Internet

29/05/2013 13h20 - Atualizado em 29/05/2013 18h57

Gmail ganha nova 'Caixa de entrada' com filtros inteligentes

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Google anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (29), o lançamento de uma nova “Caixa de entrada” para o Gmail. Divididas em cinco categorias distintas, as novas guias funcionam como filtros inteligentes e categorizam automaticamente as mensagens recebidas pelos usuários sem que eles tenham que separá-las manualmente.

Aprenda a configurar as novas guias do Gmail

Gmail (Foto: Gmail)Gmail lançou nova caixa de entrada (Foto: Divulgação)

Com a novidade, a “Caixa de entrada” do Gmail passa a ser dividida em cinco categorias distintas. A primeira, chamada de “Principal”, fica responsável por todas as mensagens que os novos filtros não categorizaram. A segunda, “Social”, armazena as mensagens recebidas através de redes sociais e sites de compartilhamento de mídias, como Google+, Twitter, Facebook e YouTube. O marcador “Promoções” organiza mensagens de promoções, ofertas e emails de marketing em geral.

    Nova “Caixa de entrada” inteligente separa as mensagens do usuário por categoria automaticamente (Foto: Divulgação/Google) Nova “Caixa de entrada” inteligente separa as mensagens do usuário por categoria automaticamente (Foto: Divulgação/Google)

A guia “Atualizações” é responsável por controlar as mensagens geradas automaticamente por serviços online, como emails sobre atualizações de produtos, mensagens de confirmações, recibos, dentre outras. Por último, a guia “Fóruns” cuida das mensagens recebidas pelo usuário através de grupos de discussão, listas e fóruns. Novas mensagens são sinalizadas através de uma etiqueta colorida ao lado do nome da guia.

    Através das configurações, o usuário pode escolher quais guias serão exibidas (Foto: Reprodução / Ricardo Fraga) Através das configurações, o usuário pode escolher quais guias serão exibidas (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Através das configurações da nova “Caixa de entrada”, o usuário poderá ativar uma ou mais guias inteligentes, bem como desativar todas elas e deixar as mensagens centralizadas em um só lugar. Caso uma mensagem seja categorizada automaticamente de forma incorreta, o usuário poderá arrastá-la para a guia correta e, assim, “ensinar” ao filtro como cuidar das próximas mensagens.

Basicamente, os novos filtros inteligentes apenas organizam as mensagens da “Caixa de entrada” e não substituem os filtros criados pelo usuário no serviço de email do Google, apesar de trabalhar em conjunto com eles. Assim, se o usuário criar um filtro no Gmail para arquivar diretamente todas as notificações de DMs recebidas no Twitter, elas não serão exibidas na guia “Social”.

 Novidade também estará disponível para Android e iOS (Foto: Divulgação/Google) Novidade também estará disponível para Android e iOS (Foto: Divulgação/Google)

A novidade será disponibilizada durante as próximas semanas a todos os usuários das versões web e mobile do Gmail. Os aplicativos para Android (4.0+) e iOS também serão atualizados para receberem os novos filtros inteligentes. Confira abaixo o vídeo com as novidades do Gmail.

Tem dúvidas sobre o lançamento do Google? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Silva
    2013-05-30T00:06:05

    Ficou parecido com Outlook...

  • Rafael Silva
    2013-05-29T14:49:15

    está na hora do google mudar o layout do gmail

  • Oto Cerqueira
    2013-05-29T15:24:51  

    Lembra o estilo metro?

    recentes

    populares

    • Oto Cerqueira
      2013-05-29T15:24:51  

      Não lembra em nada, muito mais parecido com o Android puro...