Internet

09/05/2013 10h51 - Atualizado em 09/05/2013 10h51

Conheça os melhores serviços de streaming de vídeo

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

Os serviços de streaming de vídeo são plataformas que permitem a transmissão online de conteúdo audiovisual e permitem que o usuário crie seu próprio canal. As ferramentas estão ganhando cada vez mais força entre os brasileiros e são várias as opções disponibilizadas para os internautas.

Por isso, o TechTudo listou os melhores serviços de streaming de vídeo. Confira na lista abaixo as características de cada um deles e escolha o melhor para suas necessidades.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

1. Justin.TV

Justin.TV é considerada a maior comunidade de streaming de vídeos. (Foto: Reprodução)Justin.TV é considerada a maior comunidade de streaming de vídeos (Foto: Reprodução/Justin.TV)

O Justin.TV foi criado por Justin Kan, que compartilhava seu dia-a-dia online por meio de gravações em tempo real com sua webcam. O site é considerado a maior comunidade online para pessoas que querem transmitir, assistir ou interagir com vídeos ao vivo. A equipe do Justin.TV mantem sua API aberta como forma de incentivar o público no desenvolvimento da sua plataforma.

O serviço tem um visual intuitivo e simples. Além da facilidade em transmitir o vídeo (com apenas um clique já é possível começar o processo), o Justin.TV raramente passa por situações de erros ou quedas. Apesar de contar com uma boa ferramenta de integração com o Twitter, o Justin.TV peca um pouco nos recursos disponíveis para o recurso em parceria com o microblog.

O serviço também não é totalmente gratuito. Em alguns países é preciso adquirir uma conta Pro para exibir qualquer vídeo nos horários de pico. O Justin.TV também está presente nos dispositivos móveis.

2. Livestream

O Livestream é uma das três maiores prestadoras de serviços streaming ao vivo. (Foto: Reprodução)O Livestream é uma das três maiores prestadoras de serviços streaming ao vivo (Foto: Reprodução/Livestream)

O Livestream é uma das três maiores prestadoras de serviços streaming ao vivo. Ele oferece uma página com diversos recursos de player e incorporação de vídeos, três opções de codificação livres e habilidades para realizar uploads de vídeos baseados em disco de importação e vídeos do YouTube. Tudo isso o deixa muito próximo de ser uma plataforma completa de vídeo online.

As ferramentas disponíveis pelo serviço dão liberdade para os usuários criarem e customizarem visualmente seus próprios canais. O Livestream conta com uma das melhores coleções de recursos de personalização de player.

Entretanto, a grande variedade de características pode acabar tornando difícil a navegação e usabilidade do site para alguns usuários. Além disso, o site não conta com uma forte integração com mídias sociais como ocorre em outros serviços do segmento. O serviço também pode ser usado nos dispositivos.

3. Ustream

O Ustream oferece uma versão de nível empresarial chamada Watershed e é usada pela Disney e Duke University. (Foto: Reprodução)O Ustream oferece uma versão de nível empresarial chamada Watershed e é usada pela Disney e Duke University (Foto: Reprodução/Ustream)

O Ustream tem apresentado um grande crescimento principalmente com eventos e parcerias com celebridades como Miley Cyrus. O serviço de vídeo ao vivo tem co-hosting, visualização de múltiplas transmissões, interação social e integração móvel com várias plataformas. Além disso, o serviço fornece uma API que permite o envio automatico das gravações feitas para sites como blip.tv.

O Ustream oferece uma versão de nível empresarial chamada Watershed e é usada pela Disney e Duke University. Também disponível para dispositivos móveis, ele ainda conta com características muito interessantes de pesquisa, fluxo social e controles avançados de áudio e vídeo.

Porém os usuários poderão encontrar dificuldade em diferenciar shows, destaques e outras variações de conteúdo. A diferenciação dos tipos de material não é muito clara.

4. LiveCast

O LiveCast trabalha com foco em streaming de conteúdo em dispositivos móveis. (Foto: Reprodução)O LiveCast trabalha com foco em streaming de conteúdo em dispositivos móveis. (Foto: Reprodução/LiveCast)

O LiveCast trabalha com streaming de conteúdo em dispositivos móveis desde 2005 e oferece serviços para empresas de grande porte como BBC, NBC, Toyota, etc. Apesar do seu intenso foco em transmissão mobile, o serviço começou a lançar ferramentas mais focadas no consumidor.

A empresa oferece soluções de qualidade e diferenciadas no que diz respeito a mobile, opções de conteúdo de alta qualidade e ferramentas baseadas em localização. Por outro lado, o serviço suporta apenas Windows Media ou QuickTime para reprodução dos vídeos.

Apesar do grande foco no segmento mobile o LiveCast não está disponível para dispositivos móveis de nenhum sistema operacional.

5. Google+ Hangouts On Air

O recurso de transmissão ao vivo do Google+ é uma das melhores opções em streaming de vídeo. (Foto: Reprodução)O recurso de transmissão ao vivo do Google+ é uma das melhores opções em streaming de vídeo. (Foto: Reprodução/Google+ Hangouts On Air)

Lançado em 2012, o recurso de transmissão ao vivo do Google+ é uma das melhores opções em streaming de vídeo. Além de contar com uma interface muito intuitiva e simples, o fato de estar já associado a uma rede social do nível do G+ torna o serviço muito mais acessível a todos os usuários.

Por ser parte de uma rede social, o conteúdo pode ser compartilhado com muita facilidade. Além disso, o serviço aceita textos, links, fotos e outros tipos de dados.

Entretanto, o Google+ Hangouts On Air não são uma boa opção para quem deseja realizar transmissões mais discretas. Pela forte integração com sites grandes como YouTube, os usuários podem querer buscar algo mais privado. Não há aplicativos móveis disponíveis para o Google+ Hangout On Air.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Santiago Rocha
    2013-05-10T19:55:47

    faltou falar de quais compensam mais para os brasileiros, já que este tópico é direcionado para eles (português, português moçada). acorda!