Internet

20/05/2013 16h28 - Atualizado em 27/02/2014 13h15

Sai Firefox, entra Chromium: Ubuntu 13.10 pode trocar navegador padrão

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A próxima versão do Ubuntu deve ser lançada em outubro com uma alteração relevante aos olhos do usuário: a Canonical deve substituir o Firefox pelo Chromium como navegador padrão da distribuição Linux. Caso a novidade se confirme, seria o fim da parceria, que começou em 2005 com o Firefox 1.0.2.

Parceria que começou com o Firefox 1.0 pode chegar ao final ainda neste ano (Foto: Reprodução)Parceria que começou com o Firefox 1.0 pode chegar ao final ainda neste ano (Foto: Reprodução/Geek)

Há dois fatores importantes que podem explicar a decisão da desenvolvedora. Em primeiro lugar, a base de usuários do Chromium vem crescendo, enquanto o universo de usuários do browser da Mozilla diminui. Outra razão é que a versão open source do Chrome permite que os web apps do Ubuntu rodem em perfeita integração com a Unity.

Integração com a interface gráfica é uma chave de todas as rupturas que a Canonical causa no Ubuntu há anos. Se considerar a chegada do Ubuntu Touch, voltado para smartphones e tablets, e a necessidade de que essa nova vertente do sistema ofereça uma integração saudável com a versão desktop, fica fácil entender por que o Chromium faz mais sentido atualmente.

De acordo com o site Geek, a desenvolvedora ainda não bateu o martelo sobre a mudança. Até outubro, quando o Ubuntu 13.10 deve ser lançado, os desenvolvedores da distribuição ouvirão a comunidade para avaliar a receptividade da alteração. Caso o Firefox saia mesmo de cena, os fãs do browser ainda poderão usá-lo: bastará instalá-lo via Ubuntu Software Center.

Qual é a melhor sistema operacional Linux? Responda no Fórum do TechTudo!

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares