamento mesmo, biometria é um sistema com pouca segurança. Ta sempre falando asneira o senhor né kkkkkkkk