Celular

09/05/2013 06h05 - Atualizado em 09/05/2013 11h00

Frequência 4G do iPhone 5 terá suporte no Brasil em 2014, afirma TIM

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma semana após o lançamento oficial de sua rede 4G, o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, afirmou que a banda móvel só se desenvolverá efetivamente quando tiver suas frequencias ampliadas. De acordo com ele, essa ampliação deve acontecer em 2014, quando a faixa de 700 Mhz - hoje destinada ao sinal analógico de TV - for liberada para o 4G.

Quais celulares são compatíveis com a rede 4G no Brasil? Confira a lista

Rede de 4G do país não é compatível com iPhone 5 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Rede de 4G do país não é compatível com iPhone 5 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O presidente da TIM Brasil destacou que a empresa ainda planeja investir muito mais no 4G, que ainda seria um embrião. “Estamos tendo o ponto de partida do 4G, mas com o leilão de 700 Mhz vamos ter uma continuidade dessa história”, afirmou Abreu durante um evento em São Paulo na última segunda-feira (6).

A frequencia de 700 Mhz, aliás, é a utilizada pela antena 4G do iPhone 5, que poderia vir a funcionar no país caso a Anatel liberasse o sinal para as operadoras. A faixa de 700 Mhz é atualmente utilizada para o 4G LTE nos Estados Unidos, o que justifica o aparelho ter sido lançado com suporte a esta frequência. No Brasil, entretanto, a rede opera na faixa de 2,5 Ghz.

Para que o 4G opere na faixa do iPhone 5, porém, antes o sinal das televisões analógicas - hoje funcionando justamente em 700 Mhz - teriam que ser desligados da frequencia. De acordo com o Ministério das Comunicações, no entanto, essa mudança só deve ser feita em 2018, bem depois do prazo que o presidente da TIM prevê.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Resta aguardar, então, para saber se uma mudança de planos pode levar o 4G a operar em mais uma frequencia já a partir do próximo ano, ou se a conexão do iPhone 5 só será suportada no país daqui a 5 anos.

* Colaborou Marlon Câmara

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Tamarindo
    2013-05-09T21:37:13  

    Faz um favor pra mim! Com o seu telefone da maçã, faz um vídeo em full HD, manda pra alguém por bluethoot, depois conecta por 4G. cade a apple revolucionaria? por isso não compro iphone e tudo caro e ruim com tecnologias ultrapassadas ta respondido ;D isso e pra vc fãzinho da apple !!!

    recentes

    populares

    • Rafael Tamarindo
      2013-05-09T21:37:13  

      Paulo Raia Oh, me perdoe se meu Android é melhor, mais fluido e mais barato que seu iPhone. Eu dou valor ao meu dinheiro.

    recentes

    populares

    • Rafael Tamarindo
      2013-05-09T21:37:13  

      Seráque continua fluído até hoje?

  • Jeferson Santos
    2013-05-09T16:05:06  

    Estranho é sitar o iPhone 5 nessa materia pois em 2014 ja teremos pelomenos 2 aparelhos a frente do iPhone 5, bem provavelmente um iPhone 5S e um iPhone 6 q com certeza terao chips de frequencia 4G universal aceitando todas as frequencias q existe no mundo!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-05-09T16:05:06  

      Enfim um comentário coerente!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-05-09T16:05:06  

      Parei de ler em ''sitar''. Grato.

  • Flávio Fernandes
    2013-05-21T10:59:52

    Afinal, em que frequencia é a rede 4G no Brasil. Aliás, alguém já fez pesquisa pra saber qual a melhor (ou menos pior) conexão 4G (operadora)?

  • Alberto Lozzini
    2013-05-10T09:06:16

    Só queria entender UMA coisa: Por que usuários de android tem tanta NECESSIDADE de falar mal do iPhone? Android não é o melhor sistema do mundo? Galaxy é o melhor smartphone mundo, certo? Compra, usa e fica de boa! Para e pensa: Já viu dono de ferrari passar do lado de um dono de fusca e ficar criticando? Não. Chega de falta de personalidade, se tem certeza que fez a melhor comprar, deixa quem compra porcaria se ferrar.

  • André Nozawa
    2013-05-10T05:07:06

    Reportagem de conto de fadas. TIM não é operadora, 4G não existe aqui e iPhone não é smartphone.

  • Lucas Andrade
    2013-05-09T23:53:23

    Daqui a 5 anos,teremos provavelmente a 5G,e nossa luta vai ser para um iPhone funcionar na nossa frequência

  • Fernando Silva
    2013-05-09T23:32:19

    Que tal se informar melhor? O sinal analógico das TVs somente será desligado em 2018 conforme cronograma da ANATEL que já disse que esta frequência somente será liberada para a telefonia após isso acontecer.

  • Mauricio Santos
    2013-05-09T20:54:08

    O certo não seria a Apple lançar um celular quad band 4G? Já existe no mercado e quando lançar o iphone quad band os fanboys vão dizer que a Apple inventou e foi a primeira hahahaha....

  • Cadu Oliveira
    2013-05-09T20:28:27

    Falou, falou e não falou nada rss. Reportagem nada esclarecedora.

  • Paulo Henrique
    2013-05-09T17:48:41

    Nem o EDGE dessa porcaria funciona e querem falar em 4G

  • Benedito Giannota
    2013-05-09T17:10:18

    Timganei kkkkk nem o 2 g fuciona equer falar em 4 G...Vai enganar troxa em outro lugar.

  • Mversiani
    2013-05-09T15:29:29

    Que matéria estranha... uma coisa é o presidente da TIM achar que em 2014 teremos 4G na frequência de 700mhz outra coisa é isso acontecer, já que o governo avisou que as TVs tem até 2018 para parar de usar essa faixa de frequência... ou seja, a matéria dá como certo o funcionamento do 4G no Iphone 5S já em 2014.

  • Luis Cardoso
    2013-05-09T15:23:39

    O nosso 3G nem funciona direito, o presidente da TIM está pensando no 4G?????

  • Elineuza Gomes
    2013-05-09T15:17:02

    Cara a gringada vai pirar na copa afinal o iphone e um (se nao for) o aparelho mais vendido no mundo! quero ver oq o governo vai fazer

  • Rafael Cruzeiro
    2013-05-09T09:30:56

    Juro que não entendi essa matéria. Primeiro: todos já sabiam que a frequência do iPhone 5 é de 700mhz e, com a liberação desta frequência no país, o iPhone, obviamente, passaria a funcionar em 4G. Segundo: o governo federal já não adiou a liberação desta frequência para 2018? Como pode liberar a frequência antes (mesmo que seja para "inglês ver") se a mesma já está ocupada? Só se forem liberando e leiloando em partes..município por município..

  • Raphael Wagner
    2013-05-09T08:00:22

    Deve funcionar em 2014, mas "pra gringo ver" na Copa!

  • Marcelo Casarin
    2013-05-09T17:36:20  

    Um viva a capacidade de escrever reportagens sobre nada. Nas frases do diretor da TIM transcritas no texto não é citado o iphone. A imagem da reportagem que deveria ser sobre o presidente da TIM achar que a frequência de 700 MHz estará disponível em 2014 é usada uma imagem de um iPhone da operadora VIVO.

    recentes

    populares

    • Marcelo Casarin
      2013-05-09T17:36:20  

      Matéria da TIM com um iphone da VIVO = techtudo FTW... SQN!!! LOL

  • Leonardo Guimarães
    2013-05-09T16:54:30

    O engraçado é a foto do iPhone 5 aparecer como operadora a VIVO e não a TIM...ou seja...nem pro pessoal do techtudo esse lixo que é a TIM presta! E eu aqui sofrendo e não posso mudar por causa de um maldito contrato empresarial...aiai

  • André Garcia
    2013-05-09T14:34:15  

    Alguém tinha que orientar o presidente da TIM que ele tem que priorizar pelo menos no sinal de sua operadora, antes de pensar em 4G...

    recentes

    populares

    • André Garcia
      2013-05-09T14:34:15  

      kkkkk .... Bem isso ae mesmo!

    recentes

    populares

    • André Garcia
      2013-05-09T14:34:15  

      AHAM!

  • Fernanda Voi
    2013-05-09T18:30:50  

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz o nosso desejo. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que até mesmo sendo de graça qualquer Samsung pode ser caro demais, uma vez que nem todos percebem a baixa qualidade dos produtos asiáticos. Exceção do Japão, que ainda produz aparelhos de alta tecnologia.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-05-09T18:30:50  

      Rafael Tamarindo aprenda a escrever antes. A Apple revolucionou o mercado de dispositivos móveis e graças a ela, hoje o mercado está bem melhor, mesmo que cópias do iPhone. Então para de ser mané.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-05-09T18:30:50  

      MARCOS para de ser mane vc, a Apple so e o que e graças a palm, ate pq foi de la que eles começaram a fazer sua maçã ser "inovadora" copiando o que ja existia...

  • Joao Lima
    2013-05-09T18:24:55  

    Divisão Comercial (Kotra) da empresa sul coreana, perguntaram para 16.000 pessoas, ao longo de 2012, qual aparelho os entrevistados tinham e qual pretendiam comprar nos próximos seis meses. O resultado foi impressionante: 91%(!) dos donos de iPhones pretendem permanecer na mesma plataforma e apenas 6% pretendem mudar para o Android; já no sistema do Google os números mudam respectivamente para 76% e 18%! Com isso, eles concluíram que o Android perderá consumidores para o iOS num ritmo bom o suficiente ao ponto de o market share do sistema da Apple ultrapassar o Android em 2015/2016.

    recentes

    populares

    • Joao Lima
      2013-05-09T18:24:55  

      nao acredite em td que le...

  • Fábio
    2013-05-09T17:43:02  

    2014 é piada para o 4G em 700 Mhz. Vai demorar muito fanboyzada.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2013-05-09T17:43:02  

      Pois, esse pessoal precisa se informar melhor, pois a ANATEL já disse que o sinal analógico das TV somente será desligado em 2018, e somente após isso o leilão desta banda será realizado.

  • Guímel Bilac
    2013-05-10T08:05:37  

    Esse Tech Tudo é um sitezinho de fundo de quintal. Uma matéria pior que a outra!

    recentes

    populares

    • Guímel Bilac
      2013-05-10T08:05:37  

      E você sabe tudo ta fazendo o que aqui no sitezinho?