Video game

16/05/2013 10h41 - Atualizado em 16/05/2013 14h11

PC vs. console: entenda as diferenças entre as duas plataformas de jogos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Por muitos anos a indústria de jogos para videogame e computadores andou lado a lado, dividindo a atenção dos usuários de acordo com suas preferências. Porém os consoles vêm ficando mais potentes e com funções multimídia, se tornando cada vez mais semelhantes aos PCs. Por isso o TechTudo resolveu explicar as diferenças e peculiaridades das duas plataformas que dividem a preferência dos gamers.

PCs de alto desempenho às vezes são subutilizados (Foto: heavyeggs.com)PCs de alto desempenho às vezes são subutilizados (Foto: heavyeggs.com)

No início a principal diferença entre videogames e computadores é que bastava colocar um cartucho em um console para jogar, enquanto no PC era necessário fazer instalações (que na época envolviam complicados métodos com disquetes). No entanto, os jogos de videogame atuais também apresentam instalações, obrigatórias no PlayStation 3 e opcionais no Xbox 360. Por que isso ocorre?

Videogames não deixam de ser computadores, mas no início de sua concepção eles eram muito diferentes dos computadores pessoais. Nos primórdios, os videogames funcionavam mais como um brinquedo, uma ferramenta para executar uma certa função específica, enquanto computadores podiam exercer qualquer função que era dada. Porém, quanto mais tempo passa, mais os videogames ficam parecidos com computadores.

Como funciona

Tanto um videogame quanto um computador rodando um jogo são basicamente constituídos pelos seguintes elementos: processador, memória e placa de vídeo. O processador faz os cálculos necessários, executa as funções do jogo, é o cérebro. A memória guarda tanto esses dados do processador quanto os gráficos em “estado bruto”, como as texturas dos modelos 3D. A placa de vídeo processa esses gráficos e os exibe na tela.

Em computadores, esses valores estão sempre mudando de usuário para usuário, pois cada um tem sua configuração, com potência variável, enquanto nos videogames todos têm o mesmo equipamento. Desta maneira, para tentar vender um jogo de PC para o máximo de pessoas possível, os produtores costumam utilizar requisitos mínimos baixos.

Crysis é uma das séries que mais explorava o potencial (Foto: wccftech.com)Crysis é uma das séries que mais explorava o potencial (Foto: wccftech.com)

É comum títulos para PC possuírem opções de aumento de qualidade, permitindo utilizar essa potência extra para deixar seu jogo mais bonito ou com física mais realista. Porém, são adições colocadas por cima de uma base mais fraca. Quando um jogo realmente é produzido pensando em explorar a potência dos computadores, como a série Crysis, a diferença se torna gritante. E como mencionado, um número menor de pessoas consegue rodá-lo.

Gargalos e otimização

Um dos problemas de se desenvolver games para PC são os gargalos. Uma pessoa pode ter uma potente placa de vídeo, porém pouca memória, um ótimo processador e uma placa de vídeo de 5 anos atrás. Quando isso ocorre em um jogo de computador ele apresenta uma performance ruim, pois é como tentar passar um elefante por um buraco de rato e não há muito o que se possa fazer além de atualizar esse PC.

Já nos videogames, se um console possui um gargalo, ele existe em todos os aparelhos. É uma faca de dois gumes, pois o problema na concepção do aparelho irá acompanhá-lo até o fim da sua vida, mas isso torna possível a criação de estratégias para driblar esta limitação.

GTA 4 foi um caso de péssima otimização para PCs (Foto: pakgamers.com)GTA 4 foi um caso de péssima otimização para PCs (Foto: pakgamers.com)

O Xbox 360 por exemplo, tem pouco espaço em seus DVDs quando comparado aos Blu-Rays do PlayStation 3. Já o console da Sony tem mais espaço, porém uma velocidade de leitura muito inferior e um pouco menos de memória, criando loadings lentos e impossibilitando que esse espaço extra na mídia fosse usado para texturas maiores, pois demorariam a carregar e ocupariam muita memória.

Esse problema fez com que vários jogos multiplataforma ficassem piores no PlayStation 3, até que as produtoras se deram conta de uma coisa: nem todos os modelos do Xbox 360 têm HD, mas todos os PlayStation 3 o possuem. Ao instalar o jogo no HD do PS3, era possível usar texturas maiores e acessá-las pelo HD ao invés da mídia, de maneira rápida o suficiente para que pudessem ser utilizadas sem prejudicar a performance.

Para não ficar para trás, jogos como Battlefield 3 e Rage traziam instalações opcionais para o Xbox 360, com grandes melhorias em relação à versão que rodava apenas do disco.

A próxima geração

Curiosamente, John Carmack, criador de Doom e Rage, comentou que os computadores eram 10 vezes mais potentes que os consoles quando criou Rage e esse é um abismo que só aumenta com o tempo. Mas ele mencionou também que isso não se traduzia em um jogo 10 vezes mais potente no PC, pois tinham que lidar com todos os conflitos provenientes dos componentes destas máquinas.

Killzone: Shadow Fall começa a demonstrar o potencial do PlayStation 4 (Foto: metalarcade.net)Killzone: Shadow Fall começa a demonstrar o potencial do PlayStation 4 (Foto: metalarcade.net)

Muitos acham que essa pode ser a última geração de consoles devido a sua semelhança com computadores, de forma que os videogames perderiam a sua relevância. Porém, o PlayStation 4 é um computador otimizado para jogos, ou seja, com todas as vantagens do hardware único e sem gargalos.

Seguindo a lógica de John Carmack, um console 10 vezes melhor que o anterior acabará apresentando gráficos melhores do que um PC que fosse 10 vezes mais potente. Essa relação deverá sempre manter os consoles equiparados aos PCs na maior parte de sua vida útil, além de oferecer um custo melhor em matéria de hardware.

Veja como montar um PC Gamer sem gastar muito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Torres
    2013-05-16T12:26:00

    Economiza muito ter um video game do que um pc, apesar dos jogos caros, um video game voce pode ficar com ele por muitos anos, enquanto um pc a cada mes vivem atualizando e melhorando as placas de video, processador, fazendo com que tenha que ficar pagando 3k para cada vez que for lançada uma placa de video melhor no mercado.

  • Gustavo Lander
    2013-05-16T12:22:16  

    Eu gosto de sentar, colocar o cd e jogar. Dane-se os gráficos. o jogo divertindo é o que importa. entre jogar no xbox ou ps3, e jogar no pc, por que tem um gráfico melhor, sou muito mais jogar nos consoles que não vou ter que esquentar a cabeça se minha placa ta boa, se preciso trocar todo ano, etc etc etc.

    recentes

    populares

    • Gustavo Lander
      2013-05-16T12:22:16  

      Falou tudo! Muito mais cômodo simplesmente ligar o video-game e sair jogando. To nem aí pra placa de vídeo super poderosa, processador de sei lá o que..

    recentes

    populares

    • Gustavo Lander
      2013-05-16T12:22:16  

      Teve uma época da minha vida, que eu tinha a mesma cabeça desses PCmaniacos, a cada 6 meses ficava turbinando meu PC pra jogar jogos novos no full. Mas chega uma hora que cansa, e vc percebe que gráficos nao divertem, uma boa história e personagens carismaticos é o que faz a gente perder horas na frente da TV.

  • Tico Mano
    2015-07-11T17:02:56  

    Meu Deus do céu.. é serio que eu li isso!!! "Seguindo a lógica de John Carmack, um console 10 vezes melhor que o anterior acabará apresentando gráficos melhores do que um PC" palhaçada.. todo jogo é criado em um pc e não em um console, e na verdade o jogo é minimizado sua capacidade gráfica para consoles e não ao contrario, ridículo isso.

    recentes

    populares

    • Tico Mano
      2015-07-11T17:02:56  

      Quando GOD OF WAR 3 foi lançado, o PS3 ja tinha 6 anos de vida, e ainda assim os gráficos foram surpreendentes e receberam varios elogios da critica especializada ficam no mesmo nivel de titulos lançados para pc no mesmo ano. Um console pode durar facilmente 10 anos no mercado ainda conseguindo excelentes otimizações e jogos bonitos, já um PC nunca durará isso tudo no mercado e quem quiser ter sempre mais tecnologia, tem que fazer upgrade a pelo menos 2 em 2 anos.

    recentes

    populares

    • Tico Mano
      2015-07-11T17:02:56  

      lançada em 17 de junho de 2008, hoje então com 7 anos, tenho uma GTX280 rodando gta5, sou técnico em eletrônica e informática acompanhei a evolução de vários consoles de 1996 ate hoje, ate tentaram semelhar o "brinquedo" a um pc, criando consoles com teclado e afins, colocam processador hd etc, não tiro o mérito do console de ter deixado uma marca na infância de muita gente, mas a comparação é absurda, pois em um pc não há limitações.

  • Vortex Ykehara
    2013-05-16T14:40:28

    Eu tenho PS3 e PC. Com certeza PS3 é muito divertido, mas jogos FPS eu só jogo no PC.Joguei o BFBC2 no PS3 achei muito limitado. Num tem agilidade, a impressão é de estar amarrado. PC de 2 mil reais. i5 2400, placa mãe asus p8p67, 8gb memoria, HD5870, fonte corsair 650w, HD 1tb, rodo BF3 em 1920x1080 no high.

  • Rafael Oliveira
    2013-05-16T14:05:20  

    Escritor dessa matéria tem Q ser muito burro, fazer compareaçao de qual imagem é melhor PC gamer no brasil pode ficar 35 mil reais já console X box 700 reais, uma comparação assim é assinar atestado de burrice

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2013-05-16T14:05:20  

      kkkkkkkkkkk 35 mil reais? vc ta fumado?

  • Paulo Zukerman
    2013-05-16T15:17:32  

    Com tanta mulher por ai os caras discutem por causa de video game.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2013-05-16T15:17:32  

      vc deve ser pegador msm pra tar lendo essa noticia..

  • Iago Silva
    2013-05-17T08:57:21  

    O cara que gastar 5 mil reais com um PC apenas para gamer ele é tapado veio.

    recentes

    populares

    • Iago Silva
      2013-05-17T08:57:21  

      O kra q gasta 4k com um ps4 em vez d comprar um pc 2x melhor com 3k é tapado*

  • Máximo Poder
    2014-03-11T10:40:56  

    Com menos de R$ 4.000,00 se monta um PC Gamer muito superior ao PS4 (melhor console desta nova geração).

    recentes

    populares

    • Máximo Poder
      2014-03-11T10:40:56  

      com 4k vc monta um monstro já. Da p bota uma gtx 970/980 até

    recentes

    populares

    • Máximo Poder
      2014-03-11T10:40:56  

      Com 4k vc monta um pc monstro ja... Nesse preço da até p bota gtx 970/980 + um i5 top

  • Wildarcley Amaral
    2013-05-16T11:42:53  

    MATÉRIA PRA PROMOVER OS NOVOS CONSOLES QUE SERÃO LANÇADOS EM 2013. NADA SE COMPARA A COMPUTADORES.

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-05-16T11:42:53  

      Marlon Vergílio Verdade, o preço é o mais incomparável kkkkk

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-05-16T11:42:53  

      nada se compara a computadores!

  • Estêvão Finamore
    2013-05-16T11:55:33  

    Só a minha placa de video EVGA GeForce GTX 690 é do tamanho de um console! Não tem nem como comparar! Esses consoles da "nova geração" se igualam a um PC mediano, mas um PC TOP pode ser até 10x melhor q um console TOP.

    recentes

    populares

    • Estêvão Finamore
      2013-05-16T11:55:33  

      "E 10 vezes mais caro também!" Só que não.... Um ps4 aki no brasil é 4k, e um pc tipo umas 2x melhor q um pc é 3k, então quem ainda usa console é meio retardado... Ah, e se contar no exterior, vc monta um pc desses com praticamente metade do dinheiro (uns 700 dólares).

    recentes

    populares

    • Estêvão Finamore
      2013-05-16T11:55:33  

      2x melhor q um ps4*

  • Samuel Silva
    2014-03-04T19:25:21

    KKKKK PS3 TEM GRAFICO MELHOR DOQUE O GRAFICO DO POWER PC

  • Samuel Silva
    2014-03-04T19:24:46

    ELE ME DISSE MELHOR DO QUE O POWER PC ENTENDEU POWER PC

  • Leonardo Colpas
    2013-05-16T11:51:48

    Achei legal como introdução. Mas pelo título, me parecia que veríamos uma série de imagens comparativas entre os jogos e consoles. :-(

  • Marcos Matias
    2013-05-16T11:45:19

    PS3 e XBOX podem ate ter uma grande disputa entre eles, mas os dois juntos perdem feio pra um PC (estou falando de um PC pra gamer de verdade, não de um positivo comprado nas casas bahia).

  • rodrigo sarri
    2013-05-17T08:49:48

    Sou Gamer com PC e video game e não gastaria R$ 5.000,00 em um PC só pra jogos, o meu atual PC eu gastei R$ 4.000,00, mas é também o PC que uso para trabalho com softwares pesados como alguns de edição de aúdio e vídeo.

  • Marcelo
    2013-05-16T16:18:31

    NooOOOoossa, que matéria importaaaAAAaaanteeEEee.. kkkkkkkkk

  • Kennedy Marques
    2013-05-16T15:49:18

    o dia que conhecerem uma boa de uma rechada, vao para com essa moagem!

  • Cristhian Dias
    2013-05-16T15:39:38

    A CPU TA ESCRITO ACER MESMO OU É IMPRESSÃO MINHA?

  • Junio Mendes
    2013-05-16T14:35:20

    PC nunca será inferior a nenhum console, e nunca será

  • Bruno Magalhães
    2013-05-16T14:27:06

    Acredito que cada um deve se divertir da forma que achar melhor.Graças a Deus tenho condição de ter um Pc Gamer bacana e posso aproveitar não apenas os Gráficos MUITO superiores como também a Física muito mais avançada e realista. Tenho também Xbox e Ps3 para jogar os Exclusivos que são indispensáveis (GEARS E GOD OF WAR.....). se você puder ter um pc gamer com certeza é melhor !! Tem muita gente dizendo que o console é mais prático , eu não vejo desta forma pois o Loading de um jogo no PC com SSD é até 20X mais rápido que um console, significa menos tempo de espera e mais tempo de diversão.

  • Alexandre Semmer
    2013-05-16T14:10:40

    console sempreee... PS3 comandaa

  • Claudio Ferreira
    2013-05-16T14:04:22

    Dbrasileiro...DÁ A BUNDA PARA OS AMERICANOS E CHUPA OS EUROPEUS....KKKK

  • Teórico Conspiração
    2013-05-16T13:42:25

    A diferença é que no Xbox tem carros e no PS não

  • Sergio Silva
    2013-05-16T13:28:18

    Ou seja, PS4 venha logo pelo amor de Deus.

  • Alexandre Brito
    2013-05-16T13:23:57

    Se formos compará um console será melhor. Basta analisar valores um PS3 custa 1099,00 reais um PC da mesma faixa de preço não chega nem perto. Muito fácil falar um PC Gamer será muito melhor, tá então vamos supor que se fizesse um console para ser vendido a 5.000 ou 10.000 eu garanto que neste caso o console seria melhor. Para se fazer uma comparação devemos comparar tudo!