Fabricantes

09/03/2013 08h00 - Atualizado em 09/03/2013 08h00

Volvo desenvolve sistema de frenagem que protege pedestres e ciclistas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Volvo desenvolveu um sistema de frenagens automatizado destinado a prevenir atropelamentos de ciclistas. Apresentada no Salão de Genebra, a tecnologia é uma evolução do sistema de freios automáticos criado para impedir atropelamentos de pedestres.

Volvo cria sistema para proteger ciclistas e pedestres (Foto: Reprodução)Volvo cria sistema para proteger ciclistas e pedestres (Foto: Reprodução)

O sistema funciona com sensores, que conseguem identificar quando pedestres se colocam no caminho do carro. Operando da mesma forma que um radar, eles são colocados na dianteira do automóvel e emitem ondas de rádio para ler o caminho. Há uma câmera, fixada em um dos retrovisores que, acionada via software, procura identificar se o objeto oferece riscos.

Quando um pedestre aparece inadvertidamente no percurso, um software analisa o risco e, se o motorista no puser o pé no freio, o carro para sozinho. Este sistema funciona em tempo real e não pode ser desligado. Para evitar problemas de mal funcionamento dos sensores, causando brecadas automáticas desagradáveis, a Volvo refinou o software para que ele tenha mais capacidade de julgar os riscos. Além disso, antes de disparar os freios, o carro emite um aviso no painel para chamar a atenção do condutor.

De acordo com a Volvo, além de detectar pedestres e ciclistas, o sistema deve ser capaz de perceber carros na mesma faixa de tráfego. Segundo a fabricante sueca, a tecnologia estará presente em todos os carros da marca a partir de maio.

Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dylan Nascimento
    2013-03-09T23:39:12

    VOLVO: A marca de carros que mais se preocupa com os outros (ou apenas com os clientes ou peças da marca, pois previne a danificação delas) ...Ainda vou ter um VOLVO viu... Na boa, a marca é top !

  • Taciano Junior
    2013-03-09T18:23:13  

    E se o "pedestre" for um assaltante que se colocou na frente do carro propositadamente, ,esmo assim o carro para?

    recentes

    populares

    • Taciano Junior
      2013-03-09T18:23:13  

      Imaginei eu não deixando meu pai ir pro trabalho de carro ,na mesma teoria kkk tem que ver isso aí... KKK

    recentes

    populares

    • Taciano Junior
      2013-03-09T18:23:13  

      Não, o software verifica a camisa que o ser está usando, caso for do "corintiiias" o algorítimo envia sinais de aceleração máxima.

  • WILTON MENEZES
    2013-03-09T09:14:31  

    Só esquereceram das pessoas que vem atrás de nós, com toda a velocidade. Se freiar assim, o cara de traz te da uma porrada e mata teu filho no banco traseiro. Que ignorancia.

    recentes

    populares

    • WILTON MENEZES
      2013-03-09T09:14:31  

      O carro de atrás que não venha a toda velocidade, ignorância é dirigir com toda a velocidade perto dos ciclistas!