Sistemas Operacionais

12/04/2013 15h41 - Atualizado em 12/04/2013 15h46

Canonical alerta para que usuários do Windows 8 não usem o Wubi

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O site oficial do Ubuntu faz um alerta para que seus usuários não utilizem o Wubi, instalador do do sistema operacional para Windows, em computadores que rodem o Windows 8, especialmente na versão 64 bits. Caso insista, há risco de instabilidades nos dois sistemas e até mesmo perda de dados.

Aviso pede para que usuários instalem o Ubuntu de forma mais conservadora em máquinas com Windows 8 64 bits (Foto: Reprodução)Aviso pede para que usuários instalem o Ubuntu de forma mais conservadora em máquinas com Windows 8 64 bits (Foto: Reprodução)

De acordo com a desenvolvedora, a recomendação é de que, em máquinas assim, o usuário proceda com a abordagem mais convencional: a criação de nova partição e aplicação da instalação em um espaço independente do disco. A recomendação vale para quem desejar instalar a versão 12.10 da distribuição Linux da Canonical.

O Wubi está em vias de ser descontinuado. O aplicativo não chegou a ficar pronto para o Ubuntu 13.04, já liberado na versão beta, e acredita-se que o motivo seja a inviabilidade de oferecê-lo estável para quem tem Windows 8.

O motivo para isso são as contramedidas criadas pela Microsoft para dificultar que computadores comprados com o Windows rodem o sistema operacional livre. Essas normas estão vinculadas à autenticação em nível de hardware do SO, algo para o qual o Wubi nunca foi pensado.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via OMG Ubuntu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Maciel
    2013-04-14T13:40:11

    "contramedidas criadas pela Microsoft para dificultar que computadores comprados com o Windows rodem o sistema operacional livre" <<< e desde quando a MS é a criadora da UEFI? Vocês pelo menos SABEM o que é UEFI? A malvada MS "criou" o UEFI para impedir o crescimento do Linux! Da mesma forma que a malvada MS não impede a pirataria do Windows para prejudicar o Linux! É por esse tipo de coisa que vocês do Linux são motivo de piada. yearLinux = year() + 1