Internet

11/03/2013 14h14 - Atualizado em 11/03/2013 14h14

Usuários criam página de apologia ao crime no Facebook

Luiza Cunha
por
Da redação

Com mais de 67 milhões de usuários brasileiros, o Facebook ainda possui grandes falhas no  controle das publicações. No último dia 26, a página “TráficodosMorros” foi criada, reunindo 215 usuários, que falam de violência, uso de armas e de drogas livremente, sem se preocupar com a proteção da identidade.

Saiba como denunciar conteúdo ilegal no Facebook

Responsável pela página desafia a Polícia em rede social (Foto: Reprodução/Facebook) (Foto: Facebook)Responsável pela página desafia a Polícia em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Por conta de denúncias de usuários da própria rede social, algumas fotos da página que traziam imagens de policiais atingidos, já foram retiradas.

De acordo com o delegado Gilson Perdigão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a especializada vem investigando e retirando do ar páginas e perfis de pessoas que fazem apologia às drogas. Ainda segundo o policial, a delegacia vai oficiar a rede social para que a mesma informe os IPs utilizados para a criação das páginas, bem como o de todos aqueles perfis que tem trocado mensagens que fazem apologia às drogas. A DRCI esclarece que todas as pessoas que estiverem usando a internet para este fim, podem responder pelos crimes de apologia e associação para o tráfico.

Em nota, o Facebook afirmou que a prioridade do site é a segurança dos usuários e que a administração analisa os posts para reportar qualquer conteúdo ilegal. Devido à grande diversidade da rede social, o site reforça a importância da denúncia feita pelos próprios usuários.

Sem se preocupar com a identidade, traficante exibia armas no FacebookTraficante exibia armas na rede social
(Foto: Reprodução/Facebook)

Um exemplo da atuação do Facebook foi o caso ocorrido em outubro do ano passado, quando os administradores da rede social chegaram à página de traficantes do Morro do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, no Subúrbio do RJ, e removeram o conteúdo ilegal.

Nas publicações, um dos criminosos, que se identificava como “Dina Terro dos Policia”, mostrava fotos com fuzis e pistolas. Também nos posts, o traficante fazia ameaças a outras facções e fazia alusão ao crime organizado.

Tem alguma dúvida sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Laka
    2013-03-11T16:45:19  

    Que inteligente da policia pedir IP`S de notebooks e pcs provavelmente roubados, e com internet de algum vizinho,criar uma pagina fake e se misturar,ganhara confiança e pegar um por um é mais dificil..

    recentes

    populares

    • Carlos Laka
      2013-03-11T16:45:19  

      Joao G., quem garante que não? Com tempo disponível e vontade, eles podem ser hackers também...

    recentes

    populares

    • Carlos Laka
      2013-03-11T16:45:19  

      Eles não terminaram nem o 1º grau, cara... Só sabem vender drogas e/ou consumí-las...

  • Everton Sr
    2013-03-27T17:25:56  

    Cada vez pior o facebook no Brasil! Porquê agora a #techtudo não usou a expressão "orkutizou"? Isso na verdade é o mal uso dos brasileiros nas redes sociais. Cadê o facebook pra tomar providências e retirar o site do ar?

    recentes

    populares

    • Everton Sr
      2013-03-27T17:25:56  

      ** retirar a página do ar?