Internet

10/05/2013 11h36 - Atualizado em 03/09/2014 19h29

Google remonta mudanças da superfície da Terra; conheça o Timelapse

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

O Timelapse, novo serviço do Google, permite que os usuários vejam as mudanças ocorridas na Terra ao longo dos últimos 28 anos. Assim como o Google Earth, o projeto do buscador também permite que qualquer parte do mundo seja visualizada. O grande diferencial, entretanto, é que o Timelapse remonta, com um GIF animado, as transformações que um determinado local enfrentou, no período entre 1984 e 2012.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Google lança o Timelapse, para usuários visualizarem as mudanças ocorridas na Terra durante o tempo. (Foto: Reprodução / CNET) (Foto: Google lança o Timelapse, para usuários visualizarem as mudanças ocorridas na Terra durante o tempo. (Foto: Reprodução / CNET))Google lança o Timelapse, para usuários visualizarem as mudanças ocorridas na Terra durante o tempo. (Foto: Reprodução / CNET)

O projeto foi resultado de parcerias do Google com a Pesquisa Geológica dos EUA (USGS), NASA e a Time Magazine. As imagens foram coletadas ao longo dos anos pelo Landsat, o mais antigo programa de satélite, que já disponibiliza mais de dois milhões de imagens sobre a Terra.

SuruiDesmatamento da Amazônia nos últimos 28 anos
(Foto: Reprodução)

O Google Timelapse começou a ser desenvolvido no início de 2009, com a criação de um documento que reuniu o histórico de imagens do planeta. O total de imagens vasculhadas foi de 2.068.467 e 909 terabytes de dados para encontrar as fotos com melhor qualidade. Em seguida, os dados filtrados foram compilados com imagens planetárias. 

A tecnologia usou os parâmetros do Google Earth e usou 2.068.467 imagens e 909 terabytes de dados para encontrar pixels de alta qualidade. Com isso, o grande objetivo do gigante de buscas é permitir que o usuário volte no tempo e tenha uma perspectiva das mudanças que a superfície da Terra sofreu nos 28 anos.

ColumbiaCompanhia de buscas comparou o projeto à missão
Apollo 17 (Foto: Reprodução)

A companhia de buscas chegou a citar que o projeto lembra a missão Apollo 17, que trouxe mais conhecimento sobre o planeta. O projeto ainda está em fase inicial de divulgação, alguns GIFs foram divulgados para mostrar a novidade na prática. Já é possível, por exemplo, ter ideia de como Dubai e Las Vegas eram há 28 anos. Ainda não foram divulgadas informações de quando outros pontos geográficos serão liberados.


Tem dúvidas sobre o Google? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Google Official Blog