Video game

24/05/2013 12h19 - Atualizado em 24/05/2013 12h19

Xbox One: Microsoft explica como jogar títulos usados e emprestados

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

O Xbox One foi anunciado oficialmente pela Microsoft esta semana, mas muitas dúvidas ainda permaneceram, principalmente em relação ao bloqueio de jogos usados. Para evitar mais boatos e especulações, Phil Harrison, vice-presidente corporativo da empresa, esclareceu o processo. Não será mais tão simples emprestar um jogo para um amigo.

O Xbox One pode acabar com a cultura de jogos usados e emprestados (Foto: Divulgação)O Xbox One pode acabar com a cultura de jogos usados e emprestados (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao site Eurogamer, Harrison afirma que o processo não é diferente da maneira como os discos do Xbox 360 funcionam hoje, no qual é possível emprestar um disco de jogo, eu mesmo dá-lo de presente ou revendê-lo. “O que estamos fazendo com as ‘permissões digitais’ que temos no Xbox One não é diferente disso”, conta o executivo. Entretanto, não é tão simples assim, e existe até a cobrança de taxas. Entenda:

“Se eu estou jogando um disco, instalado no hard drive do meu Xbox One, todos na minha casa podem ter acesso ao conteúdo do disco”, começa Harrison. “Eu posso ir à sua casa, colocar o disco no seu console, entrar na minha conta [da Xbox Live] e nós jogamos o game. Se você deseja continuar jogando [na sua própria conta], então você terá que pagar por isso.”

“Os dados do jogo já estão no seu hard drive, então é só uma questão de entrar na nossa loja virtual e comprar o jogo, e ele estará instantaneamente disponível para jogar. Para jogarmos ao mesmo tempo, nós dois temos que ter o jogo. Isto não é diferente de como os discos operam hoje.”

O que Harrison não comenta é que este método, na prática, acaba com o empréstimo e a revenda de jogos como conhecemos hoje. A instalação do disco de jogo é atrelada à conta do jogador. Para que o mesmo disco seja jogado por outro jogador, é preciso pagar uma taxa pelo licenciamento do game para este novo usuário.

Via Video Gaming 24/7

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-24T13:15:34  

    Pessoal, eu sou jogador de PS3 e por isso não entendo nada da rede XBox Live. Minha dúvida é: será possível criar uma conta para cada jogo, do XBox One, que for instalado no HD? Se sim então a pessoa cria a nova conta, instala o jogo, zera ele e quando vender a mídia passa os dados da nova conta para o comprador.

    recentes

    populares

    • Jaime Pinheiro
      2013-05-24T13:15:34  

      jaime, existem muitas pessoas que fazem isso no x360, mas existe um LIMITE de consoles onde vc pode instalar o jogo com a mesma conta. mas se vc quiser, vc pode, por exemplo, ir na casa de um amigo, baixar o seu perfil e fazer o download dos seus jogos on demand (aqueles que vc comprou por download) e instalar numa boa no console do amigo.

  • Joao Souza
    2013-05-25T09:43:00  

    ola amigo e só questão de entender, o xbox one não vai precisar do CD fique dentro do console, e só instalar no HD do mesmo e depois jogar, agora você paga caro num jogo e outro vem e que comprar de você por um preço mais baixo blz já que o preço vai ficar mais baixo por ser usado ai e só pagar a taxa para poder instalar no outro console e mais que justo, a questão e saber quanto vai custar essa taxa entenderam galera.

    recentes

    populares

    • Joao Souza
      2013-05-25T09:43:00  

      A taxa vai custar o preço de um novo seu burro

  • Gustavo Lander
    2013-05-24T15:53:46

    Essa notícia está incompleta. Ele disse que o comprador será "dono" do passe do jogo. Assim, de uma forma que ainda não foi explicada como vai funcionar, se eu quiser vender um jogo que já comprei, posso vender essa "autorização" que estava vinculada na minha conta, e vincular na conta que comprou o jogo de mim.

  • João Barbosa
    2013-05-24T15:50:13

    Curto muito o Xbox, mas isso não é vender jogo, e sim permissão... ai já não gostei

  • Pedro Fava
    2013-05-24T15:26:03  

    A parada é a seguinte, basta os amigos terem uma contas conjuntas na live, assim um ira poder emprestar jogos pro outro... resolvido o problema!!!

    recentes

    populares

    • Pedro Fava
      2013-05-24T15:26:03  

      Acho que nao da, porque nesse caso vc teria varios usuarios usando o mesma conta ao mesmo tempo!

    recentes

    populares

    • Pedro Fava
      2013-05-24T15:26:03  

      uma conta não pode estar logada em 2 ips ao msm tempo

  • Caio Faria
    2013-05-24T14:36:48  

    explicações e bla bla bla a parte, estão ligando mesmo é para o dinheiro $$$, pura visão de capitalismo e quem falar o contrário não sabe do que está falando. Acham que a nintendo "deixou" de ganhar dinheiro na época do super nintendo? Em que se podia dar trocar ou emprestar cartuchos livremente? Eu acho que não.

    recentes

    populares

    • Caio Faria
      2013-05-24T14:36:48  

      Caio, concordo com você. E depois dizem que brasileiro é que quer levar vantagem em tudo (Lei de Gerson).

  • Gilflavio Santos
    2013-05-24T14:22:08  

    e se eu estiver com o xbox one offline nao posso instalar para um amigo caso ele nao tenha internet

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-05-24T14:22:08  

      se ele não tiver internet, o console não servirá de nada!

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-24T14:14:57

    Realmente o XBox One será para países de primeiro mundo onde os jogos não custam R$ 180,00 e a internet banda larga é estável, rápida e disponível em todo o território do país.

  • Bia Cover
    2013-05-24T14:09:19

    um video-game q não é focado em games... se eu quero ver tv eu ligo a minha e pronto! no meu console eu vou querer jogar e nem isso direito vamos conseguir fazer, o jeito é esperar a E3 mesmo .-.

  • Yan Gall
    2013-05-24T13:23:31

    Xbox tah perdendo nesse quesito

  • Rennan Soares
    2013-05-24T13:05:15

    Nem lançou direito e já estão comprometendo suas vendas, mal sabem eles.

  • Jaime Pinheiro
    2013-05-24T16:41:34

    Vou falar por mim. Não tenho internet banda larga em casa, tenho apenas um modem 3G para verificar e-mails. Eu trabalho o dia inteiro. Não pretendo pagar caro (para ter banda larga) para ter um serviço porco apenas para poder jogar. Eu tenho um PS3 e se a Sony não entrar nessa onda vou comprar um PS4. Se entrar na frescura então vou ficar com o PS3 enquanto houver lançamentos e depois vou para o PC.

  • Petronio Gomes
    2013-05-24T16:34:07

    Pessoal podem ficar tranquilos o Rogin Hood do xbox esta na ativa, C4EVA, é questão de pouco tempo para esse grupo arrumar um jeitinho brasileiro de rodar backup, copias sem impostos abusivos. Digo mais, ate o segundo semestre de 2014 certamente já vai poder jogar ate na live com backup, fato. A Microsoft só consegue competir com a Sony ( PlayStation) por causa da pirataria que eu vejo como um marketing maligno, um mal necessário. Que atire a primeira pedra a empresa que nunca usou de meios ilícitos para sobreviver no mercado ou competir com uma gigante do mercado.

  • Marcelo987
    2013-05-24T16:32:11

    kkkkkkkkkkkkkk" piada esse xbox one. ..se o PS4 nao ter essas frescura, vai ter uma vida muuuuuuuuuito longa... a cada 10 consoles vendidos.. 9 serao ps4.. concerteza..

  • Eduardo Menezes
    2013-05-24T16:30:19

    Pessoal, mas isso já é feito hoje tanto pelo X360 quanto PS3 quando vc compra o game direto pela Live ou PSN, via download! Vc só pode usar o jogo vinculado a sua conta, não pode copiar para outros consoles! Qual a novidade?? O que eles estão fazendo é apenas estendendo essa restrição às mídias também!

  • Glaucio Scheibel
    2013-05-24T16:24:29

    Pessoal, acho que vocês confundem o jogo com o disco. A mídia é apenas um meio de transporte. Hoje é possível comprar a maioria do games via internet, seja pra xbox, ps3, 3ds, pc. E o que é comprado é a licença de uso, e isto já é assim hoje. Game é software e software não tem a noção de usado. Com o jogo você terá a chave de validação e esta chave é usada uma vez só em conjunto com a sua conta. O motivo da existência do disco é só devido ao tamanho do game, que levaria muito tempo para baixar. Não sou partidário de nenhuma das fabricantes, é só para diferenciar os conceitos mesmos.

  • Kleydson Oliveira
    2013-05-24T16:16:44

    Logo que sair os hackers desbloqueiam e eu vou de piratão mesmo, kkkkk

  • Mestre Yoda
    2013-05-24T16:16:23

    Galera.. prestem atenção no comentário do Henrique Eleutério. O que ele disse é interessante, se realmente não houver limite para validação de um jogo (pois ao que parece a midia vai servir apenas para instalação com o jogo rodando direto no HD), não vai ser preciso comprar o jogo mas somente a validação, a midia podemos pegar emprestado apenas para instalação no HD.. Isso abre realmente muitas possibilidades..

  • Fernando Porcaro
    2013-05-24T16:12:33

    Essa techtudo é uma vergonha, é cada reportagem pobre e inútil que não tem tamanho.

  • Cláudio Almino
    2013-05-24T16:04:41

    Pessoal, isso é um forma radical que a empresa achou para proteger as produtoras de games, tendo em vista que muitas delas estão fechando contratos de exclusividade para as próximas franquias, como a Sony ainda não se manifestou a respeito do assunto e talvez, digo TALVEZ no console não haja tal mecanismo de limitação para jogos usados acredito que esse seja a melhor opção, ou ainda, vejo com bons olhos permanecermos com os nossos velhos PS3 e Xbox.

  • Marcio Pereira
    2013-05-24T16:03:46  

    VOU COMPRAR PS4, POREM SE O PS4 TBEM FICAR NESTAS FRESCURAS Aiii F.U.D.E.U geral!!

    recentes

    populares

    • Marcio Pereira
      2013-05-24T16:03:46  

      Marcio, se a Sony entrar nesta frescura também então, infelizmente, o negócio é voltar para o PC e gastar rios de dinheiro, de 2 em 2 anos, atualizando placa de vídeo para poder jogar com liberdade.

  • Rafael Soares
    2013-05-24T16:00:12  

    Esse vídeo game aqui no brasil não vai ser pra pobre ........ o negocio mesmo vai ser o PS4

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2013-05-24T16:00:12  

      Eu tinha um Xbox 360. Vendi ano passado. ESTAVA pensando em comprar o novo, só que praticamente com essas novas tecnologias vou de PS4. Tá ótimo.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2013-05-24T16:00:12  

      Marcelo Silva ,PS4 NA VEIA

  • Fabrizio Silva
    2013-05-24T16:42:30

    pow alguém sabe ai como o mundo ta vendo isto? aqui no Brasil o xbox já se fd!!!!

  • José Palma
    2013-05-24T17:12:48

    Presidente da Sony curtiu (e muito) isso. Aliás, deve ta dando risada desde o lançamento.

  • Fabio Queiroz
    2013-05-24T17:09:37

    Adorei isso, não vou mais precisar inventar desculpas para não emprestar jogos. Cada um compra o seu e fim de papo.