20/03/2013 13h30 - Atualizado em 20/03/2013 13h30

Vírus abandonam PCs para atacar smartphones e tablets, mostra Kaspersky

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Não são somente os consumidores que estão migrando dos computadores para tablets e smartphones. Os vírus também estão seguindo este caminho, de acordo com um estudo feito pela empresa Kaspersky, especializada em segurança online. O principal alvo dos arquivos maliciosos é o Android, sistema operacional móvel do Google.

Androids estão sendo cada vez mais infectados (Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)Androids estão sendo cada vez mais infectados
(Foto: Reprodução/Print Ink Cartridge)

Segundo o relatório "Mobile Malware Evolution", 99% das ameaças atuais são feitas à plataforma do Google. Os principais problemas são SMS Trojan e exploits. A pesquisa aponta que mais de 43 mil programas maliciosos para o sistema operacional foram identificados pela companhia em 2012.

“As ameaças mais comuns no Android podem ser divididas em três grandes grupos: SMS Trojans, que roubam dinheiro enviando mensagens de textos para números premium; adware e exploits que são utilizados pelos criminosos a fim de conseguirem pleno acesso ao dispositivo e aos dados nele armazenados. Outro ataque que chamou a atenção da companhia foi a botnet chamada Foncy. Por meio dela, os crackers conseguiam controlar os smartphones e tablets”, explica a Kaspersky.

O analista Denis Maslennikov, responsável pela pesquisa, destacou que o crescimento do mercado dos dispositivos móveis não é a única razão para tal. Segundo ele, a grande popularidade dos novos sistemas é determinante, porém a falta de cuidado dos usuários para baixar arquivos e a fácil disseminação de um malware no ambiente mobile.

“Os criminosos estão levando os dispositivos móveis a sério, porque atualmente eles contêm mais dados privados do que nos nossos PCs. Em 2012 registramos milhares de novos programas maliciosos que foram criados para roubar informações, dinheiro e espionar os usuários. Infelizmente, a plataforma Android se tornou um ambiente perigoso que precisa urgentemente de proteção”, afirmou Denis Maslennikov.

Existe anti-vírus para Windows Phone? Confira a resposta no Fórum do TechTudo!

Mas o Android não é o único sistema atacado por malwares. Os iPhones, BlackBerrys e aparelhos com Symbian também estão na mira dos vírus. Em 2012, os experts da Kaspersky registraram novas versões para os Trojans Zeus-in-the-Mobile e SpyEye-in-the-Mobile também para sistemas móveis. Softwares espiões, como o Finspy, e o Red October, foram projetados para tentar roubar dados de usuários de todas as plataformas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Japonesaichi
    2013-03-21T14:19:40

    O maior vírus que existe no mundo chama-se Antivírus, deixa o seu sistema mais lento permanentemente.

  • Capivara
    2013-03-21T13:38:00

    Precisa falar o óbvio? Android lixão mesmo;

  • Cleusa Massimetti
    2013-03-21T09:29:08

    Eu uso Android há mais de 3 anos, nunca tive problemas, meu sobrinho tem 7 anos, ganhou um galaxy tab de aniversário, baixa aplicativos e jogos o dia inteiro, tanto é que até estes dias acabou o espaço no tablet dele, sabe quantos virus ele pegou? NENHUM...materia totalmente tendenciosa, sem qualquer compromisso, as empresas que vendem ant virus vivem disso, de fazer estes alardes sem qualquer responsabilidade, não estou dizendo que não existe, mas não é nesta proporção que vendem.

  • Monsenhor Razão
    2013-03-20T14:54:56  

    acho sempre duvidoso esses anúncios de vírus feitos por empresas que vendem anti vírus! Esse terrorismo que elas vendem sempre dá certo! Minha mulher mesmo morre de medo de ficar sem anti vírus no laptop dela... Eu não uso antivírus faz uns 5 ou 6 anos em nada e nunca tive problema... Basta vc não ser tão burro e sair baixando coisas suspeitas nem acessando páginas absurdamente sinistras.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-03-20T14:54:56  

      Concordo com voce tambem nao utilizo antivirus nos meus 2 pc basta voce saber o que voce esta baixando pra nao ser infectado. quem sai baixando qualquer coisa e isso que da.

  • Samuel Voltolini
    2013-03-20T14:24:46

    virus, ou agua de côco, pra min tanto faz, eu ja to cheio de IOS e cada vez eu quero maaaaaaais, cada vez eu quero maaaaaaaaaais... kkkkkkk não gosto dessa musica mas veio na cabeça agora e acabei escrevendo.