26/04/2013 10h15 - Atualizado em 26/04/2013 10h15

Samsung desenvolve tablet que pode ser controlado pela mente

Leonardo Simões
por
Para o TechTudo

A Samsung trabalha em um projeto de tablet que parecia ser objeto de ficção científica. O aparelho, já sendo testado pela companhia, possibilita que o usuário controle diversas funções com a mente. Os comandos são captados por uma espécie de capacete, coberto de eletrodos EEG, que medem a atividade cerebral.

Samsung desenvolve tablet movido pela menteSamsung desenvolve tablet movido pela mente (Foto: Reprodução / DigitalTrends)

Além dos eletrodos que fazem a leitura da atividade cerebral, o usuário ainda precisa colocar um líquido na cabeça que entra em contato direto com esses fios. Segundo os cientistas, o sistema permitiu que os usuários acessassem diferentes funções do tablet, inclusive um aplicativo de músicas, que selecionou, reproduziu e até pausou faixas específicas.

O protótipo sendo testado pela Samsung atualmente é um tablet Galaxy modificado. Para que os comandos sejam realizados, o usuário precisa se concentrar em um ícone que fica piscando na tela até que o mesmo seja selecionado. Os testes tiveram de 85% a 95% de acertos.

Quais são as tecnologias que você espera ver um dia em um smartphone? Conheça as ideias dos usuários no Fórum!

O objetivo principal do aparelho controlado pela mente, porém, não é simplesmente criar uma nova forma de se utilizar gadgets, mas sim auxiliar portadores de deficiências físicas. Para o pesquisador da Samsung, Insoo Kim, a “adição de novas tecnologias possibilitarem formas mais ricas de interação entre o smatphone e o usuário”.

Via Digital Trend

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juca Souza
    2013-05-29T13:48:15

    Muito showwww....Samsung inovando como sempre...imagino milhares de pessoas nos hospitais em estado vegetativo podendo usar esse tablet sozinhas e ganhando um pouco de entretenimento, leitura etc...e se duvidar até ajudando no tratamento...é por esse tipo de pesquisa que o mundo precisa...

  • Japonesaichi
    2013-04-26T18:10:14

    Gostei do capacete! Vou usar para controlar a minha moto Honda CB 500. Mas será que existe alguma lei de transito que não deixe usar nas ruas do Rio de Janeiro? Vou comprar no camelô hoje!

  • Japonesaichi
    2013-04-26T11:23:55  

    Parabéns pela iniciativa, este produto dificilmente trará lucros financeiros para a empresa mas o coloca num patamar respeitável perante ao público formador de opinião.

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T11:23:55  

      Sábias palavras pequeno gafanhoto.

    recentes

    populares

    • Japonesaichi
      2013-04-26T11:23:55  

      Beneficiará milhões...