Internet

14/04/2013 00h27 - Atualizado em 12/06/2013 08h31

Alfredo Volpi é homenageado por Doodle do Google

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Google está homenageando, neste domingo (14), os 117 anos do pintor ítalo-brasileiro, Alfredo Volpi, com um Doodle especial. Considerado um dos mais importantes artistas da segunda geração do modernismo, Volpi ficou conhecido por uma das principais características de suas obras: a utilização de casarios e bandeirinhas.

Alfredo Volpi é homenageado por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Alfredo Volpi é homenageado por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Nascido na cidade de Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi se mudou para São Paulo aos dois anos de vida. Autodidata, Volpi iniciou a sua carreira em 1911 pintando murais decorativos. Posteriormente, iniciou o trabalho com óleo sobre madeira, sendo consagrado pela utilização da técnica de pintura denominada têmpera sobre tela, na qual qual há a mistura dos corantes ou pigmentos com um aglutinante.

Conhaça também o Doodle do Dia dos Namorados com a Turma da Mônica em clima de romance no Google!  

Alfredo Volpi (Foto: Reprodução/pinturabrasileira.com)Alfredo Volpi (Foto: Reprodução/pinturabrasileira.com)

Aos 47 anos de idade, Alfredo Volpi realizou a sua primeira exposição individual durante o Salão de Maio e, em 1938, na 1ª Exposição da Família Artística Paulista realizada na cidade de São Paulo no ano de 1938. Em 1950, Volpi evoluiu para o abstracionismo geométrico, quando ficou famoso por trabalhar com bandeiras e mastros de festas juninas, sendo premiado como melhor pintor na Bienal de São Paulo, em 1953. Em 1956, participou da primeira Exposição de Arte Concreta.

Alfredo Volpi também trabalhou como pintor decorador em residências, onde executou trabalhos de decoração artística em paredes e murais juntamente com o pintor e escultor espanhol Antonio Ponce Paz, que viria a se tornar um dos melhores amigos de Volpi.

Via Google e Wikipédia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares