Celular

07/05/2013 16h50 - Atualizado em 07/05/2013 17h28

Motorola e Nokia são líderes em reclamações no Brasil, revela Procon

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

A Fundação Procon divulgou o ranking de fabricantes de aparelhos celulares que mais receberam reclamações durante o ano de 2012. A Motorola aparece como a campeã de queixas sobre seus produtos, com 788 reivindicações, enquanto a Nokia surge em segundo. Samsung, LG e Apple também constam na lista. 

Estande da Motorola no MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Motorola é a líder em reclamações entre os
brasileiros (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O ranking apresentado pelo Procon analisa não só a quantidade de reclamações que cada empresa recebeu em 2012, mas também o índice de reparo de problemas de cada companhia. A Motorola tem a segunda pior capacidade de resolução dos problemas, com somente 53% das suas reclamações tendo sido solucionadas, perdendo para a Apple, com 52%. A companhia da maçã, porém, só teve 66 casos de reclamação, e ficou em oitavo no ranking. A Nokia, que aparece com 624 reportações, tem índice de reparo de 66%. 

Embora a Samsung tenha tido um alto índice de problemas em 2012, é a companhia que mais conseguiu solucionar as questões de seus usuários. Mesmo aparecendo em terceiro lugar no ranking, com 567 reclamações, a empresa sul-coreana resolveu 95% dos problemas apresentados pelos clientes.

De acordo com o Procon, as queixas mais comuns estão relacionadas principalmente a falhas causadas pela baixa qualidade dos produtos. Além disso, o atraso na entrega de dispositivos e o descumprimento de contratos também aparecem como fatores que geram muitas reclamações.

Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, acredita que as fabricantes multinacionais adotam no Brasil políticas de pós-venda muito inferiores àquelas aplicadas em outros mercados. “Se em determinados países trocar um celular com defeito é algo muito simples, aqui o consumidor precisa muitas vezes recorrer a um órgão público como o Procon ou até mesmo ao Poder Judiciário”, afirma.

Depois da denúncia do Procon, a Nokia declarou em comunicado oficial ao TechTudo que "respeita integralmente a legislação nacional e trabalha para que seus consumidores tenham em mãos não só os melhores produtos, mas também os melhores serviços de pós-vendas da indústria". E continua: "A Nokia melhora sua posição no ranking do Procon a cada ano e a queda do número de reclamações no período de 2009 a 2012 foi superior a 50%, fruto do compromisso de melhorias constantes no nível de serviços prestados aos clientes. Além disso, a Nokia deixou de integrar a lista anual das 30 empresas com maior número de reclamações na cidade de São Paulo em 2012, divulgada pele Procon-SP".

No mesmo comunicado, informaram aos clientes que "esses índices fazem parte do resultado de uma série de ações que vêm sendo aplicadas pela estrutura de atendimento chamada Nokia Care, desde 2008. Entre as ferramentas disponíveis estão: suporte eletrônico pela web, com opções de autoatendimento, perguntas e respostas, chat e atualização de software, além das recentes iniciativas nas redes sociais como um canal exclusivo para atendimento no Twitter (@NokiaSuporte), Nokia Forum entre outros. Também aprimoramos o atendimento por telefone e estabelecemos parcerias importantes, entre elas com os Correios, para agilizar o processo de reposição e envio de peças às assistências técnicas de todo o país, mesmo para os lugares mais distantes dos centros urbanos. Desta forma, os nossos clientes contam com diversas instâncias de suporte às suas dúvidas ou a eventuais problemas com aparelhos e serviços".

Já a Motorola declarou que "o maior compromisso é a satisfação de seus consumidores. Oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços que atendam às necessidades de seus consumidores, são as prioridades". No mesmo comunicado, informaram que "desde o início de 2013, a Motorola vem investindo fortemente em tecnologia de ponta, treinamento e capacitação de sua equipe, bem como em processos para agilizar o atendimento de sua rede de Serviços - SAMs, que contam com assistências técnicas autorizadas e/ou postos de coleta credenciados nas principais cidades do Brasil. Para as regiões sem cobertura, a empresa oferece o Motocoleta, serviço de postagem de aparelhos em Garantia Motorola que funciona por meio de envio do produto para o Centro Avançado de Reparos da empresa, pelos Correios".

Confira a lista completa

1. Motorola (788 reclamações, 53% de soluções);

2. Nokia (624 reclamações, 66% de soluções);

3. Samsung (567 reclamações, 95% de soluções);

4. LG (391 reclamações, 90% de soluções);

5. Sony (146 reclamações, 73% de soluções);

6. Huawei (117 reclamações, 63% de soluções);

7. ZTE (114 reclamações, 68% de soluções);

8. Apple (66 reclamações, 52% de soluções);

9. Multilaser (48 reclamações, 58% de soluções);

10. Digibras/CCE (44 reclamações, 64% de soluções).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvia Santos
    2014-07-08T10:55:29

    lamentavel mandar um aparelho para reparo na motorola por 3 vez ele não ser reparado cada vez que vai para lá fica mais de 15 dias para vir do mesmo jeito

  • Rogerio Costa
    2014-06-18T13:34:27

    Boa Anderson Apple não conserta, dá outro se estiver na garantia. Se não estiver paga-se uma diferença e se pega um novo também.

  • Anderson Silva
    2013-09-23T15:38:11

    Compre um CCE ou Multilaser. Quase não tem reclamação.

  • Sonia Gomes
    2013-05-09T09:28:43

    De uma forma geral as empresas não querem respeitar o CDC. O principal problema da Motorola é sua ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Seus funcionários são ineficiêntes e ignorantes, talves em razão das baixas remunerações ofertadas. O fato é que os aparelhos apresentam uma série de problemas de vício ou internitentes, nas quais essa empresa protela suas trocas e cabe ressaltar que para os consumidores pós pagos nas quais as operadoras não cumprem com a critério de suspensão do serviço.

  • Anderson Pimentel
    2013-05-09T09:23:58

    Samsung e LG ensinando como faz.

  • Cassiano Cardoso
    2013-05-08T23:06:19

    nao estou defendendo o iphone mas ele e bem resistente em termos de uso se vc quer um celular resistente que dure muitos anos compre um iphone 5.vlw

  • Unilson Menezes
    2013-05-08T22:24:46

    Nokia: Assistência técnica ( PLL Centro - Rio de Janeiro ) despreparada e descuidada. SAC da Nokia: não deu a mínima atenção para a minha reclamação. Apelei para a Nokia Finlândia e espero ter uma solução para o meu problema; mas uma coisa é certa: NOKIA NUNCA MAIS!!!!!!

  • Bruno Mota
    2013-05-08T20:05:56

    tem gente que acredita em tudo que lê.. rsrs

  • Helio Junior
    2013-05-08T16:42:36

    Problema da motorola são as autorizadas acho que deveria ter um treinamento principalmente para a autorizada de Belo Horizonte mandei meu celular para arrumar um defeito voltou com mais dois depois de 2 meses brigando com a motorola me mandaram um celular novo

  • Osvaldo Grosso
    2013-05-07T23:18:15

    vixe 95% parabens pra samsung...

  • Sylvio Pascolato
    2013-05-08T14:38:02

    Essa declaração da moto#enrola é brincadeira ne?? ate hoje nao sai atualização (prometida e divulgada) para o meu celular, na epoca o android 1.5 era o atual, pois bem as versões foram subindo e meu aparelho foi ficando. Sorte que me agilizei e coloquei 2.1 na epoca... mas ate hoje nada. Minha esposa ate queria comprar esses razr da vida, mas proibi, sem chance. Não tem respeito, nao respondem email, chat e telefone são robozinhos que atende.

  • Leonardo
    2013-05-08T13:16:00

    Gente sério essa lista? Sempre comprei celular Nokia, já tive vários que durou anos e anos e nunca quebrou....sempre falo pros meus amigos comprarem Nokia pois é a melhor. Minha amiga comprou um Sony que queimou em 6 mêses,a empresa troucou e novamente o aparelho quebrou com 2 mêses. Já a Nokia eles trocaram meu aparelho e fiquei com ele por 6 anos, nunca queimou, tá vivo até hoje, só comprei outro por que ele já ta velho....6 também kkkkkkk mesmo assim prefiro a Nokia <3

  • Pedro Júnior
    2013-05-08T11:15:13

    Acho que o X1 02 da Nokia foi o campeão de reclamações.... pensa num celular procaria.... afff

  • Luis Ferreira
    2013-05-08T09:19:38

    A maior decepção é a Nokia qual tive uma linha de celulares da empresa, mas depois do N70 eu dificilmente comprarei outro produto desta empresa que no seu pós venda não deu o devido interesse na questão que levantei e não foi nem uma cobrança e sim apenas um explicação o do pq o aparelho não vim com determinada função sendo tão caro. Foi um tapa na cara que aprendi e hoje tenho um LG que não me deixa na mao, mas nem por isso deixo de questionar.

  • Samuel Voltolini
    2013-05-08T07:27:40

    até a LG tem menos reclamações que a samsung kkkkkkkkk

  • Renato Reis
    2013-05-07T18:01:17

    Tomara que meu razr maxx não dê problema...

  • Ash Desukedo
    2013-05-08T13:15:52  

    Tomaaaa Fãboys ridiculos, a Samsung eh a melhor, quase 100% de casos resolvidos, enquanto a Apple, um pouco mais q a metade! so Sad... U_U kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ash Desukedo
      2013-05-08T13:15:52  

      Tão fãboy quanto os outros, kkkkk. Só mudou a marca.

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-05-08T01:49:47  

    Motolixo, meu maior arrependimento foi comprar motorola, devia ter comprado um sony ou samsung

    recentes

    populares

    • Rodrigo Shimokawa
      2013-05-08T01:49:47  

      motorola, mais de 6 meses para resolver meu problema na marra, a sony, aparelho fora da garantia me trocaram por outro modelo melhor em menos de 1 mes, quem é melhor, para mim pelo menos obviu que nao compro motorola, sony tem sempre a preferencia

  • Bruno Mota
    2013-05-07T19:08:16  

    normalmente quem vende muito está mais sucessivel a reclamações..

    recentes

    populares

    • Bruno Mota
      2013-05-07T19:08:16  

      entao ta, a samsung vende mais e tem menos reclamação e 95% solucionado, motorolamaniaco detect

  • Marcelo Alves
    2013-05-08T03:16:12  

    sempre falei, ta ai, essa noticia vou deixar nos meus favoritos quando vier os motorolamaniacos me jogar pedra quando falo que esse empresa em pos venda é uma PORCARIA, eu nao compro mais motorola mesmo que seja o melhor aparelho por causa de pos venda, olhem a apple, poucas reclamações, e nao me venham com nhenhenhe que é pq vende menos, e a samsung, é terceira em numeros mas sendo uma das lideres e o tanto de casos resolvidos esta razoavel ate

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-05-08T03:16:12  

      Tenho um Razr i que NUNCA deu problema. O problema na maioria da vezes é o próprio consumidor que faz o celular de brinquedinho.

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-05-08T03:16:12  

      comentario de fanboy ..... que bom que nunca deu problema, uma boa parte dos aparelhos realmente nao dao problemas, mas as vezes da problema seja da marca que for, agora se precisar de assistencia motorola se prepare, o problema nao é defeito nos aparelho, o problema é o pos venda, que no caso da motorola é pessimo

  • Cleilson Santos
    2013-05-07T18:03:39  

    E ainda tem gente que reclama dos serviço prestados pela samsung!

    recentes

    populares

    • Cleilson Santos
      2013-05-07T18:03:39  

      S5 e S6? tá sabendo legal cara...

    recentes

    populares

    • Cleilson Santos
      2013-05-07T18:03:39  

      Quem ta sabendo é o senhor, isso se chama "SARCASMO" aconselho voltar a estudar para saber o que significa, só com o Google voce não vai aprender :)