Celular

16/05/2013 17h07 - Atualizado em 16/05/2013 17h07

Usar celular sem fones de ouvido dá multa de R$ 1 mil na Paraíba

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

As reclamações dos passageiros de transportes públicos na Paraíba deram resultado. A partir desta quarta-feira (15), o uso de aparelhos sonoros no “modo alto-falante” dentro de ônibus, trens e balsas está proibido. Uma lei de autoria do deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) publicada no Diário Oficial do Governo do Estado prevê multa de até R$ 1 mil para quem desrespeitar a regra.

Fone de ouvido agora é obrigatório para ouvir música em transporte público na Paraíba (Foto: Divulgação) (Foto: Fone de ouvido agora é obrigatório para ouvir música em transporte público na Paraíba (Foto: Divulgação))Fone de ouvido é obrigatório para ouvir música em
transportes públicos na Paraíba (Foto: Divulgação)

Na lei, é expressamente proibido utilizar smartphones, iPods, tablets, notebooks, netbooks, rádios, aparelhos de mp3 e mp4, além de caixas portáteis, reprodutores pessoais de música e similares “no modo alto-falante”. Ou seja, sem fone de ouvido e, normalmente, com volume mais alto. A partir de agora, ouvir música na condução, somente com os devidos fones.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Os passageiros que se sentirem incomodados por pessoas desrespeitando a determinação devem comunicar o motorista e a empresa do transporte. Caso a companhia não resolva o caso e permita a infração, também poderá pagar multa. A recomendação é de que sejam procurados a polícia ou o Procon nestas situações. Eles serão os responsáveis pela fiscalização.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duarte Regalado
    2013-09-17T10:34:21

    Essa LEI deve ser colocada em todo o País!

  • Natália Cardoso
    2013-05-29T14:42:00

    Isso precisa vigorar urgente em Londrina. É um verdadeiro abuso o que a pessoas fazem dentro dos ônibus, nos terminais e em ambientes fechados. Vivem como se todos fossemos obrigados a ouvir o lixo musical que eles geralmente escutam.

  • Japonesaichi
    2013-05-17T15:55:36

    O dia em que estes folgados entenderem que, o direito dele termina onde começa o do outro, o mundo será muito melhor. Isto se chama “egoísmo”, é a pior doença da humanidade.

  • Vinicius Maciel
    2013-05-16T20:14:55

    Sou a favor! Entendo que exista liberdade de expressão mas ninguém é obrigado a ouvir o som que o outro escuta e vamos concordar que hoje em dia as letras principalmente de funk não estão tão belas assim e isso não só com o funk todas as músicas hoje em dia estão começando a ir para o lado do sexo, luxo falando sobre carros dinheiro e principalmente vulgarizando as mulheres.

  • Jeías Ferreira
    2013-05-16T19:18:15

    Intrigante!!! Acredito que quem praticar esse "delito" vai se justificar da seguinte forma: "E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!" (Kkkkkkkk)

  • Túlio Silva
    2013-05-16T17:44:50

    Deputados do Pará, por favor ?

  • Kevin Smith
    2013-05-17T08:31:13

    Traz essa lei para cá em bh por favor... =/