Jogos de ação

24/05/2013 09h31 - Atualizado em 06/11/2013 18h20

Counter-Strike Global Offensive ou CrossFire: veja qual é o melhor FPS

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Counter Strike: Global Offensive e CrossFire são dois famosos jogos de tiro online para PC. Os dois títulos possuem características próprias e legiões de fãs em todo o mundo. Por isso resolvemos apontar os prós e contras de cada um deles para que você possa escolher qual FPS se enquadra melhor ao que você procura.

Veja como jogar Counter Strike: Global Offensive.

Counter Strike vs. Cross Fire (Foto: Reprodução / TechTudo)Counter Strike vs. Cross Fire (Foto: Reprodução / TechTudo)

Preço: Gratuito vs. Pago

CrossFire tem como seu principal atrativo ser um jogo gratuito. Basta realizar o download, instalar, criar um registro fácil e começar a jogar. Com diversas salas sempre disponíveis e pouco tempo de espera por partidas, o jogo tem qualidades suficientes para agradar àqueles que não querem gastar nada para se divertir. Opcionalmente, CrossFire oferece a possibilidade de compra de benefícios com dinheiro real.

Já Counter-Strike: Global Offensive é pago e não é tão barato assim. No Steam, onde é vendido oficialmente pela sua produtora, a Valve, ele custa cerca de R$ 25, preço que supera o das versões originais. Contudo, por conta de seu preço, os jogadores que o compraram terão um jogo mais moderno que CrossFire, com mais funcionalidades e servidores oficiais mais bem trabalhados pela própria Valve.

A batalha dos gráficos

Neste quesito Counter-Strike: Global Offensive leva a melhor por ser um jogo lançado há menos tempo, mas também por conta do trabalho de mestre realizado pela Valve em sua produção. O jogo usa o velho, porém avançado motor gráfico Source, o que garante uma física mais apurada, gráficos bem mais bonitos e cenários mais detalhados. Obviamente, por conta disso, o jogo não vai rodar em PCs mais modestos.

Global Offensive tem belos gráficos (Foto: Divulgação)Global Offensive tem belos gráficos (Foto: Divulgação)

Por outro lado, CrossFire pode ser um pouco mais “feio”, mas isso lhe dá a vantagem de poder ser jogado em computadores mais antigos. O jogo é mais leve do que o Counter-Strike original (versão 1.6) e isso o torna bem mais acessível, não exigindo um PC “top de linha” do usuário.

A vantagem da multiplataforma

Counter-Strike: Global Offensive tem mais uma vantagem neste quesito, já que o jogo está disponível no PC e também em outras plataformas, como Mac, Xbox 360 e até PlayStation 3. Ainda que as plataformas não possuam multiplayer entre si – essa função foi retirada antes do lançamento -, é uma vantagem poder aproveitar seu jogo favorito em outras plataformas, principalmente se seu PC estiver ocupado.

Já CrossFire é um jogo disponível apenas para PC, o que reduz um pouco sua comunidade. Ainda que ele possa ser lançado um dia para outras plataformas similares, como Mac, por enquanto os jogadores ficam limitados a computadores com Windows.

Diferenças e semelhanças de jogabilidade

Em termos de jogabilidade os dois games se parecem bastante. Na verdade, CrossFire leva uma leve vantagem por conta dos modos de jogo extras, que oferecem uma variação aos combates repetitivos. Porém, a base do game é totalmente inspirada pelo Counter-Strike 1.6, então por isso ele se assemelhe bastante ao Global Offensive.

CrossFire tem jogabilidade similar a Counter-Strike (Foto: Divulgação)CrossFire tem jogabilidade similar a Counter-Strike (Foto: Divulgação)

Counter-Strike: Global Offensive, contudo, é uma evolução natural não só de Counter-Strike 1.6, mas também de Counter-Strike: Source, uma versão mais moderna que já havia sido lançada há alguns anos. Mas as melhorias não vão muito além de gráficos e cenários mais bonitos. Uma das coisas mais elogiadas na série sempre foi sua jogabilidade divertida e apurada, por isso a produtora optou por mexer bem pouco neste quesito.

Efeitos sonoros

Counter-Strike: Global Offensive leva também neste quesito, principalmente por ser um jogo que utiliza recursos mais atuais e sons mais realistas. CrossFire, por outro lado, segue o estilo de Counter-Strike 1.6 de perto, com efeitos sonoros um pouco mais antigos e defasados.

Opções de mapas

Counter-Strike: Global Offensive ganha pela quantidade de mapas oficiais. No total, são 16 mapas, entre eles 8 clássicos (derivados de mapas do CS 1.6) e 8 totalmente inéditos. Entre os mapas clássicos temos Aztec, Dust, Dust 2 e Inferno. Isso sem falar nas possíveis modificações, o que aumenta muito o número de opções.

Um dos mapas de CrossFire (Foto: Divulgação)Um dos mapas de CrossFire (Foto: Divulgação)

CrossFire, por outro lado, conta apenas com 8 mapas oficiais, a metade de Global Offensive, e alguns deles um pouco menos interessantes, justamente por não se inspiraram na concorrência. CrossFire até possui modificações, mas não são tantas quanto em CS e também não são tão populares.

Conclusão

Afinal, qual é o melhor, CrossFire ou Counter-Strike: Global Offensive? A resposta óbvia seria Counter-Strike: Global Offensive, já que é o mais moderno em termos de gráficos, efeitos sonoros, jogabilidade e opções de mapas, mas na verdade os dois possuem atrativos para públicos distintos.

CrossFire, apesar de ter gráficos mais fracos, é gratuito e pode ser jogado até mesmo em PCs mais antigos, o que o torna uma opção para quem quer se divertir sem gastar muito, já que sua comunidade é imensa e há sempre jogadores disponíveis. No final das contas, a escolha depende das características que você esteja buscando em um jogo de tiro online.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eric Silva
    2015-05-31T04:03:27

    Na moral Global Offensive é melhor que o CrossFire, o cross so tem xiters, bugs hackers e assim vai. o sistema de anti hacker o famoso "xtrap" nao pega nada e uma verdadeira bosta nao e xtrap e sim "XTRAPO". NOTA 10 PRO Counter-Strike

  • Thiago Oliveira
    2013-05-24T13:40:03  

    CS 1.6 >>>>>>>>>>>>>>>>>>> all fps

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2013-05-24T13:40:03  

      na lan house então, não tem jogo que supere. heuheu

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2013-05-24T13:40:03  

      CS 1.6 melhor fps sempre

  • Ronaldo Machado
    2014-04-22T20:37:28

    vc6 falam de CS,,mais não devem conhecer o battlefieldplay4free,,isso sim é um jogo de verdade,,,CS é otimo,,mais é muito ultrapassado galera,,pesquisem mais na net,,,estamos no século 21.

  • Marllon Mota
    2014-03-14T15:28:15

    Tenho um PC montado com muito esforço e persistência, hoje ele roda os jogos de ultima geração no ultra sem problema algum, e qual o FPS que eu jogo? CF, isso mesmo agora se vc me perguntar o pq, lhe respondo que a jogabilidade e o cenário competitivo do CFAL é imenso. Apesar de não ter um suporte digno, para um jogo gratuito q não lhe obriga a gastar nada de imediato está de ÓTIMO TAMANHO, ao contrário do CS concorda? E para se comparar com o CFAL só o 1.6 pq foi idiotice por parte do redator Felipe Vinha, um jogo é pago o outro não, um jogo visa jogabilidade e competitividade o outro não.

  • Weverton Martins
    2013-05-24T11:36:10

    Tah fraco essa galera que fala de games da Globo neh. faz lição de casa ai gente. Game pra PC? Fala sério. Jogo o CS Global ofense faz um ano já. Otimo e nostalgico Game.

  • Erika Sawajiri
    2013-05-24T11:32:48

    Nome da matéria dá a entender que iriam tirar uma conclusão de qual é melhor, mas no final, falaram, falaram, falaram e não disse nada!

  • Maurício Angelo
    2013-05-24T12:30:14

    CS é eterno, só quem foi nerd de jogar em uma LAN lotada, sabe qual é a emoção! Eu me sentia um nerd mas era legal! hahahahaha CS é CS, o resto é resto!

  • Juliano Palmeira
    2013-05-24T12:17:11

    eu jogo CF, mas CS sempre vai ser CS.

  • Marcos Godinho
    2013-05-24T11:52:29

    É, galera do techtudo, tá complicado achar matéria nessa época pré-E3, né??

  • Simone Simons
    2013-05-24T12:59:53

    Eu prefiro CF :)

  • Ivan Neto
    2013-05-24T12:52:38

    Cs sempre será CS, mesmo que agora eu esteja jogando só Point Blanck, CS é CS !

  • Rodrigo Perez
    2013-05-24T12:33:52

    Como sempre o autor da matéria ficou em cima do muro, sendo que o título passa a impressão que ele falaria qual é o melhor entre os 2 !!!

  • Thiago Kusal
    2013-05-24T13:54:06

    Faltou muita coisa a ser comparada, como a diversificação das armas do CF, os personagens a mais que tem no CF, a àrea reservada para clan vs clan. Eventos frequentes e, infelizmente, a grande quantidade de hackers no CF.

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-05-24T13:49:10

    Prefiro COD

  • Marcos Teixeira
    2013-05-24T13:41:21

    global offensive precisa de uma placa boa? eu tenho um notebook com uma HD Graphics 3000 e roda de boa ;)

  • Anderson Mendonça
    2013-05-24T11:38:51

    Tenho o pacote completo do Counter-Strike na minha steam, assim como tenho outros jogos do gênero, como COD's, BF3 entre outros, joguei também por alguns meses (CF), mas não consegui abandonar o velho e bom cs 1.6. Tem jogos na minha steam que não abro a meses. 1.6 Forever!

  • Taynah Diniz
    2013-05-28T17:40:34

    Cara na minha opnião nao tem como dizer se um jogo é melhor ou pior q o outro tudo é questão do ponto de vista ou de gosto e de qualquer forma todo mundo te sua opnião

  • Sidnei Oliveira
    2013-05-24T15:08:52

    vamos falar serio, o melhor é o critical strike do android, versão grátis do 1.6 no celular a qualquer hora e zero de hakers, tem coisa melhor?? NÃO!

  • Lucas Garcia
    2013-07-22T16:51:38

    já joguei pb, atualmente jogo cs go e cs 1.6, nao tem comparação, pb é pra quem tem 14-16 anos e é sustentado pelo papai

  • Ariano Fire
    2013-07-10T09:14:43

    antes de gritarem - Cross fire não é de "Graça" sim download e criar conta é gratis, mas armas personagens são pagos - quem pode gastar 149,00 dilmas no vip , tem vantagem no jogo com arma sem reparo e ganha pontos 4 x mais que jogador normal, quem joga sem pagar ZP acaba virando pato de tiro ao alvo. conheço colegas que já gastaram equivalente ao preço do ps3 para pegar arma de ZP no mercado negro. quantidade de hackers é imensa, tem blog que vc paga 30,00 por mes eles te mantem com hack eterno no jogo. não recomendo CF, pagem 19,90 no CS go Seja feliz - ps Valve cheater = Ban 0.

  • Ricardo Lugarinho
    2013-07-10T01:20:04

    Pára! Estão comparando Fiat com Jaguar!

  • Rodrigo Mendvald
    2013-09-05T09:24:55

    Jogo CF Al e estou louco p/ comprar o CS GO. CF é legal mais o jogo esta horrivel ultimamente. Investi nele mas foi um dinheiro jogado fora, muitos hackers e bugs. CS GO pelo menos não terei problemas com hackers, talvez com cheats, mas pelos videos, é um excelente jogo. Por isso, não gosto de gastar em jogo, hackers ferra tudo.

  • Erika Sawajiri
    2013-05-24T11:32:19

    Nome da matéria dá a entender que iriam tirar uma conclusão de qual é melhor, mas no final, falaram,

  • Maikon Costa
    2013-05-24T10:46:58  

    Desculpa os modinhas de hoje mas CS acabou no 1.6. Viva LC

    recentes

    populares

    • Maikon Costa
      2013-05-24T10:46:58  

      DENISE OLIVEIRA 25 dilmas pago um mac pra vc e sua irmã

    recentes

    populares

    • Maikon Costa
      2013-05-24T10:46:58  

      tambem so curtir o 1.6

  • Alessandro Camargo
    2013-05-24T10:11:41  

    e o que vocês acham combat arms e arctic comabt da show nesses dois

    recentes

    populares

    • Alessandro Camargo
      2013-05-24T10:11:41  

      Dá sim, um show de hackers e de dor de cabeça.