Internet

31/05/2013 11h51 - Atualizado em 06/09/2013 10h36

Bacteriologista Julius Richard Petri é homenageado por Doodle do Google

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O bacteriologista Julius Richard Petri é o homenageado pelo Doodle do Google nesta sexta-feira (31), em comemoração ao seu 161º aniversário. A gigante das buscas criou uma animação interativa em seu logo, que faz referência a maior invenção desse que é considerado o Inventor da placa de Petri.

Julius Richard Petri é homenageado em doodle (Foto: Reprodução/Edivaldo/Brito)Julius Richard Petri é homenageado em doodle (Foto: Reprodução/Edivaldo/Brito)

Usada até hoje em laboratórios de todo mundo, a placa é um recipiente de vidro ou plástico que é usado para cultivar micro-organismos. No logotipo animado, são mostradas seis placas de Petri, cada uma com uma cultura de bactérias diferente.

O bacteriologista nasceu em Barmen, na Alemanha em 31 de maio de 1853 e estudou medicina na Kaiser-Wilhelm-Academia para Médicos Militares (entre 1871 e 1875), recebendo o diploma de medicina em 1876. Ele continuou os estudos no Hospital Charité em Berlim e serviu como médico militar até 1882, continuando como reservista posteriormente.

No período compreendido entre 1877 e 1879, Petri foi trabalhar para o Gabinete Imperial de Saúde em Berlim e se tornou assistente de Robert Koch. Ele inventou a chamada placa de Petri para poder fazer os trabalhos com cultura de bactérias em placa do laboratório de Koch. Com a invenção e os trabalhos feitos foi possível desenvolver a técnica de cultura em ágar para purificar ou clonar colônias de bactérias derivadas de uma única célula e graças a este avanço, foi possível identificar com rigor bactérias responsáveis por certas doenças.

Conheça também o Doodle que homenageou Leônidas da Silva, o craque que consagrou a bicicleta no futebol! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares