O designer e artista 3D Cícero Moraes, especializado no uso de softwares livres e gratuitos, fará uma palestra no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que ocorre entre os dias 3 e 6 de julho no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre. Na ocasião, Moraes vai falar sobre como estes programas são usados nos campos da arqueologia e medicina forense.
Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

A palestra vai trazer exemplos como a elucidação de casos policiais por meio da composição de um rosto, de parte do crânio ou a atualização de fotos antigas. As técnicas apresentadas são úteis para encontrar pessoas desaparecidas e criminosos fugitivos. Na arqueologia, ela permite reconstruir povos antigos e civilizações extintas. Para exemplificar os experimentos, o designer vai apresentar cases de sucesso ocorridos no Brasil, México e Itália.
A reconstrução facial forense é a ciência de restaurar a face de um indivíduo a partir de um crânio, seja ele completo ou não. Ela tem sido usada há anos pela polícia para ajudar a elucidar casos complexos e existe há mais de um século.
Com os recursos tecnológicos atuais, a reconstrução ocorre geralmente após a digitalização da caveira, o que pode ser feito por meio de fotografia ou tomografia computadorizada, por exemplo.
O designer postou um vídeo no YouTube onde mostra o processo sendo aplicado. Veja: