Internet

04/04/2013 14h07 - Atualizado em 04/04/2013 16h52

Facebook Home muda totalmente a cara do Android; HTC First será o primeiro a usar

Allan Melo
por
Da redação

Apesar de começar o evento anunciando "nós finalmente vamos falar sobre o telefone do Facebook", o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, mostrou algo muito mais ousado em um evento nesta quinta-feira (4): o Facebook Home. O novo aplicativo faz uma personalização agressiva nos telefones com Android, mudando praticamente todo o visual do sistema para que o usuário tenha uma interação completa com os seus amigos e sua timeline.

Além do visual, a rede social apresentou um programa de parceria com diversas fabricantes para lançar smartphones com o novo visual por padrão, e o primeiro deles será o HTC First, um telefone de US$ 99 compatível com redes 4G.

Facebook Home, o novo launcher da rede social para smartphones e tablets Android (Foto: Divulgação)Facebook Home, o novo launcher da rede social para smartphones e tablets Android (Foto: Divulgação)

Depois de inúmeros rumores sobre o possível lançamento de um smartphone, a rede social enfim revelou seus planos para este mercado. A ideia de Mark Zuckerberg é trocar a cara dos telefones com Android - o sistema móvel do Google -, colocando um visual completamente readaptado por eles.

Facebook Home, a nova cara do Android lançada pela rede social, muda o modo de usar smartphones (Foto: Divulgação)Facebook Home, a nova cara do Android lançada
pela rede social, muda o modo de usar smartphones
(Foto: Divulgação)

Quando poderei baixar o Facebook Home no meu Android?

Se você tem um smartphone Android, em breve poderá usar o Facebook Home de graça. Oficialmente ele estará disponível a partir do dia 12 na loja de aplicativos Google Play, mas apenas cinco dispositivos serão compatíveis: HTC One X, Samsung Galaxy S3, Galaxy Note 2, Galaxy S4 e HTC One. Zuckerberg prometeu que novos dispositivos serão adicionados a lista de compatibilidade com o tempo, assim como novas melhorias serão adicionados ao longo do ano.

Entenda melhor o que são os launchers e personalize seu celular ou tablet Android

Entenda o Facebook Home

O Facebook Home nada mais é um aplicativo que mudará o visual do Android; um "tema", como chamávamos antigamente. Graças às funcionalidades abertas pelo Google em seu sistema, é possível baixar outros aplicativos que substituem certas funções do telefone, como a tela inicial e a tela de bloqueio. Nesta modificação, o Facebook priorizou a interação com o conteúdo da rede social e com os seus amigos, diminuindo, por outro lado, o destaque dado aos aplicativos.

- Cover Feed: uma nova cara para a lock screen

Facebook Home (Foto: Divulgação)Facebook Home faz uma personalização grande no Android (Foto: Divulgação)

Uma das modificações mais notáveis está na chamada "Cover Feed", um substituto para a tela de bloqueio do telefone. A aposta do Facebook é usar esta tela para mostrar a sua timeline.

Menu Home será totalmente editável (Foto: Reprodução/Facebook)Menu Home será totalmente editável (Foto:
Reprodução/Facebook)

Por ela é possível curtir e comentar os status e as fotos dos seus amigos, bastando empurrar a tela para os lados para navegar pelas novidades dos seus amigos.

O que você achou do Facebook Home? Gostou? Odiou? Vai usar? Compartilhe sua opinião!

O menu de aplicativos continua muito parecido com a do Android original, apenar de muito mais simples e menos poluído. Ali, também, foi colocado algumas opções de interação com a rede, com botões para atualizar o status, postar fotos e dar check-ins.

Outras funcionalidades não apresentadas, como a galeria de fotos, o aplicativo de câmera e o menu de configurações, continuam iguais aos originais do Android. Este tipo de aplicativo não é capaz de mexer internamente na estrutura do sistema.

Mensagens serão prioridade na nova modificação

Experiência Home permite trocar mensagens sem sair de outros aplicativos (Foto: Reprodução/Facebook)Experiência Home permite trocar mensagens sem sair de outros aplicativos (Foto: Reprodução/Facebook)

Além do novo visual, a interação com as mensagens foi repensada no Facebook Home. Para isso, inventaram uma espécie de widget - um pequeno recurso interativo que ocupa apenas uma parte da tela -, capaz de criar pequenos balões de conversação sobre os aplicativos.

Saiba tudo sobre o Facebook Home, o launcher para Android da rede social

Assim, quando algum amigo seu te mandar um SMS ou uma mensagem pelo Messenger, do Facebook, será exibido um pequeno balão de interação com uma foto do contato e o número de mensagens enviadas. É possível movêr este balão para qualquer canto da tela, e ao clicar sobre ele será possível ter acesso a um chat, onde você poderá respondê-lo sem fechar o aplicativo que você estava usando.

HTC First é o primeiro telefone a adotar o visual do Facebook

HTC First será o primeiro com o Facebook Home, mas não chegará ao Brasil (Foto: Divulgação)HTC First será o primeiro com o Facebook Home, mas não chegará ao Brasil (Foto: Divulgação)

Apesar de não ser oficialmente o "telefone do Facebook", o novo HTC First, anunciado durante o evento, será o primeiro smartphone a adotar a nova personalização de forma padrão. O HTC será compatível com 4G e será vendido a US$ 99 a partir do dia 12 de abril.

HTC First vem pro Brasil? Vale a pena importar? Tire suas dúvidas sobre este smartphone

O HTC First é apenas o primeiro telefone a adotar este novo estilo. No evento, Mark Zuckerberg explicou que a personalização para Androids estará disponível para vários dispositivos, e que diversas fabricantes criarão seus próprios smartphones com o visual do Facebook por padrão.

Outro dado interessante a respeito do First é que, além de ser o primeiro modelo que já traz o launcher do Facebook de fábrica, o smartphone também será o pioneiro a vir com o app Instagram pré-instalado no sistema.


Rumores

O Facebook já havia garantido que grandes novidades para a plataforma móvel do Google seriam anunciadas, mas ao longo da semana vazaram imagens das atrações da ocasião. Na terça-feira (2) chegou a vazar imagens do HTC First, e na quarta, imagens do launcher. As três fotos mostraram uma prévia do que conhecemos hoje, com uma interface bem parecida com o Android "puro" do Google, mas com algumas funções extras do Facebook.

Histórico

Os rumores sobre o lançamento de um smartphone produzido pelo próprio Facebook já figuram na mídia internacional há mais de dois anos. A maior parte das notícias indicavam que a rede social entraria no mercado de hardware, assim como fez a Amazon com o lançamento do Kindle Fire. Em julho de 2012, no entanto, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, calou as especulações declarando que “Não faria muito sentido” lançar um aparelho.

Vale a pena instalar o Facebook Home no Android? Dê a sua opinião no fórum!

Na mesma época da declaração, o Facebook já dava sinais de que investia pesado nos dispositivos móveis. A rede social havia acabado comprado o Instagram, e pouco depois anunciou uma parceria com a Apple, colocando sua rede no coração do iOS, com compartilhamento de imagens e status nativo no sistema.

No mercado, já era sabido que metade dos acessos de seus usuários tinham como origem os smartphones e celulares. Mas havia um grande problema que eles não solucionavam: o Android. O evento de hoje teve a função de mostrar o que a rede social preparou para este sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Ferraz
    2013-04-04T14:56:30  

    O final do Facebook será igual ao Orkut: Esquecimento!

    recentes

    populares

    • Luciano Ferraz
      2013-04-04T14:56:30  

      Felipe Linschoten Toda febre passa, seu prego!

    recentes

    populares

    • Luciano Ferraz
      2013-04-04T14:56:30  

      Luciano Ferraz, que febre meu caro? O Facebook foi criado em 2004, ou seja, há NOVE anos. O Orkut tb é do mesmo ano.

  • Antonio Tanoeiro
    2013-04-04T17:21:39

    Não muito obrigado eu prefiro o Android puro do Nexus e as customizações feita pela algumas fabricantes que não muda radicalmente a cara do Android como esse do Face mudou. Seu eu compro um Smartphone por causa do Android porque eu vou fazer essa besteira de trocar a cara dele assim? Se o iOS e WP permitisse eles queriam fazer a mesma coisas, se eles querem um Sistema operacional móvel com a cara do Face que eles mesmos criam um novo do zero.

  • André
    2013-04-04T16:26:01  

    Quando será que muda no iPhone? Parece bem interessante.

    recentes

    populares

    • André
      2013-04-04T16:26:01  

      ¬¬ Desde quando iphone tem launcher?

    recentes

    populares

    • André
      2013-04-04T16:26:01  

      Luiz Glastony Desde quando inventaram jailbreak ;) Aliás tenho acesso a coisas melhores do que as oficiais de ios e android =D

  • Marcelo
    2013-04-04T16:11:47

    :S só eu achei totalmente sem sentido coloca a sua timeline na lock screen??? se alguem pega seu celular... vai poder ver a timeline... comentar.. curtir.. sem nem coloca uma senha... sem conta que vai ser o maximo da propaganda... vc pega seu celular pra desbloquea e ta la na primeira tela.. "Post Patrocinado" com alguma propaganda.. :S

  • Ricardo Santos
    2013-04-04T15:47:40

    showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  • Marujin777
    2013-04-04T15:13:14

    é pra rir isso aew

  • Vandré Silva
    2013-04-04T14:14:51

    SHOW!

  • Luiz Glastony
    2013-04-04T16:52:02

    Muito me admira o Google deixar o facebook lançar este launcher. A rede social Google + tem crescido e seu aplicativo é muito superior ao concorrente. Infelizmente, com o fracasso do orkut e a popularidade do facebook a google perdeu seus usuarios. O facebook nos EUA tem perdido audiencia para o twitter, aqui no BR a rede social não tem tanto poder como lá fora. A idéia do Mark é conquistar esta audiencia perdida e ganhar dinheiro com os smartphones que vendem como água em qualquer lugar do mundo. Eu considero uma jogada arriscada para o Google, mas para o Facebook é uma jogada de mestre.

  • Godofredo
    2013-04-04T16:51:22

    i eu aqui quase deletando meu facebook

  • Anderson Silva
    2013-04-04T16:49:04

    Não falo sobre esse lance de Iluminati. Mas é óbvio que toda essa integração pode sim ser usada como mecanismo de acompanhamento das pessoas. Existem dois tipos de idiota: " Os que acreditam em tudo e os que duvidam de tudo". A história nos ensina que as elites sempre fizeram uso de métodos covardes para alienar e asfixiar movimentos ideológicos. VAMOS ESTUDAR , GENTE!! Não é só duvidar de tudo. O SISTEM É TÃO INTELIGENTE QUE CONSEGUIU COLOCAR NA CABEÇA DE VCS, QUE TUDO É LINDO E BEM INTENCIONADO. LEDO ENGANO.

  • Miseravão
    2013-04-04T15:58:51  

    Facebook acabou de lançar um telefone feito pra quem só precisa se comunicar em 4G, manter-se conectado à sua lista de contatos, pagável com 14 horas de trabalho ($100) de salário mínimo americano ($7,25/h)... Não pode olhar isso com a realidade brasileira, o Brasil não é exemplo nem referência pra nada, isso é produzido para americanos, e o Facebook fez uma jogada incrível.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-04-04T15:58:51  

      Concordo demais! O lance das ligações gratis deles pelo messenger é para internet rápida, coisa que aqui só irá chegar na geração 7G. Pq agora que receberemos o 3G supostamente com o nome de 4G. Brasil precisa investir muito em tecnologia pra ter espaço.

  • Miseravão
    2013-04-04T15:01:44  

    100 dólares, tô vendo ações dos concorrentes desabarem (não falem de Brasil, Brasil só pega a sucata superfaturada e tem mercado ridículo para tops).

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-04-04T15:01:44  

      Alex Dantas , e daí, iPhone quando lançou também não tinha e era vendido aqui sim.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-04-04T15:01:44  

      $100 dolares no pais que iphone 5/samsung galaxy custam 199... Lumia 920 $99... etc... Esses preços são subsidiados.. com contrato de 2 anos com a operadora... vendido sem subsidios deve vir pelo preço de um iphone 4S... ou outro celular caro...

  • Henrique Fomgy
    2013-04-04T16:57:52

    Criar não, melhorar apenas.. genial ...

  • wagner junior
    2013-04-04T17:09:17  

    Facebook acabou se tornando a "vida" das pessoas... muitos preferem viver no computador onde tudo é status do que sair para a rua e viver realmente a vida! Chega desse vício !

    recentes

    populares

    • wagner junior
      2013-04-04T17:09:17  

      Concordo plenamente. Quanto mais tempo agarrado nisso, menos tempo as pessoas tem pra pensar sobre o sistema. Essa é a grande jogada.. mas as pessoas não conseguem enxergar, infelizmente.

  • André
    2013-04-04T17:04:26

    já to enjoado de tdo que tem a ver com essa porr* de facebook...

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-04-04T16:24:14

    Eu nunca vou colocar interface do Facebook no meu Android. Essa rede social tem muito Zé Povinho, cheio de fifi ..... Se tá maluco

  • Anderson Silva
    2013-04-04T17:00:14

    A história nos mostra que muitas coisas que na época se tinham como "conspiração " de fato vieram a acontecer. Vejam que a Policia , por exemplo, cansa de estabelecer ligações e escutas clandestinas, mesmo sendo algo ilegal. Como dizia Chorão: "Não seja mais um iludido,Derrotado e sem juízo". As conspirações sempre existiram.. lembra do caseiro que teve o sigilo bancário invadido na caixa economica federa, no caso Palocci. ACORDEM!! Elite trabalha para manobrar e dominar as massas. Isso sem falar dos casos que não vem a tona.

  • Paulo Cotta
    2013-04-04T23:28:29

    O Facebook é a rede social da vez, a diferença é que a companhia procura sempre se reinventar e fazer parte da vida do usuário cada vez mais. Se o conteúdo é pobre ou inútil, isso vai muito dos usuários que usufruem do serviço e o seu grupo de amigos. A proposta da rede social é interessante e a facilidade de comunicação com os amigos, o compartilhamento de idéias e mídias, fizeram do Facebook a potência que é hoje. Se o aparelho fará sucesso, só o tempo dirá.

  • Anderson Silva
    2013-04-04T19:31:10

    Face não é nada demais. Mas a mídia ,como sempre manipuladora, tenta vender a ideia de que é indispensável a vida das pessoas. No futuro, os jovens herdarão essa tendência como algo normal e já inserido em suas vidas. Ficarão cada vez mais tempo na frente do micro e deixarão ser atuantes. É mais uma ferramente pra manter a ignorância alheia.

  • Aislan Mattegi
    2013-04-04T19:21:35

    Não vejo a hora de instalar esse negocio no meu Nokia 1100 kkkkkkk

  • João Viana
    2013-04-04T18:59:55

    tava na Hora e Acho é pouco ainda, agora esperar para testar

  • João Viana
    2013-04-04T18:59:22

    Tava na hora

  • Wilso Santos
    2013-04-04T18:29:53

    meu pc tem como pagina inicial o facebook, e agora vou poder colocar no meu android tambem.

  • Vetadilma
    2013-04-04T17:31:34

    o facebook para android é todo bugado e consome uma memoria absurda. Imagina isso

  • Renato Silva
    2013-04-04T17:21:03

    ESPERO QUE FUNCIONE NO MEU MOTOROLA PT-550 ESTAVA DOIDO POR ESSE PROGRAMA