Video game

31/05/2013 14h31 - Atualizado em 31/05/2013 14h31

PlayStation 3: conheça os mitos e verdades sobre o console

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

O PlayStation 3 foi lançado em 2006, porém inúmeras informações encontradas na internet causam dúvidas nos novos usuários do console até hoje. O TechTudo preparou uma pequena lista com os principais mitos e verdades sobre o console, confira:

Mitos sobre o PlayStation 3 ainda geram dúvidas nos novos donos. (Foto: Montagem)Mitos sobre o PlayStation 3 ainda geram dúvidas nos novos donos. (Foto: Montagem)

- Filmes em Blu-Ray desgastam o leitor

Mito

Assistir filmes em Blu-Ray no Playstation 3 não desgasta o leitor do vídeo game. O processo de degradação do leitor pode ser desenvolvido através de uma série de fatores que não estão ligados diretamente à peça. Apesar de ser uma informação não confirmada pela Sony, a mídia especializada internacional indica que um lote de leitores pode ter saído da fábrica com problemas que diminuem a sua vida útil, porém a explicação deve ser considerada apenas especulação.

- A tela vermelha da morte

Verdade

Existem duas falhas no sistema do PlayStation 3 que são mais famosas: YLOD e RLOD. Ambas acontecem devido a uma falha de comunicação entre componentes do vídeo game. Apesar do problema ser antigo, a Sony ainda não disponibilizou uma correção mais abrangente para os casos, limitando-se a solicitar que o usuário envie o console para empresa efetuar o reparo. Os erros acontecem com mais frequência nas primeiras versões lançadas do PS3.

Nova rede da Sony promete mais segurança aos usuários. (Foto: Divulgação)Nova rede da Sony promete mais segurança aos usuários. (Foto: Divulgação)

- A insegurança na PSN e senha vulnerável

Mito

Embora quase todas as empresas que operam virtualmente dados de clientes sofram com algum tipo de insegurança, o serviço online do PlayStation 3 ficou marcado negativamente por conta de um grande ataque hacker. A rede ficou fora do ar em 2011 por quase um mês e chegou a gerar até mesmo uma série de benefícios para os jogadores no seu retorno. Apesar do fato ter realmente acontecido, hoje a Sony Entretainment Network já está restabelecida e opera em níveis de segurança dentro da normalidade.

- O vídeo game só funciona em TVs com suporte HDTV

Mito

Um dos maiores mitos superficiais sobre o PlayStation 3 diz que o console só funciona em TVs com suporte para a tecnologia HDTV. A afirmação é falsa. Embora a qualidade da imagem melhore de maneira considerável nos aparelhos de plasma, LCD e LED, o vídeo game funciona através de conexão A/V em televisores conhecidos como Standart.

Apesar da qualidade dos exclusivos PS3 aceita outros dispositivos. (Foto: Reprodução) Apesar da qualidade dos exclusivos PS3 aceita outros dispositivos. (Foto: Reprodução)

PS3 só oferece suporte aos acessórios desenvolvidos pela Sony

Mito

Apesar de alguns produtos apresentados pela Sony serem desenvolvidos exclusivamente para o PlayStation 3, inúmeros dispositivos de outras marcas também podem ser conectados ao aparelho. O fato ocorre na maioria das vezes através da conexão Bluetooth, que possibilita que o usuário conecte headsets, controles e outros acessórios no console.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael
    2013-05-31T16:16:29

    Queimei o leitor do meu PS3 somente lendo jogos de blu-ray...sendo que nao usava o mesmo para jogo...VERDADE e não é MITO

  • Leandro Boff
    2013-05-31T16:07:28

    Pena que a maioria dos jogos do PS3 não é em alta resolução 1080p

  • Israel Silva
    2013-05-31T15:26:40

    Gosto da Sony por der dado liberdade, ao contrário da Microsoft que é proprietário demais... faltou dizer que o PS3 é possível trocar o HD. rsrsrss

  • Rafael
    2013-05-31T16:17:04

    Corrigindo..>Filmes em Blu-ray e não jogos....jogos seria redundante

  • Joao Souza
    2013-07-10T23:28:32

    Que adianta a PSN de graça e não prestar agora sacanagem ficar chorando por um misero $80 ao ano e ter um serviço de qualidade

  • Joao Souza
    2013-07-10T23:18:52

    o Xbox e realmente melhor, a live nem se fala em termo de tecnologia segurança e aparência, jogando online demais

  • Jean Jose
    2013-06-02T14:04:04

    Com certeza o PS3 é muito além do xbosta!!! Ja tive 2 xbosta 3RL neles!!!

  • Fernando Cruz
    2013-06-01T09:49:18

    Nao e' tela vermelha da morte, e' luz vermelha da morte, porque significa Red light of Death.

  • Maicon Sousa
    2013-06-01T09:14:56

    Jogar seu xbosta no lixo e comprar um PS3: VERDADE

  • Paulo Silva
    2013-06-01T04:06:26

    Essa tal de "Tela vermelha da morte" aconteceu em maior parte até o modelo de 2009. Do modelo de 2010 para cá o PS3 se tornou extremamente confiável. Desde o lançamento ele já era bem mais confiável que o Xbox 360.

  • Rafael
    2013-06-01T01:47:22

    cara... tenho um PC muito bom e o PS3. Os dois são bons. Jogos de luta e aventura uso o PS3, estratégia e FPS o PC. Agora, se tivesse que escolher só um, nada é melhor que um PC!

  • Odejair Barbosa
    2013-06-01T01:29:19

    concordo melhor montar um pc de alta qualidade do que vc comprar um console caro e ainda por cima jogos que custam o olho da cara,,muito caro em vez de comprar um ps3 melhor investir no seu pc em uma máquina potente,,e jogos mais baratos e facíl de se achar.....

  • Sergio Silva
    2013-06-01T01:11:45

    No meu pc super potente com video de 2000 mil eu nao jogo unc 2 e 3 2 killzone 2 e 3, entre outros. buaaaaaaaaaaa.

  • Valmi Santos
    2013-05-31T22:34:42

    os brasileiros não tem nem que comprar qualquer tipo de console da sony , todos os plays não são feitos para américa do sul . basta ver o logo SCEE . sony computer Entertainment europa . e ainda ficam preocupados , se a sony não ta nem ai pra vocês .

  • Marcelo Pires
    2013-05-31T21:56:14

    Ps3 é um video game que ja esta saindo de cena e compra-lo seria no minímo precipitado,pois o melhor é guardar a grana para o seu sucessor.

  • Leandro Vieira
    2013-05-31T20:15:47

    O que é que estão falando aí, hein? O Brasil ainda é da era PS 2 e tem gente arrotando ares europeus de superioridade. Se liguem, aqui é Brasil

  • Gilberto Filho
    2013-05-31T19:51:28

    Tem troxa que paga R$ 200,00 em um game? Verdade!

  • Alex Moreira
    2013-05-31T18:29:06

    o techtudo ta com materias nada a ver ??? VERDADE.............Defina o TECHTUDO.....OU MATERIANADA ??? qual nome correto pra esse site ???

  • Daniel Oliveira
    2013-05-31T17:00:38

    minha cara perdendo tempo lendo essa matéria horrível ....

  • Lauro Marinoso
    2013-05-31T19:00:01  

    Alguém tem alguma resposta de a TV de LED diminuir a vida útil usando o PS3?

    recentes

    populares

    • Lauro Marinoso
      2013-05-31T19:00:01  

      sim diminui a vida e aumenta a conta de luz

  • Felipe Nascimento
    2013-05-31T15:32:22  

    Eu tenho dois headset da sony, um é bem pequeno, onde em jogos online eu apenas tenho o audio das conversas e outro headset é igual ao o da imagem. A qualidade deste último é absurda. Sempre jogo COD BO2 com ele e a sensação é que estou dentro do jogo. Consigo me desligar mais ainda do mundo jogando com esse headset.

    recentes

    populares

    • Felipe Nascimento
      2013-05-31T15:32:22  

      Minha TV tem saída para fone. E eu pude comprar um mais barato, por ser com fio. Só não consigo falar com a rapaziada quando jogo o BO 2. Mas a qualidade do áudio é absurda mesmo, muito diferente.

  • Elton Vieira
    2013-06-01T01:30:45  

    O PS3 junta muito pó na prateleira da sala? VERDADE O PS3 é bom peso de papel? FALSO, é muito pesado e o esforço para colocá-lo sobre o papel pode causar lesões nos braços do jogador. O PS3 é um bom Blue-Ray player? FALSO, o preço de um blue-ray player numa loja de eletro-eltrônicos é muito inferior ao PS3 e traz a mesma qualidade de reprodução.

    recentes

    populares

    • Elton Vieira
      2013-06-01T01:30:45  

      ................xbox fanboy detected!

  • Wellington Ferreira
    2013-05-31T22:20:54  

    Montar um PC preparado pra jogar seria melhor do que comprar um PS3?? VERDADE

    recentes

    populares

    • Wellington Ferreira
      2013-05-31T22:20:54  

      monta um PC com 800 reais e tenta jogar, seu animal.

    recentes

    populares

    • Wellington Ferreira
      2013-05-31T22:20:54  

      Isaac Dias Tem gente que viaja mesmo...

  • José Gonçalves
    2013-05-31T20:21:19  

    Notícia de última hora - Sony diz que PS4 não vai rodar a maioria das mídias do PS3, pois é para baratear o custo do console, assim exatamente como fizeram do PS2 para o PS3 hahah... Usuários dizem que não importa!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-05-31T20:21:19  

      *Importam*

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-05-31T20:21:19  

      E a primeira geração de Ps3 rodava os jogos do PS2.

  • José Gonçalves
    2013-05-31T16:51:12  

    Jogar seu PS3 no lixo e comprar um computador potente para jogos é melhor que ter o console? - VERDADE!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-05-31T16:51:12  

      Phillipe Amparo, se eu fosse fazer uma lista de excelentes jogos exclusivos para PC, os donos de PS3 falariam o que? Francamente, Diablo 3, League of Legends (melhor MOBA e o mais jogado do mundo), WoW e milhares de jogos, sem contar que os gamers de PC contam com Steam e Origin que simplesmente os valores dos jogos é patético perto de outros consoles. Não sei pq insistem em falar em exclusividades, fale de algo mais abrangente e que faça diferença, ahhh e outra coisa, quem disse que não podemos jogar God of war no pc? Conhece emulador? Abraço.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-05-31T16:51:12  

      Willy Costa: A unica coisa que um PC e melhor que consoles em questao de jogos e grafico. pq vc nunca vai jogar um god of war, the last of us, infamous, beyond two souls e alguns mais. por isso prefiro meu ps3.