Sistemas Operacionais

23/04/2013 17h02 - Atualizado em 23/04/2013 17h07

Depois de 9 anos, Canonical deixa de distribuir o Ubuntu em mídia física

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Canonical decidiu deixar de lado a distribuição de seu principal protudo, o Ubuntu para desktops, em mídias físicas. Depois de 9 anos, a desenvolvedora interrompe o sistema que possibilitava a usuários do mundo todo acesso a discos com as mais recentes edições do Ubuntu.

A partir de agora, Ubuntu só poderá ser obtido via download (Foto: Reprodução)A partir de agora, Ubuntu só poderá ser obtido via download (Foto: Reprodução)

Durante muitos anos, a Canonical seguiu um modelo comum aos outros desenvolvedores de distribuições Linux: simpaticamente, a empresa enviava a qualquer parte do mundo, sem cobranças, cópias do seu sistema operacional. Com o tempo, essas cópias passaram a ser oferecidas mediante uma pequena quantia. Agora, com o Ubuntu 13.04, a Canonical encerra de vez o modelo.

Isso restringe a distribuição do sistema operacional da britânica Canonical à Internet. Quem quiser aproveitar as evoluções no Ubuntu terá de fazer download de uma cópia da plataforma. Método que já é bem difundido e o preferido entre os consumidores.

Apesar de encerrar a distribuição em caráter oficial do sistema por meio de mídias físicas, vale lembrar, nada impede o usuário doméstico de gerar suas próprias cópias do sistema livre em DVDs e até em unidades USB.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Olacir Oliveira
    2013-04-24T21:29:54

    Hoje quase todo mundo tem acesso a uma conexão banda larga, pode não ser grande coisa, mas da pra baixar o Ubuntu tranquilo, e quem não pode, baixa na casa de um amigo, ou em alguns foruns, os usuarios enviam CD's com o OS gravado, basta pedir e combinar sobre o frete.