Jogos de corrida

21/05/2013 16h43 - Atualizado em 21/05/2013 18h35

Xbox One: confira a evolução dos consoles da Microsoft

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

O Xbox One marca a terceira geração de consoles com um salto significativo após 12 anos desde o lançamento do primeiro modelo. Depois de chegar às lojas em 2001 para competir diretamente com o PlayStation 2, a Microsoft lançou um revolucionário Xbox 360 em 2005, turbinado por inúmeros acessórios que tornaram o game diferenciado. Em 2013 os usuários de todo o mundo poderão acessar o Xbox One, a aposta da empresa para a nova geração de consoles.

Veja o que rolou no anúncio do Xbox One, da Microsoft.

Confira a evolução do Xbox, o console da Microsoft (Foto: TechTudo)Confira a evolução do Xbox, o console da Microsoft (Foto: TechTudo)

Lançamento

O primeiro console produzido de forma direta pela Microsoft utilizava como mídia um leitor de CD e DVD, além de trazer uma CPU baseada no Pentium III. Já seu sucessor chegou às lojas oferecendo suporte para HD DVD, com memória RAM de 512 MB DDR3 e com suporte para capacidade de armazenamento variável.

O Xbox lançado em 2001 (Foto: Wikimedia Commons) (Foto: O Xbox lançado em 2001 (Foto: Wikimedia Commons))O Xbox lançado em 2001 (Foto: Divulgação)

O Xbox One chegará ao mercado consideravelmente mais robusto. Com um drive Blu-ray, USB 3.0, HDMI in/out e suporte para o controle de movimentos Kinect. O console ficou aparentemente maior, porém com um poder de processamento significativo. As informações sobre o processador ainda não foram confirmadas oficialmente pela empresa.

Gráficos

A mudança gráfica entre as gerações é visível. Enquanto o primeiro Xbox já trazia gráficos considerados surpreendentes para o início do século XXI, o Xbox 360 alcançou seu auge na metade de sua história, apostando em franquias como Halo e Gears of War, para demonstrar todo seu poder de processamento e conquistar inúmeros jogadores.

Forza 5 (Foto: Divulgação)Forza 5 será um dos games que promete revolucionar com gráficos incríveis (Foto: Divulgação)

Surpreender graficamente é uma das apostas do Xbox One. Com um nível de detalhes bem acima do convencional a empresa já demonstrou a capacidade de processamento do novo console através do gameplay de alguns jogos. O processo de produção de Fifa 14 ganhou um pequeno vídeo, com a modelagem de alguns jogadores e dos estádios. A ascensão visual dos consoles da Microsoft vem em uma crescente considerável, alcançando seu ápice em títulos lançados recentemente.

Kinect

Decisivo para o projeto de tornar o Xbox cada vez mais próximo dos usuários casuais, a Microsoft lançou o Kinect em 2010. Modificando a maneira como o usuário se relaciona com o console, a empresa ofereceu total liberdade aos jogadores tanto in game, quanto na interação com os menus.

Foto do novo console, junto ao novo joystick e o novo Kinect (Foto: Reprodução)Foto do novo console, junto ao novo joystick e o novo Kinect (Foto: Reprodução)

O Xbox One trará uma nova versão do Kinect. Com a capacidade de capturar imagens em 1080p, o dispositivo será oferecido em todas as versões do vídeo game. Suas funcionalidades ficaram consideravelmente mais apuradas, principalmente através do controle de voz, que identifica palavras-chave dentro de frases aleatórias para executar os comandos.

Xbox Live

Decisiva na conquista de mercado por parte da Microsoft, o primeiro Xbox ofereceu aos jogadores a versão inicial da Xbox Live, com intuito de tornar os jogos cada vez mais sociais. Apesar de paga a opção fez um sucesso grandioso ao redor do mundo, porém não era oferecida oficialmente no Brasil.

Aprenda a comprar na Xbox Live (Foto: Reprodução)A atual Xbox Live (Foto: Reprodução)

Já a Xbox Live do Xbox 360 evoluiu muito com passar do tempo, tornando-se hoje uma central de mídia quase completa. Atualmente, os usuários podem assistir filmes, interagir com amigos e baixar conteúdos para jogos, além de acessar inúmeros aplicativos diferenciados que acrescentam o suporte do console.

Embora já possa ser considerada robusta, a Xbox Live vai receber melhorias consideráveis no Xbox One. Os usuários poderão salvar progressos de jogos, games e filmes na nuvem, além de efetuar chamadas de áudio e vídeo através do Skype. Para o público que vive em território norte-americano, as inovações não param por aí. Foram anunciadas parcerias mais próximas tanto da NFL, quanto do canal ESPN, com transmissão de conteúdo exclusivo através do console.

Preço

O preço de lançamento do Xbox para o Xbox 360 variou timidamente. Lançado em 2001 por U$299 o primeiro console viu seu sucessor ser lançado em duas versões: U$299 e U$399. As opções variavam entre o tamanho do armazenamento interno e os acessórios oferecidos, aumentando a diferença entre os produtos de maneira considerável. O preço do Xbox One ainda não foi confirmado oficialmente.

Jogos anunciados

O primeiro Xbox chegou às lojas com cerca de 20 jogos confirmados e alcançou o maior número de vendas justamente com a franquia Halo. Já em 2005, o Xbox 360 foi anunciado em parceria com franquias grandiosas. O console chegou ao mercado já sabendo que iria receber jogos como Resident Evil 5, Fifa 06 e Call of Duty 2 em um futuro próximo.

Jogadores da defesa também marcarão de forma mais inteligente em Fifa 14 (Foto: Divulgação) (Foto: Jogadores da defesa também marcarão de forma mais inteligente em Fifa 14 (Foto: Divulgação))Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Por falar em Call Of Duty, a franquia continua extremamente próxima da Microsoft. Call of Duty: Ghosts é um dos principais lançamentos para o Xbox One, que contará ainda com títulos como Fifa 14, NBA Live 14 e Forza Motorsport 5. A empresa já informou em sua conferência que serão lançados 15 títulos exclusivos em um período de 12 meses após o lançamento do console, sendo que entre eles oito serão novas franquias.

Conforme ficou claro nos anos subsequentes ao lançamentos de novos consoles, a Microsoft não parou de inovar. Assim como aconteceu com os outros vídeo games da empresa, novas informações serão divulgadas no seu evento na E3 2013.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Layber
    2013-05-28T20:13:23

    Verdade! Vamos esperar pra ver o PS4 neh!

  • Anderson Layber
    2013-05-28T20:15:34

    E o PS2 fat nem é tão fino assim! O Slim é! agora o Fat não!

  • João Barbosa
    2013-05-21T23:00:26

    Meu 360 fica atras da tv de led... esse ia ficar em algum lugar, não achei feio, e não me importaria se fosse... a proposta é muito boa, e feita por q eles tem informações das coisas mais usadas... ter uma plataforma assim em casa com certeza é uma boa

  • Lucas Freitas
    2013-05-21T21:09:21

    leio muitas criticas ao design do xbox one, porém sendo sincero não vejo motivos, sem dúvidas o meu arcade branco é muitos mais feio, assim como meu ps2 tijolo era muito feio, alias esse novo xbox lembra muito meu ps2 tijolo, acredito q o q importa em um video game são seus jogos e com a tendência do mercado de cada vez mais interatividade a microsoft seguiu a mesma linha, um console não foi feito para enfeitar sala e isso sempre ficou claro.

  • Jonathan
    2013-05-22T11:58:13  

    Ta meio parecido com uma grill, A Microsoft podia melhorar o designe..

    recentes

    populares

    • Jonathan
      2013-05-22T11:58:13  

      também acho, o design do Xbox 360 é bem melhor

  • André Garcia
    2013-05-21T21:36:29  

    Design e coisa de mimininha... o que importa é o que ele vai passar o carro no ps4...

    recentes

    populares

    • André Garcia
      2013-05-21T21:36:29  

      Marcos Anastacio acredito que gosto e uma questão pessoal, eu ate que achei o aparelho interessante, um preto fosco com black piano.... cabe bem sim em qualquer rack de sala... sem contar que é tipico os primeiros consoles de uma geração serem maiores, devido a tecnologia empregada em sua concepção... daqui uns 3 anos eles lançam o xbox one slim... kkk

    recentes

    populares

    • André Garcia
      2013-05-21T21:36:29  

      Não, mas um console que parece até o aparelho da SKY já e demais!

  • Reinaldo França
    2013-05-21T18:50:42  

    Como os impostos aqui no Brasil são um absurdo e isso é coisa que não deveria existir eu acho que vai chegar ao preço de 1.500,00.

    recentes

    populares

    • Reinaldo França
      2013-05-21T18:50:42  

      isso se estiver barato!!!vai ser uns 2.000 ou até mais(Dilma vaca)

  • Marcos Anastacio
    2013-05-21T17:10:09  

    Sinceramente, odiei esse novo design, o console e o kinect ficaram parecendo duas caixas. O 360 é bem mais bonito

    recentes

    populares

    • Marcos Anastacio
      2013-05-21T17:10:09  

      Anderson Layber, mas o PS2 ainda é bem mais bonito porque é fino. Como disseram antes, ficou parecendo o aparelho da SKY

    recentes

    populares

    • Marcos Anastacio
      2013-05-21T17:10:09  

      Parece um pouco com PS2 fat