Fabricantes

22/04/2013 15h58 - Atualizado em 22/04/2013 15h58

Fujitsu cria dispositivo que digitaliza dados através do toque no papel

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

A Fujitsu está desenvolvendo um dispositivo capaz de reconhecer informações impressas em papel e digitalizá-las. De forma intuitiva, o usuário pode selecionar a região que deseja importar para apenas tocando na folha.

O sistema funciona com apenas uma câmera e um projetor (Foto: Reprodução/Cnet)O sistema funciona com apenas uma câmera e um projetor (Foto: Reprodução/Cnet)

O sistema utiliza técnicas de processamento de imagens para reconhecer o conteúdo. A interface desenvolvida pela Fujitsu usa apenas uma câmera, que observa os movimentos realizados pelo usuário (como a seleção de uma região em uma página de revista), e um projetor,  que, por sua vez, fornece uma resposta visual, facilitando a interatividade com o sistema.

O software utiliza complexos algoritmos para identificação dos dedos do usuário, recorte das imagens reconhecidos pela câmera, exibição pelo projetor em tempo real etc. O programa distingue automaticamente os objetos e regula seu sistema de coordenadas para capturar o conteúdo da melhor forma possível. Assim, é possível reconhecer tanto folhas planas quanto objetos curvos, como livros.

A ideia da empresa é fazer com que o sistema seja semelhante ao funcionamento de uma tela sensível ao toque. O programa é capaz de identificar os gestos do usuário, bem como as pontas dos dedos, utilizadas para fazer as seleções. Para manipular um objeto, basta tocar no papel e escolher a área desejada, parecido com o movimento de seleção com um mouse.

A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. A empresa pretende liberar a utilização do equipamento para um grupo de pessoas, a fim de verificar quais problemas irão surgir. A Fujitsu deseja disponibilizar o produto comercialmente em 2014.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares