Internet

10/03/2013 16h04 - Atualizado em 10/03/2013 16h04

Um em cada dez apps na Google Play Store é malware, alerta pesquisa

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Em uma pesquisa da Trend Micro, empresa voltada à proteção contra códigos maliciosos em sistema operacionais e servidores, descobriu-se que dos 2 milhões de aplicativos disponíveis para Android, quase 25% é um malware, sendo que dentre os 700 mil apps oferecidos pela Google Play Store 10% um aplicativo malicioso.

Veja dicas de segurança para proteger seus dados e fotos do celular

Malware é um termo nascido do inglês “malicious software” que caracteriza apps criados para se infiltrar em nas plataformas alheias de forma ilícita, e com o objetivo de danificar ou roubar informações. Desta forma, cavalos de troia  vírus, worms, spywares e até softwares com falha de programação são alguns dos tipos de malware que podem ser encontrados.

Dentre os aplicativos disponibilizados na loja oficial da Google, 10% é um malware (Foto: Reprodução/ Google Blog)Dentre os aplicativos disponibilizados na loja oficial da Google, 10% é um malware (Foto: Reprodução/ Google Blog)

Dentre todos os aplicativos existentes para Android desde outubro de 2012, 293.091 foram classificados como maliciosos e 150.203 de alto risco. Destes, 68.740 estão disponíveis na loja oficial da Google, enquanto os outros são oferecidos por lojas de terceiros, principalmente da Rússia e da China.

O sistema Android é vítima de tão grande quantidade de malware principalmente por dois motivos: é uma plataforma aberta que permite instalar aplicativos a partir de qualquer lugar e, segundo relatórios da empresa de pesquisas tecnológicas Gartner, no final de 2012, 70% do mercado de smartphones utilizava o sistema operacional da Google.

De acordo a publicação do direitor de pesquisas de segurança da Trend Micro, Rik Ferguson, a Microsoft demorou 14 anos para atrair um volume de código malicioso que o sistema Android adquiriu em menos de cinco. “Há certo ceticismo junto de uma forte convicção de que a indústria de segurança pode estar vendendo soluções para um problema que não existe”, afirma Rik, “ou se essa segurança só existe em países distantes e com lojas que oferecem poucos aplicativos”.

No entanto, segundo uma declaração do conselheiro de segurança da F-Secure Labs, Sean Sullivan, para o site Stock House, a nova versão do sistema operacional da Google, o Android 4.2 (Jellybean), é mais seguro e impede ação de muitos malwares.

Qual sistema operacional é mais seguro: iOS, Android ou Windows Phone? Confira a opinião dos usuários!

Dessa forma, apesar de não possuir a segurança da plataforma da Apple ou do Windows Phone, as previsões são de que até o final de 2013 as altas porcentagens de aplicativos maliciosos no sistema Android diminuam.

Via Daily Mobile

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Davi Nascimento
    2015-10-02T10:19:24

    Usso e verdade qualquer um quer fiser um vírus e manda pra loja ela, nem verifica coloca lá e pronto, agora as outra verifica, portanto fiquem esperto sai baixando aí, e melhor ter QUALQUER celular menos android

  • Dylan Nascimento
    2013-03-10T16:55:26  

    Android: Quantidade |||||| iOS: Qualidade |||||Samsung: Quantidade ||||||Apple: Qualidade ... Ficou claro ?

    recentes

    populares

    • Dylan Nascimento
      2013-03-10T16:55:26  

      Não entendi. Qual é qualidade?

    recentes

    populares

    • Dylan Nascimento
      2013-03-10T16:55:26  

      Não ficou não....cara na boa, se é pra comentar escrotisse não comenta...e android não tem qualidade ? Galaxy S3,Note II,HTC One,XperiaZ precisa de mais ?

  • Ernesto Oyola
    2013-03-15T09:43:31

    Problemas no aplicativo Google Play Store: Descobri qual era o problema do aplicativo Google Play Store que abria e fechava imediatamente sempre que queria entrar no aplicativo no meu S3 impedindo que atualiza-se meus aplicativos. Fui desinstalando alguns aplicativos recentes que instalei. Quando desinstalei o aplicativo que acrescentava temas ao meu celular, e a interface do meu celular voltou a ser a interface original, as coisas voltaram a funcionar. Acredito que o aplicativo que alterava a interface do meu celular começou a dar conflito com as novas atualizações do sistema.

  • Rodrigo Gomes
    2013-03-12T14:41:01

    Eu tenho um teoria de que a relação vírus x SO é igual a relação torcida x torcida no futebol. Porque todo mundo zoa o Corinthians e não o Santos, por exemplo? Porque o Corinthians atinge um público maior. É a mesma coisa com Android e iOS, Windows e Linux... Existem maiores vulnerabilidades de um para outro exatamente por existir mais interesse em criar malwares para eles. Quanto maior o público afetado, melhor.

  • Marcio
    2013-03-11T10:26:14

    Essas notícias devem ser patrocinadas por empresas de anti-vírus que tem total interesse nisso, assim como deve haver empresas interessadas quando o iOS é atacado. É a velha guerra de mercado!!

  • Everton Cordeiro
    2013-03-11T08:17:41

    Só quem já teve um samsung da família galaxy, sabe como é bom um Celular da Ipple!! Deixar bem claro que estou me referindo a marca dos aparelhos, e não ao sistema de cada um!!

  • Leonardo Lezio
    2013-03-11T07:57:09

    Olha a situação: Eu tenho uma empresa direcionada ao desenvolvimento de antivírus. Então é lógico que eu vou falar que um sistema não é seguro, daí ou todo mundo vai comprar o ant-vírus que eu desenvolvi, ou vão comprar o aparelho uma empresa concorrente desse sistema que provavelmente me deu uma grana pra dizer isso.

  • Rodolfo Olivastro
    2013-03-10T23:24:55

    Um em cada 10 "PODE" ter vírus? Que conclusão absurda é essa? 1 em cada 10 tem ou não....1 em cada 2 pessoas podem ter Aids como podem não ter. Cada dia uma decepção maior com esses textos.

  • Alberto Machado
    2013-03-10T21:04:59

    Pesquisa da Trend Micro, seria aquela empresa que "vende" programas antivirus certo??? O.o Colega desculpa mas nesse mato tem coelho.

  • Fabiano Santos
    2013-03-10T18:39:23

    Virus no android??novidade!!!

  • Marcus Finotti
    2013-03-10T18:00:39

    Eu acho engraçado pq ja baixei muitos, mas muitos aplicativos mesmo e nunca peguei um virus no meu S2.

  • Fernando Oliveira
    2013-03-10T23:21:36  

    que mal há em pegar um malware, importante é nao pegar hiv,dengue,malaria,etc

    recentes

    populares

    • Fernando Oliveira
      2013-03-10T23:21:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk - verdade!

  • Bruno Hermogenes
    2013-03-10T21:54:06  

    mais uma noticia com um oferecimento de... Apple!!! "pq somos elite e ninguem pode ser comparados a nós"

    recentes

    populares

    • Bruno Hermogenes
      2013-03-10T21:54:06  

      Uii desculpa ai Steve Jobs Jr.

  • Marcio
    2013-03-10T20:21:12  

    De boa. Eu queria saber quais são esses Apps. Em casa uso Android há 3 anos e no total tenho 4 dispositivos com esse sistema. Meu filhos filhos pequenos instalam tudo quanto é porcariada do Google Play e eu nunca peguei nenhum vírus. Será que sou tão sortudo assim?

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-03-10T20:21:12  

      Eu também meu sobrinho pega meu celular e instala um bocado de porcaria mas nunca me deparei com vírus.

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-03-10T20:21:12  

      Como eu já disse aqui nesta página, ja instalei muitos aplicativos mas nunca peguei nenhum virus tb não.

  • Gabrielle Porto
    2013-03-11T01:57:25  

    meu marido tem um tablet com android e só eu já baixei 2 arquivos com virus. Ainda bem que o antivirus detectou...E por essas e outras que estou muito feliz com o meu IOS.

    recentes

    populares

    • Gabrielle Porto
      2013-03-11T01:57:25  

      Realmente, você é um perigo. Não tem perfil pra usar um sistema aberto.

  • Juliano Palmeira
    2013-03-10T21:26:48  

    IOS sistema que muitos dizem ser perfeito, rumo ao IOS 6.099999, jah disse usem o linux ou um mac, pq os lideres e melhores sempre vão ser os mais vulneráveis aos softwares maliciosos, android e windows.

    recentes

    populares

    • Juliano Palmeira
      2013-03-10T21:26:48  

      Cada um usa o que melhor lhe atender, não só o sistema que a modinha dos vida loka quer. Fica a dica.

    recentes

    populares

    • Juliano Palmeira
      2013-03-10T21:26:48  

      na verdade eles só são vulneráveis por que uma massa muito grande e desinformada, usa esses sistemas e não sabem como lidar com situações de infecções de malware, antivírus e etc..., já o oSX e iOS são plataformas "elitizadas", poucos usam por isso tem mais qualidade.