Jogos de ação

03/04/2013 09h09 - Atualizado em 10/07/2015 09h02

Conheça os controles de videogame mais estranhos do mundo

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Muitos controles especiais e diferentes foram desenvolvidos ao longo dos anos, fugindo dos padrões estabelecidos pelo DualShock e cia. Alguns com funções nobres, outros com formas esquisitas e os que são puramente promocionais e incômodos – mas que ficam bonitos na prateleira. Pensando nisso, montamos uma lista com os mais bizarros controles de videogame já criados. Confira:

NubyTech Resident Evil 4 Chainsaw Controller (Foto: Divulgação)NubyTech Resident Evil 4 Chainsaw Controller (Foto: Divulgação)

O bumerangue do PlayStation 3

Quando a Sony mostrou pela primeira vez ao público o seu PS3, o console incluía o prateado e curvado controle que você vê abaixo. Apesar do visual futurista, o formato e a disposição angulada dos botões fez com que o controle fosse considerado desajeitado, e a reação dos fãs da empresa foi extremamente negativa. A Sony decidiu, então, apenas melhorar o design do Dualshock, tornando-o sem fio, com L2 e R2 analógicos e com controle de movimentos.

O bumerangue do PS3 foi e não voltou... (Foto: Divulgação)O bumerangue do PS3 foi e não voltou... (Foto: Divulgação)

O controle de corrida com dial para PSone

Se você acha o controle do Nintendo 64 estranho, tem que conhecer o Jogcon. Desenvolvido pela Namco, o controle foi criado especialmente para o ótimo Ridge Racer: Type 4, sucesso do PSone. Ele possui um grande dial no centro, que funciona como um preciso volante para o carro. Além disso, o controle foi um dos primeiros a apresentar função de vibração, que acompanhava a aceleração e as batidas do carro.

Não confundir este controle com um telefone... (Foto: Divulgação)Não confunda este controle com um telefone... (Foto: Divulgação)

O Slime jogável para Dragon Quest

Criado pelo mesmo Akira Toriyama de Dragon Ball, Slime é o mascote da franquia Dragon Quest – da Square Enix – e, sem dúvida, seu personagem mais popular. Sabendo disso, a Hori (uma das líderes mundiais em acessórios para games) criou o engraçado controle abaixo, perfeito para a estante do fã. Ao virar de cabeça para baixo, esta réplica vira um DualShock para PS2, totalmente funcional. Resta saber se, por ser tão redondo, os jogadores não o derrubavam com frequência.

Os fãs de Dragon Quest curtiram este Slime (Foto: Divulgação)Os fãs de Dragon Quest curtiram este Slime (Foto: Divulgação)

O teclado em 'tamanho real' para o GameCube

Acha que o gamepad do Wii U é grande demais? Conheça este enorme controle com teclado QWERTY integrado que a Sammy inventou para o GameCube. Sua função principal era tornar mais prática a comunicação em jogos como Phantasy Star Online. Pesado, o teclado usava dois dos quatro plugues para controles do console para funcionar, e nunca foi vendido oficialmente fora do Japão.

O teclado em tamanho convencional para o GameCube (Foto: Divulgação)O teclado em tamanho convencional para o GameCube (Foto: Divulgação)

O controle de NES para jogar com a boca

Este certamente é estranho, mas foi criado por uma ótima causa. O controle Hands Free, desenvolvido pela própria Nintendo para o NES, era uma solução para jogadores portadores de necessidades especiais. Ele era literalmente vestido, como um colete, e apresentava um stick especial para o queixo, que controlava o direcional, e um inusitado canudinho: soprar ativava o botão A, e sugar ativava o botão B.

Sim, ele permite jogar sem utilizar as mãos. (Foto: Divulgação)Sim, ele permite jogar sem utilizar as mãos. (Foto: Divulgação)

O vibrador de Rez

Rez, game que mistura elementos de tiro e ritmo, foi uma das experiências mais imersivas do início dos anos 2000 (foi lançado para PS2 e Dreamcast). A jogabilidade era tão integrada às fortes batidas musicais, que uma edição especial do jogo continha o Trance Vibrator, um aparelho ligado ao console via USB que vibrava junto com as batidas. De fato, não dá para controlar o jogo com ele, mas sim sentir na pele a resposta da música.

O vibrador de Rez foi muito mal-interpretado (Foto: Divulgação)O vibrador de Rez foi muito mal-interpretado (Foto: Divulgação)

O headset com mira a laser da Konami para o NES

A visão de futuro nos anos 80 era algo único. Para quem não estava satisfeito com o Zapper, a pistola do NES para jogos de tiro como Duck Hunt, a Konami criou o LaserScope. Praticamente um capacete com fones de ouvido, o acessório possuia um visor com mira a laser para a TV e um microfone que exigia que você gritasse “fogo” quando quisesse atirar. Também era possível destacar o microfone e usar o acessório como fones de ouvido comuns. Você usaria?

O headset com mira a laser da Konami para o NES (Foto: Divulgação)O headset com mira a laser da Konami para o NES (Foto: Divulgação)

A espada para Onimusha 3

A Hori ataca novamente, desta vez atirando a ergonomia pela janela. Lançado por 150 dólares, este é Katana: The Soul, um controle em forma de espada para ser jogado com Onimusha 3, no PS2. Os botões, na verdade, ficam na ‘bainha’ da espada, e são dois objetos independentes. Não dá para dizer que não tem estilo, mas é difícil imaginar o conforto em jogar com todos os botões, direcional e analógicos posicionados na mesma linha (L1, L2, R1 e R2 estão, felizmente, do outro lado).

A estranha espada para jogar Onimusha 3 (Foto: Divulgação)A estranha espada para jogar Onimusha 3 (Foto: Divulgação)

A motosserra para Resident Evil 4

Estilo, com certeza, esse controle em forma de motosserra para Resident Evil 4 tem de sobra. Desenvolvido pela NubyTech, o joystick possui versões para GameCube e PS2, cada um com os botões similares aos de cada controle. Foi criado como uma réplica da motosserra usada por inimigos do jogo, o Dr. Salvador e as Irmãs Bella. O problema é que o formato de “caixa” deixou os botões muito afastados uns dos outros, sem falar no peso e no tamanho desta peça. É um item de colecionador, sem dúvida, mas muito pouco prático.

O sangrento controle-motossera de Resident Evil 4 para o Gamecube (Foto: Divulgação) (Foto: O sangrento controle-motossera de Resident Evil 4 para o Gamecube (Foto: Divulgação))O sangrento controle-motossera de Resident Evil 4 para o Gamecube (Foto: Divulgação)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lawrence Teixeira
    2013-04-04T14:56:30

    @Claudio Silva Eu comprei os meus em uma promoção que a loja estarland fez a uns 3 anos atras, paguei 9 dolares em cada! Eu dei uma pesquisada e no site da amazon ta 69 dolares. Pesquisa na estarland, aqui no trabalho não consigo acessar, a loja é de inteira confiança.

  • Attila Justo
    2013-04-03T17:05:41

    vibrador de Rez SHUahusUHASHUAhushuaSUHa SAFADINHOSS !!!!

  • ALEXANDRE IGOR
    2013-04-03T14:47:14

    Bizarro!!!

  • Drk Dz
    2013-04-03T13:04:08

    Um dirigente do São Paulo Futebol Clube comprou todos os exemplares disponíveis do "vibrador de Rez", graças a uma confusão gerada por um pedido de um jogador clube...

  • Tiago
    2013-04-03T12:36:50

    Muito hilário!

  • Attila Justo
    2013-04-03T17:07:57  

    Vibrador de Rez ligavo direto na tomada !!! os paulista piraaaaa

    recentes

    populares

    • Attila Justo
      2013-04-03T17:07:57  

      ouvi dizer que carioca gamer prefere ser chamado de gaymer e só joga com controle de atari adaptado, é verdade???

  • Alan Rocha
    2013-04-03T14:02:43  

    "fugindo dos padrões estabelecidos pelo DualShock..." Ta louco? O Dual Shock trás os "Top" Buttons" do supernintendo, o sistema de vibração visto no rumble pack do N64 dentre outras coisinha copiadas de controles de outras plataformas. Não estabeleceu pdarão nenhum! Fez foi copiar padrões já estabelecidos!

    recentes

    populares

    • Alan Rocha
      2013-04-03T14:02:43  

      e ainda é pequenino e desajeitado, o controle do xbox conseguiu dar conforto a esses padrões.

  • Antonio
    2013-04-03T12:07:12  

    De todos o mais interessante é o Hands Free para NES. Infelizmente hoje em dia não vemos esta atenção das empresas responsaveis pelos consoles e até dos estudios dos jogos para ter algum dispositivo para deficientes. Tem um video no youtube de um rapaz cego que joga zelda pelo som, mas para isso ele teve que fazer uns aparatos (com ajuda é claro). Então é possivel proporcionar diversão aos deficientes, só falta interesse das empresas em lançar acessorios para isso e dos estudios em criar interfaces para estes acessorios. Para muitos que podem jogar sem problemas isto pode ser besteira :(

    recentes

    populares

    • Antonio
      2013-04-03T12:07:12  

      uma idéia seria desabilitar o entendimento dos braços em jogos de dança no kinect, para pessoas sem braços jogarem de igual pra igual e assim por diante, desde que se olhe com interesse, dá pra adaptar muita coisa.

  • Mario Vincenzi
    2013-04-03T11:57:28  

    melhor controle de todos os tempos: SUPER NES

    recentes

    populares

    • Mario Vincenzi
      2013-04-03T11:57:28  

      Verdade, o R e L superiores praticamente obrigou a Sega a colocar mais 3 botões no Mega Drive, o SNES tinha um controle muito afrente de seu tempo.

    recentes

    populares

    • Mario Vincenzi
      2013-04-03T11:57:28  

      SNES é elite, pior de todos mesmo era o controle do MASTER SYSTEN

  • Robson Malaquias
    2013-04-03T11:25:53  

    E por acaso o controle dos PS2, PS3 e PS4 são anatômicos né?! Seja uma criança e jogue com o controle da Sony...horrível!

    recentes

    populares

    • Robson Malaquias
      2013-04-03T11:25:53  

      fanboy magoado, nunca dá o braço a torcer, eu entendo...

    recentes

    populares

    • Robson Malaquias
      2013-04-03T11:25:53  

      Show era o do ATARI e o do SUPER NINTENDO

  • Lawrence Teixeira
    2013-04-03T10:02:13  

    Tenho 2 controles desse slime, um que jogava e outro lacrado pra coleção. Apesar de estranho, ele é bem ergonomico, mas jogar por muitas horas(o que sempre acontece com RPG, como o DQVIII), a mão fica um pouco dolorida.

    recentes

    populares

    • Lawrence Teixeira
      2013-04-03T10:02:13  

      esse Lawrence tem o maior jeito que tem o vibrador de rez tambem mais ta la dentro !!!

    recentes

    populares

    • Lawrence Teixeira
      2013-04-03T10:02:13  

      cara, não achei esse controle pra vender por aqui, por não ter muita confiança em comprar importado pela net eu quero saber se você já o encontrou e qual o valor em média?

  • Igor Carvalho
    2013-04-03T15:21:27  

    FALTOU A VARA DE PESCAR DO DREAMCAST, ERA SHOW!

    recentes

    populares

    • Igor Carvalho
      2013-04-03T15:21:27  

      Esse era safadinho!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Igor Carvalho
      2013-04-03T15:21:27  

      HUMMMM VC GOSTAVA DA VARA DO DRAMCAST ,E JOGAVA SEM AS MÃOS SAFADO