Jogos de estratégia

07/03/2013 15h32 - Atualizado em 12/03/2013 20h20

Falha no SimCity impede que usuários joguem offline

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O novo SimCity da Electronic Arts foi lançado oficialmente no dia 4 de março, mas mesmo vários dias depois temos casos de usuários reclamando que não conseguem jogá-lo. Assim como aconteceu com Diablo 3, SimCity possui uma espécie de proteção DRM que exige conexão permanente com o servidor da EA e está apresentando problemas para atender a demanda.

Faça o download de SimCity aqui.

SimCity enfrenta sérios problemas em seu lançamento (Foto: NowGamer)SimCity enfrenta sérios problemas em seu lançamento (Foto: NowGamer)

A fonte dos problemas

Caso os usuários que compraram o jogo queiram jogar uma partida offline de SimCity, ele exigirá que você esteja conectado à internet e estabeleça uma conexão com o serviço Origin da Electronic Arts. Isso significa que sua partida depende do servidor estar online e funcionando bem, mesmo que não seja uma disputa online.

No dia do lançamento os servidores ficaram congestionados e um jornalista do site Ars Technica, Peter Bright, disse ter ficado 8 horas esperando para jogar, sem sucesso. Até a data em que esta matéria foi escrita, três dias após, usuários continuam relatando problemas em SimCity, com uma espera mínima de 30 minutos.

Servidores sobrecarregados impedem quem comprou o título de jogá-lo (Foto: Ars Technica)Servidores sobrecarregados impedem quem comprou o título de jogá-lo (Foto: Ars Technica)

Outro ponto que gerou reclamações foi que a Electronic Arts não permitiu aos usuários fazerem pré-load do jogo, um download antecipado que fica trancado até o momento do lançamento oficial, alegando que sua equipe ainda estaria trabalhando nele até o último minuto. Isso acabou causando também problemas de sobrecarga para quem queria baixá-lo.

A conta oficial do serviço Origin no Twitter comentou que a alta demanda estava causando alguns problemas para uma pequena porcentagem dos usuários, porém o número de reclamações indica que possa se tratar de um número maior do que o sugerido pela empresa.

Em uma série de comunicados oficiais, a Electronic Arts confirmou que alguns problemas estavam ocorrendo no jogo, porém os descreveu como fatos isolados. Segundo a empresa, mais servidores serão adicionados nos próximos dias, atualizações vêm otimizando o desempenho do jogo e as versões internacionais não deverão enfrentar os mesmos problemas de conexão.

Dinheiro de volta

No fórum oficial do jogo, o gerente global de comunidade da Electronic Arts, Marcel Hatam, comentou que qualquer usuário que tenha realmente se arrependido de sua compra devido aos problemas apresentados poderia pedir seu dinheiro de volta, mas tal afirmação foi editada depois, apontando para a política de devolução da empresa.

Um usuário identificado como CalebPeters, postou uma foto da conversa que teve com o suporte da EA ao pedir seu dinheiro de volta por insatisfação, citando a declaração de Hatam. Ele foi informado que a política de devolução da empresa não cobriria seu caso e que o máximo que poderiam oferecer era 15% de desconto na próxima compra. Ele ainda foi avisado que insistisse em uma disputa, sua conta do Origin seria banida.

Foto do Chat em que EA se recusa a devolver dinheiro do consumidor (Foto: Gamechup)Foto do Chat em que EA se recusa a devolver dinheiro do consumidor (Foto: Gamechup)

Isso levou o usuário a divulgar o chat, que começou a se espalhar viralmente pela internet. Segundo afirmações do próprio, clientes que compraram o jogo na loja Amazon dos Estados Unidos, estão recebendo seu dinheiro de volta normalmente, mas os da loja digital da própria EA, não estão tendo essa oportunidade.

Bombardeio de notas baixas

SimCity vinha recebendo altas notas em análises da crítica especializada, porém, seguindo os problemas de conexão, vários usuários começaram a bombardear as notas do jogo em vários sites, incluindo lojas como Amazon e agregadores de análises, como o conhecido Metacritic.

No Metacritic a média das nota da imprensa especializada estava acima dos 9.0, quando as primeiras análises reclamando dos problemas começaram, empurrando-a para 8.2. Enquanto isso, a nota dada por usuários até o momento é 1.9, contando com pouco mais de 200 análises positivas e mais de 1200 negativas.

As reclamações são sempre as mesmas, falando sobre os servidores congestionados, a ausência do pré-load antes do lançamento e questionando a necessidade de estar sempre conectado para um jogo offline.

Fãs pedem que EA faça modo offline para o jogo (Foto: Joystiq)Fãs pedem que EA faça modo offline para o jogo (Foto: Joystiq)

Fãs fazem petição por modo offline

Com tantas reclamações recorrentes sobre os problemas trazidos pela conexão permanente, os fãs começaram uma petição em um tópico no fórum oficial da EA, pedindo por um modo offline do jogo. Em pouco menos de 24 horas o tópico já conta com mais de 40 páginas de comentários e assinaturas

Via Joystiq, Ars Technica, NowGamer, EA, Metacritic, Gamechup e Amazon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Barbosa
    2013-03-07T15:42:27

    Deviam inventar algo melhor para impedir a pirataria, ou até menos exagerado... se quer mostra algo bom tem q fazer com qualidade, e esses poucos servidores com essa espera ta realmente horrível!! Já aconteceu em Diablo 3 e agora isso... os produtores deviam pensar mais

  • Wilson Souza
    2013-04-06T20:33:46

    Não me arrependo de ter comprado meu CITIES XL 2012. A única reclamação que eu tenho a fazer é que, em relação à primeira versão do jogo, eliminaram o modo de jogo online.

  • Diego Pereira
    2013-03-11T11:33:43

    E a ganancia da EA estragando mais um titulo... É triste ver tantos excelentes títulos nas mão dessa empresa lixo!!

  • Marlon Vergílio
    2013-03-08T09:44:32

    hahahahaha só rindo mesmo, o pessoal que usa a ferramenta de trabalho pra jogar (pc) tava se achando pq o xisbóquis disse que teria esse tipo de trava, e agora onde está o deus de vcs???

  • Ricardo Malagodi
    2013-03-08T09:08:45

    Quer acabar com a pirataria cobre preços justos. Tenho certeza que com essa forma adotada por eles eles irão vender muito menos que venderiam um produto que não houvesse nenhuma restrição anti pirataria.

  • Héder Pereira
    2013-03-09T11:48:07

    Eu tb estou decepcionado... sempre gostei de jogar offline e estou privado até o momento. Caso não solucione o problema rapidamente vou ter q solicitar o dinherio de volta

  • Gabriel Almeida
    2013-03-08T10:04:21

    Eu sou um dentre tantos que estão com esse problema. O pior é que é uma dificuldade pra falar com alguém da empresa. É uma sacanagem você pagar por uma coisa e não poder usar...Tô puro.

  • Marlon Vergílio
    2013-03-08T09:49:09

    Acho que deveria ter um sistema de registro online onde você desbloquearia o jogo, daí em diante você poderia jogar tanto on como off, mas jogar só on, aí é sacanagem!

  • Fabio Fonseca
    2013-03-08T08:35:20

    Eu tenho o jogo edição limitada, joguei o modo on line e tudo mais.. conheci o jogo e achei o jogo muuuuuito show de bola, gostei muito das novas modalidades que existe no jogo e o modo on line é muito legal, mas realmente não ter opção de jogo off line é cruel, ontem mesmo a net estava fora por manutenção e eu não tinha como jogar o modo off line... já que dava erro e tinha que estar logado no origin.... isso eu achei muuuito zuado...

  • Joao G.
    2013-03-08T08:25:20

    a unica coisa q me faz usar o origin é pra jogar BF3, se nao nem ligava ele. é ruim, demora pra abrir comparado a Steam sem contar q não tem promoções como a Steam.

  • Patrick Frota
    2013-03-08T01:39:11

    Origin to fora steam 4 ever parei no SimCity 4 se continuar com essa palhaçada de origin ...

  • Marcelo Marques
    2013-03-07T21:49:02

    Ea sempre faz Agada, problema que a maioria dos jogos bons pertencem a eles

  • Kenny Silva
    2013-03-07T19:10:17

    No dia que o consumidor tiver amor próprio por ele e boicotar jogos com essa palhaçada de DRM, talvez as empresas mude esse conceito idiota! Não basta vc comprar o original e ainda ficam com desconfiança sua?! Tão querendo combater pirataria prejudicando quem não tem nada a vê com isso, bando de mercenários quem adota esse sistema, sem falar que são incompetentes!

  • Rodrigo Morgado
    2013-03-07T18:15:22

    eu gostei do jogo kk

  • Antonio Couto
    2013-03-07T17:43:55

    Não vou dizer que não tive problema pois estaria mentindo mas depois de conectar no servidor Oceania tudo funcionou normalmente.. inclusive depois de "carregado" a conexão com o servidor caiu e eu continuei jogando... só não sei se ficou salvo... enfim por enquanto... vejam POR ENQUANTO eu não estou arrependido de ter comprado inclusive meu download foi bem rápido. :)

  • Aeria Gloris
    2013-03-07T16:49:59

    Como eu odeio essa desgraça de DRM. No afã de impedir a pirataria, pune-se os consumidores que efetivamente PAGARAM pelo jogo com esse tipo de estresse. E eu quero MUITO jogar o novo Sim City mas pelo jeito é melhor esperar pra comprar.

  • Albert Costa
    2013-03-07T16:44:11

    Qualquer jogo que mesmo singleplayer necessite estar conectado à internet nunca irá merecer meu dinheiro. Não falo isso nem por mimimi, mas é mais fácil termos problemas de internet e por consequência não conseguirmos jogar o game. Espero que lancem algum tipo de crack futuramente, pois vou pegar sem remorso!

  • Lucas Kuhn
    2013-03-07T16:37:25

    Todo mundo queria jogar SimCity mas eu, por exemplo, nunca vou comprar um porque se a internet cai ou se os servers são apenas nos EUA eu vou ter problemas horríveis pra jogar. Se o FIFA 13 pode ter um modo offline, assim como os NFS que realmente foi o que deu a EA tudo o que ela tem hoje são jogos que são de história e OFFLINE qual o problema em ter um SimCity offline igual aos anteriores lançados?

  • Fabio Inoue
    2013-03-07T17:04:41

    2 desastres lançados no mesmo dia. Simcity está impossível de conectar e Tomb Raider fica travando toda hora. Espero que o Starcraft 2: Heart of the Swarm seja melhor na próxima semana.

  • Eric Andrade
    2013-03-07T15:45:28  

    Esse chat mostra que a EA não tem respeito nenhum pelos seus clientes,por isso eu prefiro a steam da valve.

    recentes

    populares

    • Eric Andrade
      2013-03-07T15:45:28  

      A Steam é realmente demais. Dá um pau em qualquer uma das cópias, e isso inclui a Origin mercenária e a fraquíssima UPlay.

  • Edmilson Fraga
    2013-03-08T01:12:46  

    Justamente adotando esse sistema é que eles estão combatendo a pirataria! Caso contrário, eles não tem como controlar quem é comprador e quem não é, pois pra tudo se lança um crack! Felizmente eles descobriram uma forma de combater a pirataria, mas infelizmente não tem capacidade de atender a demanda de usuários!

    recentes

    populares

    • Edmilson Fraga
      2013-03-08T01:12:46  

      Julio Grande Acho dificil, pois o Simcity roda igual ao D3, varios dados do jogo são fornecidos em tempo real. Seria necessário conseguirem o codigo fonte do server e criar um servidor local para que fosse possível crackear.

    recentes

    populares

    • Edmilson Fraga
      2013-03-08T01:12:46  

      Interessante Leandro, eu não tinha pensado nisso.

  • Eu Mesmo
    2013-03-07T18:26:21  

    Nunca compre um jogo com DRM. É o único modo de acabar com a ganância das produtoras, que só faz estressar os usuários que pagaram pelo produto e perdem dinheiro com jogos cada vez piores, já que, gasta-se mais com desenvolvimento de servidores e segurança do que com o jogo em si.

    recentes

    populares

    • Eu Mesmo
      2013-03-07T18:26:21  

      apoiado!!! eu to fora!!! Sou contra a pirataria, mas quando conseguirem lançar esse jogo craqueado pra poder jogar offline eu baixo... quem é honesto e paga pelos jogos tem que pagar o pato? Jogar um jogo offline tendo que estar conectado só pra impedirem a pirataria que não tem nada que ver comigo.... To fora!!! Vá para o inferno esse jogo e diablo 3...

  • Pedro Wenzel
    2013-03-07T16:58:59  

    Essa EA esta simplesmente se destruindo com essas palhaçadas, simplesmente eu não compro mais nenhum jogo da EA que tenha essa palhaçada de ter que estar conectado, totalmente ridículo!

    recentes

    populares

    • Pedro Wenzel
      2013-03-07T16:58:59  

      Pelo menos os jogos do Android da EA não são assim, já os da gaymeloft..

    recentes

    populares

    • Pedro Wenzel
      2013-03-07T16:58:59  

      Kenny Silva tem toda razão, quem manda é o cliente, afinal quem paga somos nós, se decidirmos não pagar, eles vão viver de quê? Status? Fala sério né 1berto

  • Ivan Schrammel
    2013-03-07T16:37:13  

    hahahahaha E o xBosta querendo exclusividade da EA. hahahahaha PS4 WIN !!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-03-07T16:37:13  

      Qual é o seu problema?!?²

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-03-07T16:37:13  

      Qual é o seu problema?!?

  • Marcio Alvarenga
    2013-03-08T10:07:57  

    Bem feito ficar jogando jogos online em vez de trabalhar seus preguiçosos.

    recentes

    populares

    • Marcio Alvarenga
      2013-03-08T10:07:57  

      A sua vida se resume a trabalho 24 horas por dia? pois eu prefiro reservar algumas horas para meu uso, que pode ser jogando ou fazendo qualquer outra coisa. Se não gosta de jogos, vai trabalhar e não vem aqui encher o saco.

    recentes

    populares

    • Marcio Alvarenga
      2013-03-08T10:07:57  

      Márcio - Cara, sua vida deve ser muito ruim! HAHAHAHAHAHA