Fabricantes

09/05/2013 08h22 - Atualizado em 09/05/2013 08h22

Conceito de Citroen híbrido tem pneus que mudam de acordo com o clima

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Citroen DS BiRotor é um híbrido com estilo coupé, quatro portas e um chassi modular de alumínio, que otimiza peso, rigidez e segurança. O veículo conceitual foi desenvolvido pelo designer Jose Eduardo Sanchez para usar o que há de mais avançado em combustão e energia elétrica.

Citroen conceitual chama bastante a atenção (Foto: Reprodução/Yanko Design)Citroen conceitual tem pneus que mudam de formatação conforme o clima (Foto: Divulgação)

O carro tem pneus Michelin Variable Response, feito de uma borracha macia colorida envolta em uma borracha vulcânica mais dura. A roda é coberta com duas fibras de carbono, pressionadas uma sobre a outra. Tudo isso é aliado a um servomotor, que permite que a peça altere sua largura conforme as mudanças climáticas.

O sistema funciona da seguinte forma: quando chove, as lacunas da borracha são alteradas para direcionar a água de maneira mais eficiente. Com o chão seco, o material se fecha, tornando o pneu mais plano, duro e maior. Deste modo, é possível economizar combustível e personalizar o desempenho para as variadas situações que ele pode encontrar.

Citroen (Foto: Divulgação)Citroen DS BiRotor tem três motores(Foto: Divulgação)

Além disso, o DS BiRotor tem motor Wankel de 600cc e 140 CV de potência, conectado às rodas traseiras através de uma transmissão CVT.  A desvantagem do uso deste tipo de maquinário é compensada com a utilização de óleo orgãnico e biodegradável. Além disto, o veículo conta com um sistema que usa um tanque de aço e placas de aço inoxidável para gerar hidrogênio, a fim de injetá-lo no motor. Assim, haveria uma melhor combustão e geraria uma emissão mais baixa de poluentes.

Para tornar a eficiência ainda melhor, máquina conta também com dois motores elétricos de 30 CV, na parte frontal, energizados por dois supercapacitoresrecarregados constantemente. Há também um painel de gerenciamento de funções e energia no veículo. Com chassi extremamente leve e resistente, o Citroen DS BiRotor, caso saia do papel, se torná um pacote completo, com um bom desempenho, bastante economia, e claro, visual bem interessante.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Pina
    2013-05-11T11:13:25

    Carro no estilo Coupe com 4 portas? ai ai ai.. Eeeeeeee jornalismo Brasileiro... Daqui a pouco, Crossover vai virar Hatchback. TERRIVEL.

  • Eduardo Teodoro
    2013-05-09T13:02:44

    e para entrar nele!

  • Jobis
    2013-05-09T10:55:19  

    O meu pneu muda de acordo com o tempo....vive preto quando a coisa ta preta

    recentes

    populares

    • Jobis
      2013-05-09T10:55:19  

      Os da minha moto tambem.... se chove eles ficam molhados... e se faz sol eles ficam secos e quentes... nao vejo nada demais nesses pneus!!!