Jogos de esporte

10/05/2013 08h58 - Atualizado em 10/05/2013 08h58

Veja a evolução de Fifa a cada versão desde 1996

Lucas Nascimento
por
Para o TechTudo

Fifa 14 foi anunciado recentemente e os fãs da franquia estão contando os dias para testar as novidades do jogo. Motivos para a ansiedade não faltam, pois a franquia é conhecida por sempre trazer inovações, tanto em sua jogabilidade quanto em seus belos gráficos. Sendo assim, nós preparamos esta retrospectiva para relembrar as principais melhorias apresentadas desde 1996.

Lionel Messi estampa imagem teaser de Fifa 14 (Foto: VG247) (Foto: Lionel Messi estampa imagem teaser de Fifa 14 (Foto: VG247))Lionel Messi estampa imagem teaser de Fifa 14 (Foto: VG247)

1996: Fifa 97

Fifa 97 introduziu o jogo narrado à série. Além disso o jogo também trouxe a modalidade Indoor, na qual a partida era jogada em uma quadra de futebol de salão, embora as regras fossem diferentes das partidas oficiais desta modalidade.

FIFA_97 (Foto: FIFA_97)Fifa 97 apresentava um modo indoor (Foto: Divulgação)

O título trouxe uma nova tecnologia de captura de movimentos, apresentando maior realidade no controle dos jogadores. Esta edição da franquia também incluiu um grande número de equipes menores, como a do Madureira entre os times brasileiros.

1997: Fifa Road to World Cup 98

Esta edição foi inspirada na Copa do Mundo de 1998, na França. Ela trouxe um modo "Road to World Cup", onde o jogador escolhia uma entre as 173 seleções nacionais registradas pela Fifa e, com ela, deveria tentar a classificação para o mundial.

FIFA_98_SELEÇÃO (Foto: FIFA_98_SELEÇÃO)Fifa 98 trazia o modo "Road to World Cup" em homenagem à Copa do Mundo de 1998 (Foto: Divulgação)

O Fifa Road to World Cup 98 também trouxe melhorias na jogabilidade. Foi corrigido um bug contido na versão anterior, no qual o impedimento era marcado indevidamente em alguns casos. Também passou a ser possível alterar o quão rígido seria o árbitro da partida.

Esta versão revolucionou o gênero ao ser o primeiro a contar com músicas oficiais e licenciadas na sua trilha sonora. Esta atitude foi repetida nos jogos seguintes, sendo repetida em outros games do gênero. Uma das músicas mais conhecidas que faziam parte desta trilha é "Song 2", da banda inglesa de rock alternativo Blur.

1998: Fifa 99

Fifa 99 trouxe uma considerável melhoria nos gráficos. Além disso, pela primeira vez o jogador podia alterar a câmera de jogo, outra melhoria presente em todas as edições seguintes da franquia.

FIFA_99 (Foto: FIFA_99)Em Fifa 99 os jogadores já possuiam expressões faciais básicas (Foto: Divulgação)

Nesta versão foi removido o modo Indoor, que surgiu no Fifa 97. Também foram inseridas expressões faciais básicas aos atletas e uniformes mais próximos aos reais.

1999: Fifa 2000

Fifa 2000 foi marcado por incluir um grande número de ligas nacionais. Uma delas foi a Major League Soccer (MLS), a Liga dos EUA, que antes era representada apenas como "Liga Americana".

FIFA_2000_BROTHERSOFT (Foto: FIFA_2000_BROTHERSOFT)Fifa 2000 trouxe melhorias na jogabilidade (Foto: Divulgação)

Foram trazidas também grandes mudanças na jogabilidade nesta edição. Nela era possível jogar temporadas inteiras nos clubes. Houve também uma melhoria nos impactos físicos e na proteção de bola.

2000: Fifa 2001

Fifa 2001 foi o primeiro a ser lançado para a sexta geração de consoles, o que possibilitou uma grande melhoria na parte gráfica do título. Emblemas e até patrocinadores podiam ser vistos mais nitidamente, diferentemente das versões anteriores.

FIFA_2001 (Foto: FIFA_2001)Fifa 2001 trouxe melhorias gráficas (Foto: Divulgação)

Foram feitas também muitas melhorias na jogabilidade. Nesta edição, os atletas tinham mais liberdade em roubadas de bola, podendo até cometer faltas mais duras. Também era possível que o jogador se jogasse ao entrar na área, na tentativa de cavar um pênalti.

 

 

2001: Fifa 2002

Cenas de comemoração de gol foram adicionadas nesta edição do jogo. Foi também incluído um modo de jogo no qual o jogador deveria escolher uma das três seleções automaticamente classificadas para a Copa do Mundo de 2002 (França, Japão e Coréia do Sul) e tentar melhorar o ranking Fifa da equipe escolhida através de uma série de amistosos.

FIFA_2002 (Foto: FIFA_2002)Fifa 2002 possuía um modo em homenagem à Copa do Mundo de 2002 (Foto: Divulgação)

2002: Fifa 2003

Uma das novidades do Fifa 2003 foi um Modo Campeonato, no qual o jogador competia contra 17 dos maiores clubes da Europa, em seus próprios estádios, com gritos de guerra das torcidas de cada equipe.

FIFA_2003_DAVIDS (Foto: FIFA_2003_DAVIDS)Fifa 2003 trazia Edgar Davids na capa (Foto: Divulgação)

Com a franquia Winning Eleven (até então chamada de Pro Evolution Soccer apenas na Europa) ganhando mais espaço no mercado, a EA se viu obrigada a trazer mais inovações para a franquia. Grandes arrancadas e gols de bicicleta, por exemplo, se tornaram mais raros, graças ao aprimoramento da física do jogo, já que o comportamento da bola e os movimentos dos jogadores se tornaram mais fiéis à realidade.

2003: Fifa 2004

Ao contrário de seus antecessores, que só traziam times das divisões mais elevadas de cada país, Fifa 2004 possibilitou que o jogador escolhesse times de classes inferiores de alguns países europeus.

FIFA_2004_OFF_THE_BALL (Foto: FIFA_2004_OFF_THE_BALL)Fifa 2004 permitia movimentar dois jogadores ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Esta edição também foi a primeira a trazer o Modo Carreira. Neste novo modo o jogador, após escolher uma equipe, deveria suar a camisa para disputar torneios e ganhar títulos. Outro recurso apresentado em FIFA 2004 foi o "Off-the-Ball Play". Ele permitia que o jogador controlasse dois atletas ao mesmo tempo, o que possibilitava a criação de jogadas mais elaborada.

2004: Fifa 2005

Fifa 2005 foi um jogo mais voltado para melhorias na jogabilidade. A EA tentou nesta edição buscar o equilíbrio entre arcade e simulador. Uma destas melhorias foi o First Touch (ou "Primeiro Toque", em tradução literal), que buscava trazer mais realidade ao domínio de bola dos atletas.

FIFA_2005_FIRST_TOUCH (Foto: FIFA_2005_FIRST_TOUCH)Fifa 2005 melhorou na jogabilidade (Foto: Divulgação)

Esta edição também foi a primeira a permitir que o jogador realizasse firulas. Sendo assim, a partir do Fifa 2005 foi possível ver atletas aplicando a famosa pedalada ou dando um passe de calcanhar.

 

 

 

2005: Fifa 06

Fifa 06 também foi marcado pela melhoria na jogabilidade. O antigo "Off-the-Ball Play" foi retirado do jogo, para dar lugar a um sistema de entrosamento da equipe, que era calculado com base no número de partidas jogadas com o mesmo elenco.

FIFA_06 (Foto: FIFA_06)Fifa 06 aprimorou o entrosamento dos times (Foto: Divulgação)

O Modo Carreira também foi aprimorado nesta edição. Agora o jogador passava a cuidar também da parte financeira do time, como distribuição de verbas para contratação de jogadores, pagamento de salários e negociação de contratos. Se um atleta não se sentia feliz na equipe ele poderia se recusar a assinar uma possível renovação de contrato, o que alterava o entrosamento do time.

2006: Fifa 07

Sendo o último jogo da franquia disponível para Xbox, Fifa 07 trouxe novidades para o Modo Carreira. A idade dos atletas passou a afetar seu desempenho, com jogadores mais novos tendo um ganho maior de experiência, quando comparado aos mais velhos.

FIFA_07 (Foto: FIFA_07)Fifa 07 permitia colocar efeitos nos chutes (Foto: Divulgação)

Fifa 07 também permitiu que os jogadores adicionassem efeitos às cobranças de bola parada, o que não aconteceu nas edições anteriores.

2007: Fifa 08

Fifa 08 foi o primeiro jogo da franquia a ser lançado para a sétima geração de consoles. Trazendo também uma versão para Nintendo Wii, que contava com algumas características exclusivas para o console, esta edição apresentou melhoras significativas nos gráficos, graças ao poder da nova geração de videogames.

FIFA_08 (Foto: FIFA_08)Fifa 08 foi o primeiro jogo da sétima geração de consoles (Foto: Divulgação)

O modo "Seja um Pro" fez sua primeira aparição na série. Com ele, era possível controlar apenas um atleta em campo, ao invés de controlar todo o time. Este recurso ainda está presente nos jogos atuais da franquia.

2008: Fifa 09

Algumas melhorias de jogabilidade foram trazidas em Fifa 09. O modo "Seja um Pro" foi aprimorado, agora possibilitando que o jogador controlasse um atleta já existente ou criado por ele no Modo Carreira por até quatro temporadas.

FIFA_09 (Foto: FIFA_09)Fifa 09: Ronaldinho Gaúcho era um dos destaques do game (Foto: Divulgação)

O controle da comemoração de gol fez sua estreia nesta edição da série. Ao contrário do que acontecia nas versões anteriores, onde o jogador assistia a uma pequena cena de comemoração, agora era possível efetuar uma coreografia pressionando certa combinação de botões.

2009: Fifa 10

Fifa10 trouxe muitas inovações, como uma grande melhora no Modo Dirigente, com a adição do recurso Total Football Experience, que permitia que os jogadores visualizassem informações de outros jogos enquanto jogava o modo de carreira. O Assistente Técnico também fez a sua estreia, auxiliando o jogador na escolha do elenco que entraria em campo com base na dificuldade do jogo seguinte.

FIFA 10 trouxe nova Arena de Treino (Foto: Reprodução)FIFA 10 trouxe nova Arena de Treino (Foto: Reprodução)

Esta edição também trouxe melhorias na jogabilidade. Aprimoramentos no posicionamento dos jogadores faziam com que evitassem atrapalhar passes que não foram direcionados a eles e se atirassem para bloquear chutes adversários.

2010: Fifa 11

Em Fifa 11 o Modo Dirigente foi substituído pelo Modo Carreira. Esta modalidade permitiu que os jogadores comandassem um clube, escolhendo elenco, táticas e posições. Ainda era possível jogar por uma temporada como um atleta, no modo Be a Pro, ou através do modo Jogador Treinador, no qual além de controlar um atleta, o jogador deveria gerenciar a equipe.

FIFA 11 trouxe inovações no modo Be a Pro (Foto: Divulgação)FIFA 11 trouxe inovações no modo Be a Pro (Foto: Divulgação)

Nesta edição os jogadores também puderam, pela primeira vez, controlar um goleiro no Be a Pro. Ao contrário de jogos anteriores, onde somente era possível controlar os 10 jogadores de linha, no Fifa 11 foi possível comandar o goleiro utilizando os analógicos para realizar defesas.

2011: Fifa 12

Fifa 12 implementou três novas mudanças de jogabilidade: o Motor de Impacto renovado, a Defesa Tática e o Drible de Precisão. O Motor de Impacto trouxe um novo sistema de animação que variava de acordo com os jogadores e as forças físicas envolvidas na colisão.

FIFA 12 trouxe novo sistema de colisão (Foto: Divulgação)FIFA 12 trouxe novo sistema de colisão (Foto: Divulgação)

O novo sistema de Defesa Tática passou a valorizar mais o posicionamento dos jogadores, ao contrário dos jogos anteriores, em que os defensores se posicionavam automaticamente para roubar a bola. O sistema de Defesa Tática dava mais liberdade aos jogadores, que decidiam a hora certa de “dar o bote”.

A terceira e última grande mudança para a série foi o Drible de Precisão. Ele desacelerava a partida, iniciando uma espécie de câmera lenta, permitindo que o jogador realizasse os comandos com mais calma, driblando com maior precisão.

2012: Fifa 13

Como já é característica da franquia, Fifa 13 veio recheado de novidades. O título trouxe melhorias no Motor de Impacto, tornando as colisões ainda mais realistas, e na IA, fazendo com que os atletas busquem o melhor posicionamento em campo, possibilitando a criação de jogadas mais aprimoradas.

FIFA 13 inovou com o Match Day (Foto: Divulgação)FIFA 13 inovou com o Match Day (Foto: Divulgação)

Além destas melhorias, Fifa 13 trouxe também o EAS FC Match Day e o First Touch Control. Através do EAS FC Match Day eventos do mundo real passaram a influenciar os times, como contusões e suspensões. Já o First Touch Control fez com que a força do passe, a trajetória da bola e a habilidade técnica do jogador determinassem a forma com que a bola era dominada pelo jogador que a recebe.

Com o anúncio do Fifa 14 muita expectativa foi criada acerca das melhorias que ele trará para o gênero. A EA Sports já anunciou mudanças na jogabilidade como um aprimoramento do First Touch Control, além de um sistema para dar mais realidade aos chutes. Com a chegada da próxima geração de consoles, a perspectiva é de que a franquia inove cada vez mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Verlangieri
    2013-05-10T13:53:03  

    fifa e um lixo de jogo

    recentes

    populares

    • Fernando Verlangieri
      2013-05-10T13:53:03  

      disse o fraco

  • Marc Marcos
    2013-05-10T11:31:56  

    A pergunta que não quer calar: vou comrar um game para o meu pc, ou terei que comprar um pc para o meu game? Só isso...

    recentes

    populares

    • Marc Marcos
      2013-05-10T11:31:56  

      compre um PC com configuração legal pra durar uns 5 anos...e depois compre um console...use o videogame para jogar e o pc pra navegar/trabalhar...é menos grana gasta

  • Jean Mourão
    2013-05-11T02:15:04  

    Po eu jogo mt PES, mas galera... vamos parar com essa guerrinha ridícula, o Post eh sobre o FIFA, eu tb tenho o fifa 13 e gosto mt de jogar, quando comentário for da Konami, comente só sobre o PES... assim como o faremos a partir de agora nas matérias da EA, combinado?

    recentes

    populares

    • Jean Mourão
      2013-05-11T02:15:04  

      nao

  • Alonso Silva
    2013-05-10T17:25:35

    o melhor foi fifa 95

  • Edmar Lima
    2013-05-10T15:33:47

    O FIFA é o melhor game de futebol que existe, apesar das críticas, é o melhor de todos, existem ainda muitos pontos de melhoria mas acho que com o tempo estas melhorias virão. Por enquanto é curtir o que temos disponível...

  • Luiz Zacarias
    2013-05-10T13:22:41

    A série Fifa completa: FIFA International Soccer FIFA 95 FIFA 96 FIFA 97 FIFA: Road to World Cup 98 FIFA 99 FIFA 2000 FIFA 2001 FIFA Football 2002 FIFA Football 2003 FIFA Football 2004 FIFA Football 2005 FIFA 06 FIFA 07 FIFA 08 FIFA 09 FIFA 10 FIFA 11 FIFA 12 FIFA 13

  • Alberto Cardoso
    2013-05-10T16:44:50

    Jogo Fifa a muito tempo e acho que melhoram de ano para ano, claro que tem problemas, é um vídeo game. Quem quiser realidade que vá para um campo de futebol de verdade.

  • Bruno Martins
    2013-05-10T15:44:11

    Sou fã de PES, mas ultimamente reconheco a super melhoria do fifa em relação ao PES, porém prefiro arcade ainda.

  • Allan Duarte
    2013-05-10T14:34:02

    Espero que corrija alguns erros e deixe o jogo mais real, no 13 quem joga FUT seeeeempre aos 45 minutos do 1o tempo sai gol, independente se voce faz ou toma, tem gol kkkk muito zuado, fora que ajuda muito um jogador que é pior...

  • Valter Lace
    2013-05-10T16:05:49  

    Pela quanidade de lançamentos deveriam melhorar a qualidade grafica???

    recentes

    populares

    • Valter Lace
      2013-05-10T16:05:49  

      Você está perguntando?

  • Raphael Siqueira
    2013-05-10T17:54:40

    Ta tooodo mundo errado. O primeiro Fifa foi o Fifa International Soccer. Não foi o 95 e muito menos o 97.

  • Wedson Cruz
    2013-05-10T17:20:16

    Enquanto não passou da versão 2007 i FIFA não era melhor nem que o 'International Super Star Soccer Deluxe'.. A EA precisa caprichar mais na personalização dos jogadores desse game, nos gráficos e principalmente deixar de ser um jogo tão fácil de driblar e fazer gol de placa.. isso não imita a realidade...

  • Yuri Oliveira
    2013-05-10T13:30:52  

    Slender Man apareceu na foto do fifa 2002!! O.o

    recentes

    populares

    • Yuri Oliveira
      2013-05-10T13:30:52  

      kkkkkkkkkkkkkkkk pode crer

  • Leonardo Palma
    2013-05-10T11:45:57  

    Eu tenho uma fita do mega drive do FIFA92. Esse site já foi 100%

    recentes

    populares

    • Leonardo Palma
      2013-05-10T11:45:57  

      FIFA 94 vc quis dizer!

  • Matheus Pedalino
    2013-06-07T15:39:19

    Matéria muito mal feita. Só um player de verdade pra fazer esta matéria. Muitas mentiras escritas as quais devem ter sido pegadas em control c , control v na internet. Não recrimino o Redator, mas a matéria foi mediocre. Não entende absolutamente nada do SIMULADOR DE FUTEBOL FIFA.

  • Paulo Lima
    2013-06-06T12:50:33

    sou muito mais fifa mas uma coisa q podia melhorar e, o fato de vc ta jogando contra a maquina eles dao um toque o cara vai correndo de costa chega vira e chuta de costa e muito estranho

  • Lucy Barbosa
    2013-05-28T17:49:49

    PES parece um bando de robôs

  • Matheus Giacometti
    2013-05-28T12:29:37

    Eu jogava no play 1 o fifa que tinha Quadra e depois comecei a jogar somente o Winning Eleven até no PS2 eu jogava PES.achava o fifa facil de fazer gols, depois que saiu o da copa de 2010 eu voltei a jogar fifa,a jogabilidade é bem mais real, os dribles as comemorações, porém não podemos ficar nessa a FIFA FOREVER!!! Ah o PES é bem melhor, acho que gosto é gosto,meu irmão joga só PES e eu só FIFA.nos divertimos com os Dois.

  • Raphael Tavares
    2013-05-22T04:36:25

    jogo fifa desde o 95 no videogame, não pulei um ano sequer, e sou fifa forever até morrer,e só um recado PES LIXO A CADA ANO QUE PASSA.

  • Marcos Parisi
    2013-05-11T00:41:46

    FIFA = jogabilidade; PES = gráficos

  • Andre Demarco
    2013-05-10T23:23:01

    Pow jogo fifa desde o mega drive nossa kkkkkkkkk era de mais ali dava pra quebrar todo mundo ate o goleiro

  • Joao Oliveira
    2013-05-10T23:20:53

    FIFA SEMPRE PES LIXO

  • Rogerio Cabral
    2013-05-17T18:42:40

    quem gosta de futebol sabe que FIFA é o melhor!

  • Airton Deus
    2013-05-12T12:26:50

    PES e FIFA, um completa o outro.

  • Romulo Jatene
    2013-05-11T02:54:04

    Faltou os FIFA do snes e mega drive, começou em 1993 a franquia ! e tiveram mais de 5 versões para cada sistema, o FIFA 95 inclusive foi o primeiro da Série a trazer times Brasileiros, pesquisem mais na próxima vez, ainda mas se forem falar do PES / Winning Eleven !