Internet

25/06/2013 08h18 - Atualizado em 03/07/2013 10h40

Antoni Gaudí é homenageado em Doodle do Google

Luiza Cunha
por
Da redação

Antoni Gaudí, arquiteto catalão, é o homenageado do Doodle desta terça-feira (25). Conhecido pelas obras de estilo único, Gaudí deixou um grande legado em áreas urbanas, como os edifícios emblemáticos em Barcelona, além importantes marcas para a Art Nouveau. As figuras que estão substituindo as letras do Google são inspiradas nas obras Casa Milà, Parque Güell e Casa Batlló e marcam o dia que o artista completaria 161 anos.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Doodle de hoje homenageia Gaudí  (Foto: Reprodução/Google)Doodle de hoje faz homenagem a Antoni Gaudí (Foto: Reprodução/Google)

Antoni Gaudí nasceu no dia 25 de junho de 1852, na costa Catalunha. Gaudí se tornou estudante de arquitetura e se inseriu na análise urbana liderado por Ildefons Cerdà. Sua trajetória artística teve início com composições que traziam blocos geométricos justapostos, com destaque para curvas e uso de arcos parabólicos, o que fugia do tradicional da época. 

Antoni Gaudí foi um artista visionário (Foto: Reprodução/Wikipedia)Antoni Gaudí foi um artista visionário
(Foto: Reprodução/Wikipedia)

A rejeição à dureza das linhas retas vinha do sentido religioso que Gaudí atribuía às formas arredondadas. A preferências pelas parábolas era relacionada com a natureza, dando a ela o sentindo da presença de Deus.

Tijolos modelados, metais e cerâmicas coloridas constituiam o trabalho de Gaudí e apontavam para o que formaria as principais características do estilo do artista. O arquiteto preferia criar maquetes, no lugar de desenhos, e moldava detalhes à medida que a obra era feita.

Gaudí também foi fortemente influenciado pelo neogótico, com fortes marcas vindas da arquitetura de Engene Viollet-le-Duc, e por técnicas orientais. O artista catalão chegou a integrar o modernismo espanhol, mas suas técnicas foram além das propostas pelo movimento.

Sua originalidade levou a um estilo próprio, inspirado na natureza e em práticas orgânicas. Gaudí disse muitas vezes que  era um estudante de "o grande livro da natureza" e acreditava que "todos os estilos são organismos relacionados com a natureza". Assim como muitos outros artistas do final do século XIX e início do século XX, Antoni Guadí foi incompreendido pela classe da época.

Casa de Milàn, uma importante obra de Antoni Gaudí (Foto: Reprodução/Gwarlingo)Casa de Milàn, uma importante obra de Antoni Gaudí (Foto: Reprodução/Gwarlingo)
Telhado da Casa Batlló feito por Gaudí, em Barcelona (Foto: Reprodução/Gwarlingo)Telhado da Casa Batlló feito por Antoni Gaudí, em Barcelona (Foto: Reprodução/Gwarlingo)

O arquiteto se tornou uma das maiores referências do movimento artístico Art Nouveau, que também é classificado como um período histórico por alguns críticos. As manifestações da Art Nouveu estavam fortemente ligada à 2ª Revolução Industrial, que explodia na Europa de Gaudí. O estilo traz para as artes a introdução de novos materiais e avanços tecnológicos.

Conheça também o Doodle que homenageou o 130º aniversário de Franz Kafka, estritor de clássicos da literatura mundial!

Projeto arquitetônico do Templo da Sagrada Família (Foto: Reprodução/Gwarlingo)O arquitetônico Templo Expiatório da Sagrada Família,
de Antoni Gaudí (Foto: Reprodução/Gwarlingo)

Nesse sentido, Antoni Gaudí projetou edifícios com formas e estruturas muito complexas, que estavam a frente de seu tempo. O artista ficou conhecido como o "arquiteto de Deus" e deixou diversos admiradores no Vaticano. O Templo Expiatório da Sagrada Família é considerado a obra-prima do artista.

As obras do conjunto arquitetônico foram iniciadas em 1822. O projeto foi planejado dentro dos padrões do estilo neogótico, mas Antoni Gaudí reformulou os traços quando assumiu a construção do templo. Gaudí trabalhou por 40 anos na obra, mas morreu em 1926, antes de conclui-la.

Seu trabalho se tornou ainda mais reconhecido ao longo dos anos. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Até hoje, o Templo Expiatório da Sagrada Família é um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha. As obras de Antoni Gaudí continuam atraindo milhares de visitantes, que vão até Barcelona para conhecer de perto seu legado arquitetônico presente também em outros estruturas, como no Parque Guell, um complexo íngreme jardim com elementos arquitetônicos, e na Casa Batlló, uma mansão na cidade do Passeig de Gracia.

Tem dúvidas sobre o Google? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Santos
    2013-06-25T16:52:43

    o estilo que ele exercia em suas obras é um pouco similar a do oscar nemayer no Brasil,na qual atribuiam as formas arredondadas,parabens a ele uns dos maiores arquitetos na minha opinião.

  • Camila Lopes
    2013-06-25T16:22:40

    corrigindo: trajetória