Sistemas Operacionais

26/06/2013 11h20 - Atualizado em 16/10/2013 16h14

Botão ‘Iniciar’ permite desligar sistema direto do desktop no Windows 8.1

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

O Windows 8.1 deve deixar a vida de seus usuários um pouco mais fácil a possibilidade de de desligar o PC direto do desktop. A confirmação de que o recurso estaria de volta junto com o "saudoso" botão "Iniciar" foi dada pelo desenvolvedor Robert McLaws, que publicou screenshots do Windows Server 2012 R2 em seu perfil no Twitter.

A falta desse artifício foi uma das principais fontes de criticas à versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, deixando brecha para que terceiros criassem adaptações – como o Start Menu Toggle ou o Classic Shell.

Opção "Desligar" na volta do botão &squot;Iniciar&squot; do Windows (Imagem: Reprodução / CNet)Opção "Desligar" na volta do botão 'Iniciar' do Windows (Imagem: Reprodução / CNet)

A prévia da atualização deve sair nesta quarta-feira (25), quando acontece a conferência de desenvolvedores ‘Build 2013’. Contudo, a versão de testes do Windows Server 2012 R2, que tem vários recursos em comum, já está disponível e permite ter uma boa ideia de como o novo botão funcionará.

Além de voltar para a posição original, no canto inferior esquerdo, bastará um clique direito no botão "Iniciar" para abrir as opções já conhecidas. Entre elas, a função “Desligar” (em inglês, Shut down), que permitirá desligar ou reiniciar o sistema. O Windows 8 conta com alguns caminhos diferentes para isto, mas nenhum tem acesso tão facilitado para o usuário.

Outras mudanças também podem ser notadas no Windows 8.1, como a possibilidade de escolher o tamanho de algumas das "tiles" (quadrados). Haverá também um recurso que direciona o usuário direto da versão desktop para a tela de apps. Resta saber se, com as novidades trazidas pela atualização, os usuários ficarão mais satisfeitos com a plataforma da Microsoft.

Via Cnet

Tem dúvidas sobre o Windows 8? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Monteiro
    2013-06-27T12:22:09

    eu instalei e percebi pouco as alterações, boa parte delas voltadas para o visual metro, como sou desktop user num muda muito, o botão iniciar leva pra tela do metro q num eh la uma grande ajuda, clicar como botão direito abre um menu com varias opções interessantes (antes era só com tecla windows+X). Não achei ainda foi a opção pra iniciar no modo desktop, se alguém souber deixa a dica aki ;)

  • Ailson Junior
    2013-06-26T17:10:47

    A "ms" mais perdida que cego em tiroteio, tá desvirtuando a proposta inicial desse windows 8 e como sempre tentando correr atras do prejuízo, por favor alguém acabe com essa estultice e bata o ultimo prego no caixão dessa empresa. Eu tento não falar nada mais sobre essa tal "ms" sem futuro, mas, ela não deixa é uma bomba em cima da outra, é feito o Romário com o Pelé.

  • Fabio Araujo
    2013-06-26T13:22:23

    Daniel Pinto: Por favor pratique mais seu ingles, sua traducao e interpretacao de texto esta horrivel, confundir "Start Screen" com "Desktop" foi um erro de quem nao conhece o Windows 8. Utilize mais o Windows 8 tambem antes de fazer qualquer materia. Para desligar, Reiniciar e ter acesso a outras opcoes no Windows 8, o Menu invisivel que aparece ao lado direito da tela quando voce move o "mouse" perto do relogio pode ser acessado tanto da Tela Inicial (Start Screen) onde tem os "tiles" (que significam azulejos e nao quadrados), quanto do "Desktop" que eh o modo de Windows Classico.

  • Moon Spirit
    2013-06-27T02:39:21

    UAU que revolução, não, pera

  • Jayme Filho
    2013-06-26T22:29:33

    Já uso o windows 8 há algum tempo e acho ele excelente. Pouquíssimas coisas do que me queixar. Uma delas era a falta do menu iniciar queagora voltou. Muito bom Microsoft. Continue assim!1111111111111