TV

04/04/2013 19h20 - Atualizado em 04/04/2013 19h20

Ministro avisa que sinal de TV analógica pode ser desligado em 2015

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro” desta quinta-feira (04), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o cronograma do governo prevê o desligamento do sinal analógico de TV para 30 de junho de 2016. No entanto, esse prazo pode ser antecipado para 2015. Segundo o ministro, o fim da transmissão analógica seria feito em apenas um dia, mas já está tramitando na Casa Civil uma proposta que faria o desligamento em três anos, antecipando o início para 2015 e indo até 2018.

Paulo Bernardo participou do programa "Bom Dia, Ministro"(Foto: Reprodução/ Antônio Cruz/ABr)Paulo Bernardo participou do programa "Bom Dia, Ministro"(Foto: Reprodução/Antônio Cruz/ABr)

Paulo Bernardo acredita que essa proposta seja mais razoável, porque assim a população poderia se preparar para a mudança. O ministro explica que as emissoras de TV já se adequaram à transmissão digital, mas ainda transmitem o analógico para dar conta de grande parte da população que não recebe o sinal de melhor qualidade: “Vamos estimular a compra de TVs digitais e conversores. É evidente que não podemos desligar o analógico se as pessoas ainda tiverem aparelhos antigos. A televisão é muito importante. Nós teríamos um problema social”

Na entrevista, o ministro tratou, ainda, da rede 4G e da digitalização do rádio. O prazo para que o 4G entre em operação é 30 de abril de 2013. No início, será obrigatório que o sinal cubra apenas 50% das seis regiões metropolitanas que receberão os jogos da Copa  das Confederações - Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife. Paulo Bernardo ressaltou que esse prazo será cumprido pelas empresas, já que se trata de uma cláusula do edital de licitação. Sobre a digitalização do rádio, o ministro diz que não há um plano. Estuda-se apenas a possibilidade de transformar emissoras AM em FM, passando-as para os canais 5 e 6 da radiodifusão.

Tem alguma dúvida sobre sinal de TV digital? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ibraim Lima
    2013-04-12T16:59:48

    Reproduzo aqui comentário que fiz mais cedo em outro lugar: Estende fim do sinal analógico pra 2018, e depois pra 2020, 2022, 2024... E sabe quando aquela cidadezinha do interior vai ter o primeiro canal digital? 2035! E sabe quando vai ter mais de um canal digital? Nunca!

  • Ederson Souza
    2013-04-12T12:33:02

    Desligar o sinal analógico? Duvido! A maior parte do país ainda nem sabe o que é tv digital, como é o meu caso aki no interiorzão de MG, aki não tem sinal digital e nem rede 3G, e pior, nem se fala em previsão de cobertura das regiões que não tem. Primeiro se preocupem em cobrir o país com o sinal digital e só DEPOIS desligar o analógico, a não ser que queiram que o povo não assista tv...

  • Leandro Oliveira
    2013-04-05T23:20:08

    O governo vai criar o "Bolsa TV", já que estes televisores já são caros e com esta notícia não precisa ser economista para saber que o preço vai subir mais ainda[ SERÁ QUE O GOVERNO VAI GANHAR ALGUMA 'COISA' COM ISSO, JÁ QUE A VENDA DE TV's VAI AUMENTAR ABSURDAMENTE? SERÁÁÁ!!]. Além disto as emissoras de canais abertos estão preparadas para isto?????

  • André Nozawa
    2013-04-05T19:34:06

    Desliga já essa me**da.

  • Everton Sr
    2013-04-05T16:19:49

    Mas isso é muita safadeza! Aqui em casa , com TV de Led, fina, de mais de R$3000 chega sianl só da Globo(Tv Diário que é vizinha) e da Band. O resto não chega! As Tvs farão pressão, pois elas não investem em tecnologia pra transmitir o sinal digital direito, e nem o Governo cobra delas. Sem o sinal analógico, as Tvs perderão audiência. Fora que o site oficial da tv digital nem tem como reclamar da má transmissão.

  • Jefferson Azevedo
    2013-04-05T10:18:39

    A recepção de sinal de tv no Brasil daqui a pouco será totalmente paga, tendo em vista a ausência de interesse por parte das emissoras e afiliadas de tv em disponibilizar antenas transmissoras de sinal de tv digital. Se no Rio de Janeiro está ruim a recepção imagina no interior do Brasil o pobre trabalhador que não tem direito à comida também não terá, a informação mas é essa a ideia do governo federal quanto mais o povo ficar ser informação melhor para eles, assim ninguém fica sabendo das PIZZAS de Brasília.

  • Rafael Souza
    2013-04-05T10:09:50

    Brasil , Brasil , Brasil , sempre tem alguém levando "um" por fora. E para as pessoas que não possuem TV com Tecnologia digital ? Vão ganhar do governo ? é triste... =/

  • Radames Silva
    2013-04-04T22:55:20

    Sim! "A TV é muito importante" atravez dela, deixamos o povo ignorante, que a prioridade número 1 do governo.

  • Kleber Alves
    2013-04-04T20:53:33

    Infelizmente o ministro não está correto ao afirmar que as operadoras já se adequaram à transmissão digital, e ainda posso afirmar que falta muito pra isso acontecer. Na minha cidade, por exemplo, só temos sinal digital na região central e ainda assim, somente uma emissora. É hora de cobrar mais das emissoras antes de exigir que as famílias brasileiras se joguem no desenfreado consumismo, para adquirir, as ainda tão caras TVs digitais, que corre o risco de se tornarem obsoletas muito antes do tão sonhado sinal, chegarem a nossas residências.

  • Marcelo Pires
    2013-04-05T09:02:15  

    querem forçar o povo a comprar tv novas mas não dão incentivo reduzindo os impostos sobre os produtos,e não querem forçar as emissoras a melhorar a qualidade do sinal digital que em muitas localidades como o interior por exemplo ainda esta fraco.

    recentes

    populares

    • Marcelo Pires
      2013-04-05T09:02:15  

      concordo contigo aqui em Jacarepaguá (Freguesia) Rio de Janeiro a Tv digital aberta só recebe sinal da Globo.

  • Ralph Rangel
    2013-04-04T22:43:14  

    A Globo vai deixar? Já pediu hein ministro?

    recentes

    populares

    • Ralph Rangel
      2013-04-04T22:43:14  

      A Globo já tá digital em quase todo o Brasil, patrocinada pelo governo, agora o governo vai fazer o bolsa-TV e a família Marinho fica quieta.

  • Michely Bastos
    2013-04-05T06:58:47  

    o que o Kleber Alves comentou esta correto se nas próprias capitais algumas emissoras mal conseguem transmitir sinais digitais abertos, imagina no interior dos estados onde não tem nenhum sinal digital aberto, o que o governo quer que todos pequem HDTV Via satélite fechada para poder ver televisão?

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-04-05T06:58:47  

      Estou achando que daqui algum tempo os sinais de tv vão ser apenas por assinatura, tendo em vista o grande número de antenas parabólicas de tvs por assinatura aqui em Jacarepaguá Rio de Janeiro.