09/04/2013 09h24 - Atualizado em 09/04/2013 09h24

Google Glass inspira empresa a criar óculos para forças policiais

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

A empresa Taser International está lançando no mercado um dispositivo que, quando acoplado a um óculos, é capaz de gravar o áudio e o vídeo das ações de policiais. O dispositivo, chamado de Axon Flex, foi inspirados nos óculos inteligentes Google Glass, mas os objetivos na criação do gadget são bem diferentes.

axon-flex (620px)Axon Flex são óculos gravadores utilizados por policiais, inspirados no Google Glass (Foto: Divulgação)

O Axon Flex é uma câmera com amplo campo de visão desenvolvida para gravar as ações de policiais de acordo com o seu ponto de vista. Assim que as imagens são gravadas, os vídeos são enviados via bluetooth para smartphones com Android ou iOS e, em seguida, encaminhados através da conexão 3G para um serviço na nuvem da própria Taser, o Evidence. Esse serviço web foi desenvolvido para que os policiais possam baixar e categorizar as suas gravações, podendo até mesmo comprovar fatos relatados nas ocorrências em um tribunal.

Diferentemente do Google Glass, que tem um apelo mais social (compartilhamento de imagens, vídeos, alterações de status e vídeo chamadas), o Axon Flex tem o objetivo de proteger tanto o policial quanto os cidadãos.

Além disso, o dispositivo da Taser tem uma bateria que dura aproximadamente 12 horas, bem como uma câmera com ótima performance em ambientes com pouca luminosidade, comuns no cotidiano policial. É possível que, em poucos anos, essa tecnologia esteja sendo utilizada em massa pelos oficiais da polícia ao redor do mundo.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

A Taser é famosa por ter desenvolvido outra tecnologia: as pistolas elétricas. Estas armas, que são muitas vezes chamadas pelo próprio nome da fabricante, são não-letais e funcionam de forma que, ao atingem o alvo, liberam descargas elétricas que causam a imobilização do indivíduo.


Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexjunior Alves
    2013-04-10T10:48:46

    Ótima ideia!

  • Bruno Ramos
    2013-04-10T10:13:28

    Porque no Brasil não daria certo: Primeiro que a maioria das pessoas não tem smartphone. Segundo que o bluetooth descarrega a bateria até 3x mais rápido que o normal, ou seja, se você acordar 6 da manhã para trabalhar em até 8 horas sua bateria (sem usar o celular durante o dia) já teria acabado e por terceiro, porque o 3G é tão lento e limitado que seria impossível enviar arquivos com mais de 10mb para a nuvem. Sejamos coerentes, está ideia é ótima mas no Brasil é inviável. Não sou um tipo pessimista, ao contrário, apoio 100% este tipo de tecnologia e os estudos, porém sou realista.

  • Thiago Silva
    2013-04-09T10:25:46

    Se isso chegar no Brasil, os policiais vai dar um jeito de inutilizar o equipamento para não ter como comprovar a própria conduta violenta, que o mais comum nos dias de hoje.

  • Vetadilma
    2013-04-09T11:24:23  

    Isso é que é inovação, não é uma linha a mais de ícones.

    recentes

    populares

    • Vetadilma
      2013-04-09T11:24:23  

      Cala a boca, troxa

    recentes

    populares

    • Vetadilma
      2013-04-09T11:24:23  

      finalmente um comentário de uma gente que pensa. Iphone 5= Iphone 4ss... se é que me entendem hahaha