Video game

21/05/2013 16h14 - Atualizado em 21/05/2013 18h36

Xbox One cobrará taxa para rodar jogos usados ou emprestados

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Xbox One, novo console da Microsoft, cobrará uma taxa para rodar jogos de segunda mão. A taxa será cobrada mesmo quando um game é alugado em uma locadora ou emprestado de um amigo que o comprou originalmente. Além disso, todos os jogos serão obrigatoriamente instalados no disco rígido do aparelho. Quem confirmou a informação foi um porta-voz da companhia, falando ao site "Wired".

Veja o que rolou no anúncio do Xbox One, da Microsoft.

Jogos usados terçao taxa no Xbox One (Foto: Reprodução/Kotaku)Jogador terá que pagar taxa para rodar jogos usados no Xbox One (Foto: Reprodução/Kotaku)

Na verdade, o disco do jogo servirá apenas para instalar os arquivos. Após isso, o jogador poderá aproveitar o game mesmo sem o disco no console. Após a primeira instalação, uma taxa será cobrada caso o disco seja utilizado para também instalar em outro drive, diferente do original.

Os jogos serão ligados à conta Xbox Live do jogador e assim também será feita a identificação de diferentes usuários. A arquitetura do Xbox One vai permitir detectar games usados, emprestados ou alugados sem qualquer tipo de problema ou impedimento.

Apesar de ter revelado a informação, a Microsoft não divulgou de quanto será essa taxa. Vale lembrar que, em alguns casos atuais, os jogos utilizam o famoso “Online Pass”, que cobra cerca de US$ 10 (ou por volta de R$ 20) para usuários de jogos comprados de segunda mão. Porém, o Online Pass bloqueia apenas a funcionalidade online destes games, enquanto a taxa da Microsoft parece bloquear o funcionamento completo.

Via Computer & Videogames

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cris Silva
    2013-05-21T21:15:16  

    Engraçado, vejamos uma familia de 5 irmãos, cada um com um conta na Xbox Live, e para todos jogarem um jogo, ou todos os 5 compram uma copia do jogo ou cada um paga uma taxa para jogar o mesmo jogo. Deveriam pensar nas familias kkkk.Sem falar na besteira de ter que instalar o jogo no HD e não precisar mais do CD para jogar... imaginando que os jogos futuros devido a sua qualidade poderão ocupar 50 gigas d um bluray .... um simples HD de 500 Giga não da ne. E se apagar já era.... instala e paga a taxa de novo pois sera considerado um jogo usado ne? vixiiii

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-05-21T21:15:16  

      Eles não pensam nas familias... Eu mesmo tenho dois irmãos, e cada um tem um console em seu quarto... Nós tinhamos que tirar zerinho ou um pra ver quem ficaria com o online pass para jogar online no PS3

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-05-21T21:15:16  

      cara quem tem mais de um xbox no quarto tem dinheiro pra pagar o desbloqueio e pensem bem, se vc e seu irmão quiserem jogar um contra o outro online ? Dois jogos ?

  • Eduardo Menezes
    2013-05-23T13:38:40  

    Mas pessoal, se for do jeito que diz a notícia vai ser ótimo!! Se vc tem 3 amigos por exemplo que jogam FIFA online com vc, ao invés de cada um comprar um jogo, basta os 4 comprarem apenas 1 jogo (R$ 200) e 3 licenças (R$ 60) para instalar na casa da cada um, dividirem tudo por 4 (R$ 65 pra cada) que vai sair muito mais em conta!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Menezes
      2013-05-23T13:38:40  

      Cada Jogo terá um código, e para passar o jogo, além do comprador ter de pagar a licença a sua atual vai ser cancelada.Sendo assim não dará para fazer o que você falou!

  • Michely Bastos
    2013-05-22T13:27:02  

    após a revelação do console, as ações da Microsoft na Bolsa de Nova York caíram e, curiosamente, as ações da Sony subirem mais de 9%. kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-05-22T13:27:02  

      Marcelo Rodrigues ele quis dizer que até o mercado mundial está vendo que o PS4 vai ser melhor. PENSE ANTES DE RESPONDE IDIOTA!!!

  • Natsume Kyousuke
    2013-05-24T14:51:15

    XBosta One

  • Valdir Vieira
    2013-05-23T12:00:50

    Eu concordaria caso do jogo dependesse de algum serviço extra para funcionar, mais não concordo no caso de jogar em modo offline por exemplo.

  • Alan Teixeira
    2013-05-23T10:05:08

    mesmo assim sendo usados no brasil é 70 conto

  • Pablo Pereira
    2013-05-22T18:48:55

    Aff eu teho Xbox 360 e gosto mais se tiver essa fita ai Memo Vo ter que comprar PS4

  • Fernando
    2013-05-22T18:27:06

    Um pouco de estudo em Inglês não faria mal a ninguém. Pre-owned quer dizer "jogo usado", por isso é 15 dólares!!!!

  • Jakiel Oliveira
    2013-05-22T19:29:32

    Morrendo de rir com os comentários. Nem a matéria se prestam a ler pra ver se entendem.

  • Alan Teixeira
    2013-05-22T16:25:52

    pais

  • Tonny Rodolfo
    2013-05-22T13:39:08

    Quem acha que isso foi ruim, infelizmente não entendeu o que a Microsoft quis com isso! Esses jogos devem chegar com um valor muito alto como antigamente os de Ps3 e Xbox 360 que chegavam a R$ 250,00, 300 e até mais que isso... Com certeza, no lançamento aqui no Brasil não vem com um preço menor q esse. Não seria melhor 2 ou 3 pessoas comprarem um jogo, e pagarem o valor do desbloqueio? Pra rodar jogos usados deve vir na faixa de 15 a 20 dólares, sem dúvidas é bem melhor que vc ter que comprar 2 jogos, no valor daqui do Brasil!

  • Remerson Silva
    2013-05-22T12:26:26

    por isso q a SONY sempre ganha com o PS4....

  • Leonardo Silva
    2013-05-21T17:40:33

    PS4 FOREVER !!!!

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-21T17:28:51

    Se bem entendi então para poder jogar será necessário acesso à internet para vincular/liberar o jogo que foi instalado no HD. Se for isso então ... Chupa!

  • Fernando Maia
    2013-05-21T17:14:27

    Chupa!

  • Obom Bom
    2013-05-21T16:57:29

    Eu até ficaria impressionado senão fosse a Microsoft. A MS é a pior empresa de todos os tempos em proteção dos seus produtos e softwares. Em horas liberam os desbloqueios...

  • Alan Teixeira
    2013-05-22T16:25:46  

    oque mais doi é ver que nos estados unidos um jogo sai a $ 15 dolares e quando está em promoção no brasil sai a R$ 125,00 reais triste realidade do meu pai

    recentes

    populares

    • Alan Teixeira
      2013-05-22T16:25:46  

      15 dólares é o preço dos jogos usados. Diz ali "Pre-owned", que significa que são jogos usados.

  • Roberto Silva
    2013-05-21T21:34:40  

    O que tem de advogado pensando: Vou ganhar mais uma grana com este sistema! Não consigo nem mais contar rs. Há mais de três ilegalidades neste paradigma de venda de games de acordo com a legislação nacional que podem ensejar ações que se reverteriam em danos morais, como cada ação poderá ser arbitrada em torno de mil reais, e trinta por cento são honorários com trinca ações eu teria belos finais de semana garantidos pela burrice da Microsoft.

    recentes

    populares

    • Roberto Silva
      2013-05-21T21:34:40  

      Cara, ia ser sem noção cobrar para diferentes pessoas do MESMO console... a identificação é para controle, e é para ter usuarios igual no windows

  • Fabio Nogueira
    2013-05-21T21:22:19  

    Eu espero que a justiça brasileira não permita a microsoft cobrar essa taxa abusiva no Brasil! Imagina, você compra uma casa ai quando for vender pra outra pessoa você tem que pagar uma parte para a pessoa que construiu a casa.... Isso pra mim é um abuso

    recentes

    populares

    • Fabio Nogueira
      2013-05-21T21:22:19  

      isso ja acontece.. vc compra uma casa e paga imposto pro governo pra trocar ela de nome

  • Huascar Torrico
    2013-05-22T20:54:44

    Xbox One vai fracassar no Brasil!! (ou não se os piratas fizerem seu trabalho)

  • Ismael Geraldo
    2013-05-23T12:16:21  

    Não tinha XBox, comprei um jogo e instalei na casa do meu amigo. Beleza. Comprei um XBox pra mim agora depois de alguns meses. VOU TER QUE PAGAR PARA USAR O MEU PRÓPRIO JOGO quando isso acontecer com o ONE?

    recentes

    populares

    • Ismael Geraldo
      2013-05-23T12:16:21  

      Nao me leva a mal, mas pq raios uma pessoa que nao tem o console vai comprar um jogo?

    recentes

    populares

    • Ismael Geraldo
      2013-05-23T12:16:21  

      Sim. O que você deverá fazer é instalar primeiro no seu para depois emprestá-lo à um amigo. Más por que você comprou um jogo sem ter o console? kkkk' Hilário

  • Marcelo Polin
    2013-05-23T10:12:14  

    Ta estranho isso porque diz que não vou precisar ter o disco do jogo no console sendo necessário somente no momento da instalação. Com isso posso comprar um jogo, instalar e vender ele ou alugar, instalar, devolver e continuar jogando, se for isso mesmo a microsoft vai levar prejuízo.

    recentes

    populares

    • Marcelo Polin
      2013-05-23T10:12:14  

      Quem vai se dar mal nessa não é a Microsoft, e sim as lojas de jogos, pois as pessoas ao invés de comprar um novo, vão pagar R$10,00 em um jogo (que para o dono não serviria para mais nada) e pagar o restante pra Microsoft, e depois revendem pelos mesmos R$10,00. A loja é a grande prejudicada.

  • Mario
    2013-05-21T16:43:59  

    Nao duvido q vai ter brasileiro ou fan tentando proteger isso, nao eh ilegal alugar ou emprestar jogo. Pelo menos aqui no eua nao, pais de terceiro mundo td pde acontecer. Kkkkkkkkk chupa....

    recentes

    populares

    • Mario
      2013-05-21T16:43:59  

      Não é ilegal, pois loja física vendem jogos usados com nota fiscal. PS3 funciona assim.

    recentes

    populares

    • Mario
      2013-05-21T16:43:59  

      Certeza que deve morar em carapicuiba e vem aqui com o sonho que tem de um dia morar nos EUA. Ridículo hein amigo...