Celular

30/04/2013 15h26 - Atualizado em 30/04/2013 15h26

Presidente da BlackBerry afirma que tablets estarão ‘mortos’ em 5 anos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, afirmou que os tablets serão inúteis daqui a cinco anos. A declaração, feita durante conferência promovida pelo Milken Institute, em Los Angeles, além de polêmica, praticamente põe fim à expectativa de que a fabricante lance uma nova versão do PlayBook, tablet da BlackBerry.

Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)

O PlayBook, que nunca foi um sucesso de vendas, foi severamente criticado na época de seu lançamento por não vir com serviço de e-mail integrado. Em 2012, um ano após a estreia, a empresa amargou um prejuízo de 485 milhões de dólares pelo péssimo desempenho nas prateleiras, tendo sido obrigada a reduzir o preço pela metade.

“Talvez exista (um aparelho) com tela grande para a área de trabalho, mas não um tablet tal como ele é. Os tablets em si não são um bom modelo de negócio”, afirmou o executivo na conferência. 

A companhia tem certa tradição em fazer previsões catastróficas sobre tecnologias dos concorrentes. Vale lembrar que, em 2007, a ainda chamada RIM criticou o teclado touchscreen do iPhone, que acabava de ser lançado, dizendo que a funcionalidade não duraria muito tempo.

Qual o tablet com melhor custo-benefício do mercado? Confira as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

O CEO à época, Mike Lazaridis, disse que o recurso tinha “sérias limitações quando se trata de digitação fácil”, completando que não havia ficado muito impressionado com o aparelho da Apple e que ele não seria uma ameaça ao sucesso do BlackBerry, líder no mercado de smartphones até então.

Contudo, o que se viu nos anos seguintes foi justamente o contrário: enquanto a empresa de Cupertino lidera a venda de celulares ao lado da Samsung, com 17% e 33% do mercado, respectivamente, a participação da BlackBerry caiu para apenas 3,2% no último trimestre, mesmo com o lançamento do sistema operacional BlackBerry 10.

Via BGR

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Loopi
    2013-05-07T18:11:37

    eu acho que o tablets não morrerão daqui em 5 anos. eu sempre tive um note book e hoje com certeza o tablet é bem mais em conta do que um note book. ele é pequeno e de fácil acesso e locomoção. hoje eu não troco um tablet da samsung, motorola por um note book. justamente por suas peças de reposições serem caros demais e a bateria do note book esquenta muito e perde as forças rápidamente. e sem falar no tamanho que chama muito a atenção dos ladrões.

  • Kleber Oliveira
    2013-05-02T00:14:32

    Eu não tenho tablet, porem dizer que ele não tem utilidade é um absurdo, só de torna mais interessante o modo de consumir conteúdo já torna ele muito útil.

  • Android Google
    2013-05-01T23:02:47

    Assim como a blackberry morreu ha 5 anos atras.

  • Luiz Paula
    2013-04-30T23:59:47

    Eu particularmente também não sou fã de tablet. Mas cada tem sua necessidade, em termos de livro ainda prefiro ter o de papel mesmo.

  • Cristiano Palmer
    2013-04-30T23:14:01

    Os Tables não tem muita utilidade! Além de ler livros, revistas e jogar algum joguinho! No resto, um NETbook faz melhor (até nos joguinhos)

  • Gustavo Colosso
    2013-05-07T16:32:59

    Nunca fui fã de Blackbarry, em questão de inovação são os últimos a se atualizarem, mas apesar de tudo é um aparelho confiável, foi a moda daqueles aparelhos com teclado QWERTY físico, com relação a sensibilidade touch do Galaxy, HTC, Iphone, Optimus, Nexus etc... Isso mudou muito e em favor do preço desse Blackbarry acho um absurdo perto doque o android e o IOS tenha a oferecer, vai acontecer o mesmo que aconteceu com Windows Mobile, fracasso.

  • Pedro Reis
    2013-05-02T15:44:55

    Na verdade, queridos leitores, e redatora Raquel, a matéria está equivocada. A entrevista dada por Heins foi em um contexto muito mais específico do que vocês abordam, aliás, em nada me espanto com relação a este blog tão tendencioso que vocês construíram. Quando se trata de iphones as coisas são sempre às mil maravilhas. Na verdade, a entrevista do Heins à Bloomberg comentou que PARA O MUNDO CORPORATIVO os tablets estarão mortos em 05 anos, em razão de suas evidentes limitações de hardware e de progressão técnica. Para ele é um produto de entretenimento e não de trabalho. Simples assim.

  • Bruno Castanho
    2013-05-02T11:18:13

    Tablets de menta ?

  • Rafael Palma
    2013-05-02T09:02:50

    Na minha opinião, os tablets não irão morrer não. As limitações estão mais associadas ao sistema operacional em si e não no dispositivo. Analisando dispositivos com o surface e o transformer, dá pra imaginar na verdade a morte dos notebooks e não dos tablets nos próximos 5 anos. E sobre o comentário do teclado touch, infelizmente ele virou moda. Eu (pessoalmente) acho o teclado físico 100.000 vezes melhor de usar que o teclado touch, por mais conveniente ou bonito que o touch seja.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-04-30T21:03:24

    Tbm, com a Samsung lançando seus aparelhos cada vez maiores, quem vai querer tablet, não é? Mas ainda assim eu acho que esse cara daí morre antes dos tablets..

  • Fábio Lagoa
    2013-04-30T19:13:10

    esse cara é fraco demais para ser CEO

  • José Gonçalves
    2013-04-30T18:36:32

    Eu não acho Tablet nenhum aparelho útil, quero algo grande, mas nem tanto... Mas obviamente tem gente que gosta, isso vai de cada um. Esse cara é um maluco, recalcado por que seus lançamentos não tem mais engrenado...

  • Willy Milane
    2013-04-30T17:53:04

    Se esse ceo da BlackBerry não é um tapado, não sei o que ele é.

  • Marcelo Pires
    2013-04-30T17:00:39

    Este CEO da blackberry esta falando isso por que seu tablet foi um tremendo fracasso.

  • Adans Sobral
    2013-04-30T16:25:45

    Só americano usa, e gente que viaja pra lá e eles acabam convencendo que é bom.

  • Jaime Pinheiro
    2013-04-30T15:43:17

    Pessoal, por que a BlackBerry não faliu ainda? Quem usa essa porqueira deles?

  • Jaime Pinheiro
    2013-04-30T15:42:04

    Esses caras da BlackBerry são sem noção mesmo. Cada um mais fumado que o outro.

  • Luis Guimarães
    2013-04-30T19:41:18  

    Pode ser que sim, pode ser que não. Ou pode ser ao contrário. Só que não!

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-04-30T19:41:18  

      kkkkkkkkkk essa foi boa

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-04-30T19:41:18  

      Kkk.

  • Emerson Rodrigues
    2013-05-02T10:13:09  

    No meu caso já nasceu morto, após pensar muito, a até ficar alguns dias com um nas mãos, percebi que não é útil pra mim, e que não vou ter um tablete. Meu celular já me supre quando preciso estar móvel, e, em casa prefiro muito mais meu desktop com 2 telas de 24" e o conforto que ele me proporciona durante o uso.

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-05-02T10:13:09  

      Concordo plenamente, na minha opinião, tablets são inúteis, é apenas uma tecnologia feita pra quem gosta de estética...

  • Alexandre Lima
    2013-05-01T03:05:07  

    Não dá para usar um tablet como ferramenta de trabalho. Já pensou fazer planilhas pesadas no Excel, cheia de gráficos e figuras com um tablet? Sincerramente, não dá. Um Notebook ainda se faz necessário por sua capacidade de hardware (memoria, processador, armazenagem, dispositivos, etc.) confiança e produtividade, coisas que um tablet não faz e não tem expectativas de fazer...

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-05-01T03:05:07  

      Kleber Oliveira ,Planilhas de logística, entre outras atividades, são complexas, com muitos cálculos, muitos dados a serem lidos e muitos a serem alimentados isso todos os dias. Não é produtivo você ficar escrevendo sem um teclado. A capacidade de armagenagem, também é mínima. Memoria precisa para ser mais produtivo, fazendo 2 ou mais coisas ao mesmo tempo. Tablet é uma boa idéia para coisas mais simples, acessar internet, email, livros, pequenos filmes, pequenos arquivos, demonstrações, etc... O MARCELO DEFINIU PERFEITAMENTE. Creio que agora você entendeu.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2013-05-01T03:05:07  

      AINDA TEM A PARTE ERGONÔMICA, HAJA PESCOÇO.